Latin America and Caribbean

O WorldCat faz 40 anos

DUBLIN, Ohio, EUA, 26 de agosto de 2011—Hoje é o 40º aniversário do lançamento do WorldCat, o banco de dados de recursos de bibliotecas mundiais mais abrangente do mundo.

No dia 26 de agosto de 1971, o Online Union Catalog (Catálogo on-line do grupo de bibliotecas) e o sistema de catalogação compartilhada da OCLC (agora conhecido como WorldCat) iniciou suas operações. Naquele primeiro dia, a partir de um terminal único, os catalogadores da Universidade de Ohio em Athens, Ohio, catalogaram 133 livros on-line. Atualmente, o WorldCat dispõe de mais de 240 milhões de registros que representam mais de 1,7 bilhões de itens nas bibliteocas membros da OCLC ao redor do mundo.

"Parabenizamos os milhares de bibliotecários e catalogadores ao redor do mundo que ajudaram a construir o WorldCat nos últimos 40 anos, tecla por tecla, registro por registro", disse Jay Jordan, presidente e CEO da OCLC. "Nós, que trabalhamos na OCLC, temos orgulho de fazer parte desta história memorável, e quero agradecer nossas instituições membros e nossos funcionários pelos anos de dedicados esforços que ajudaram a construir este recurso único. A visão de Fred Kilgour (melhorar o acesso à informação por meio da cooperação entre bibliotecas) é tão essencial hoje quanto era em 1971. Este aniversário é um marco importante em uma jornada compartilhada que, acredito eu, continuará por muitas décadas".

O WorldCat é um banco de dados de informações bibliográficas criado continuamente pelas bibliotecas da OCLC ao redor do mundo. Cada registro no banco de dados WorldCat contém uma descrição bibliográfica de um item ou trabalho único e uma lista de instituições que contêm o item. As instituições compartilham esses registros, usando-os para criar catálogos locais, organizar empréstimos entre bibliotecas e conduzir trabalho de referência. As bibliotecas contribuem com registros para os itens não encontrados no WorldCat, utilizando sistemas de catalogação compartilhados da OCLC.

"Em retrospectiva, devo dizer que, naqueles primeiros dias, acho que não entendíamos realmente a grandiosidade do sistema no qual estávamos embarcando, muito menos considerávamos quais seriam as futuras possibilidades", disse Lynne Lysiak, que tinha acabado de iniciar sua carreira nas Bibliotecas da Universidade de Ohio quando o WorldCat foi disponibilizado on-line pela primeira vez e agora está aposentada. *Conforme a OCLC agora avança com o desenvolvimento do WorldCat Local e da computação em nuvem, embarca em uma nova era e conjunto de serviços para as bibliotecas e seus usuários. É um momento empolgante."

"Os serviços de catalogação e compartilhamento de recursos da OCLC e nossos sistemas de gerenciamento de bibliotecas continuam a ajudar as bibliotecas a melhorarem sua produtividade, a ecnomizarem dinheiro e a melhorarem o acesso a suas coleções", disse Jordan. "Em um cenário de contínua mudança tecnológica, o WorldCat e a cooperativa OCLC continuam a crescer".

Desde 1971, 240 milhões de registros foram adicionados ao WorldCat, abarcando mais de 5.000 anos de conhecimentos registrados, desde aproximadamente 3400 a.C. até o presente. Essa coleção exclusiva de informações abrange registros em diversos formatos: livros, livros eletrônicos, DVDs, recursos digitais, publicações em série, gravações de som, partituras, mapas, materiais audiovisuais, materiais mistos e arquivos de computador. Como o conhecimento que ele descreve, o WorldCat cresce permanentemente. A cada segundo, as bibliotecas membros adicionam sete registros ao WorldCat.

Após serem adicionados ao WorldCat, os registros podem ser descobertos na Web por meio de sites de pesquisa populares e sites parceiros, e também por meio do WorldCat.org.

Os registros inseridos no WorldCat desde 1971 têm sido continuamente transferidos, reformatados e atualizados para que estejam em conformidade com os padrões de catalogação recém-emitidos. Eles foram tratados e aprimorados centenas de vezes por bibliotecários ao redor do mundo e pela equipe e sistemas automatizados da OCLC.

O primeiro terminal de tubo de raio catódico da OCLC foi a LTE modelo Irascope, fabricada pela Spiras Systems. A OCLC implementou 68 LTES, sendo que uma delas está agora em exposição permanente no Museu Nacional da História Americana, do Instituto Smithsoniano em Washington, e outra em um novo Museu dedicado à OCLC em Dublin, Ohio. A LTE era conectada à OCLC por meio de uma linha telefônica dedicada e alugada da AT&T. O tráfego de mensagens ocorria em uma taxa de 2.400 baud (2.400 símbolos por segundo).

Agora, as pessoas podem usar seus celulares para acessar o WorldCat pelo WorldCat Local, com downloads sem fio 4G 2.500 vezes mais rápidos do que a rede original da OCLC. As redes com fio agora são 416.000 vezes mais rápidas.

Saiba mais sobre o WorldCat no site da OCLC e veja o WorldCat crescer à medida que as bibliotecas ao redor do mundo contribuem com o banco de dados.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136