Latin America and Caribbean

OCLC lança novo relatório para membros: Perceptions of Libraries, 2010: Context and Community (Percepções sobre as bibliotecas, 2010: contexto e comunidade)

DUBLIN, Ohio, EUA, 20 de janeiro de 2011—Com o impacto da crise econômica na vida, carreira e salário dos americanos, eles passaram a usar muito mais as bibliotecas. Eles passaram a dar mais valor às bibliotecas e sua importância nas comunidades e relataram um apreço ainda maior pelo valor que os bibliotecários trazem para a experiência de busca de informações, de acordo com um novo relatório para membros feito pela OCLC, uma organização de pesquisa e serviços bibliotecários sem fins lucrativos.

O relatório

Perceptions of Libraries, 2010: Context and Community dá continuidade ao Perceptions of Libraries and Information Resources (Percepções sobre as bibliotecas e os recursos de informações) de 2005. O novo relatório fornece informações atualizadas e novas perspectivas em relação aos consumidores de informações e seus hábitos, preferências e percepções sobre as informações on-line. Foi dada especial atenção ao modo como o declínio econômico atual afetou os comportamentos na busca de informações e ao modo como essas mudanças estão refletidas no uso e na percepção em relação às bibliotecas.

O relatório para membros da OCLC explora:

  • Mudanças tecnológicas e econômicas desde 2005
  • Mudanças no estilo de vida adotadas pelos americanos durante a recessão, incluindo maior uso de bibliotecas e de outros recursos on-line
  • Como uma mudança negativa na situação profissional causa impacto no uso e nas percepções sobre as bibliotecas
  • Como os americanos utilizam recursos e bibliotecas on-line em 2010
  • Percepções sobre bibliotecas e recursos de informações com base no estágio de vida, de adolescentes a universitários, até americanos mais velhos.

O relatório para membros é baseado em dados dos EUA de uma pesquisa on-line conduzida pela Harris Interactive em nome da OCLC. A OCLC analisou e resumiu os resultados para produzir o Perceptions of Libraries, 2010: Context and Community, que está disponível para download gratuitamente no site da OCLC. Cópias impressas do relatório estão disponíveis por uma taxa simbólica para cobrir o custo de impressão e envio.

Cathy De Rosa, vice-presidente de marketing global da OCLC, principal colaboradora do relatório para membros, disse que as mudanças no cenário de informações e o impacto do declínio econômico tornaram importante a atualização dos resultados da pesquisa de 2005.

"Cinco anos são, pelo menos, uma geração de informações na era de informações digitais", explicou De Rosa. "Para termos uma ideia da velocidade das mudanças, consideremos que em 2005 não havia Twitter (lançado em julho de 2006), o Facebook não tinha sido aberto ao público geral (setembro de 2006) e o primeiro iPhone ainda levaria dois anos para ser lançado (janeiro de 2007)."

"Além disso, nos cinco anos desde que publicamos o Perceptions de 2005, os Estados Unidos e grande parte do restante do mundo viveram um enorme declínio econômico", continuou De Rosa. "Sabemos instintivamente que a recessão global deve estar afetando o modo como as pessoas utilizam e entendem os recursos de informações e os serviços de bibliotecas, mas queríamos descobrir mais sobre como os fatores econômicos estão impactando o uso e a percepção sobre as bibliotecas. Ter uma "imagem" de 2005 nos deu uma ótima oportunidade de comparar o uso e as atitudes antes e durante a recessão e de identificar novas oportunidades para as bibliotecas."

A

OCLC incentiva o feedback e a discussão sobre o novo estudo para membros.

Para ver outros relatórios para membros da OCLC, acesse o site.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a localização de recursos de biblioteca. Pesquise o WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, acesse o site da OCLC.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136