Latin America and Caribbean

OCLC nomeia cinco bibliotecários para participar do Early Career Development Fellowship Program (Programa de bolsa para desenvolvimento de início de carreira) da IFLA/OCLC de Jay Jordan de 2012

DUBLIN, Ohio, EUA, 15 de agosto de 2011—A OCLC, em conjunto com a IFLA (Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas) e a Associação Americana de Bibliotecas de Teologia nomearam hoje os cinco bibliotecários escolhidos para participar do Early Career Development Fellowship Program (Programa de bolsa para desenvolvimento de início de carreira) da IFLA/OCLC de Jay Jordan para 2012.

Os participantes do IFLA/OCLC Jordan de 2012 foram anunciados por Jay Jordan, presidente e CEO da OCLC, em uma coletiva de imprensa durante o World Library and Information Congress (Congresso Mundial de Informações e Bibliotecas da IFLA): 77ª IFLA General Conference and Assembly (Conferência e Assembleia Geral) em San Juan, Porto Rico. Os participantes do IFLA/OCLC Jordan de 2012 são:

  • Efua Ayiah, bibliotecária assistente da Universidade de Educação, Winneba, Gana
  • Gladys Mungai, bibliotecária assistente do KIPPRA (Instituto queniano para a pesquisa e análise sobre política pública), Nairobi, Quênia
  • Dr. Shafiur Rahman, diretor de informações da ICDDR (centro internacional de pesquisas de doenças diarreicas),B, Dhaka, Bangladesh
  • Tanzela Shaukat, bibliotecária, National Disaster Management Authority (Agência Nacional de Gestão de Desastres), Islamabad, Paquistão
  • Ngozi Ukachi, bibliotecária II/catalogadora da Universidade de Lagos, Lagos, Nigéria

O Early Career Development Fellowship Program da IFLA/OCLC de Jay Jordan oferece suporte a profissionais da ciência da informação e bibliotecas de países com economia em desenvolvimento. Ele oferece educação contínua avançada e exposição e uma ampla gama de questões nas áreas de tecnologias da informação, operações bibliotecárias e biblioteconomia cooperativa global. Com a seleção dos cinco bolsistas para a classe de 2012, o programa terá recebido 60 bibliotecários e profissionais das ciências da informação de 33 países.

"O Programa de bolsa é um ótimo benefício tanto para os participantes quanto para os anfitriões", disse Jordan. "Os participantes adquirem discernimento com as visitas às bibliotecas e as interações com os líderes de bibliotecas e com a equipe da OCLC. A OCLC aprende sobre a biblioteconomia nos países de origem dos participantes e sobre os desafios que eles enfrentam. Essas trocas promovem uma melhor compreensão global dentro da comunidade bibliotecária".

Durante o programa de quatro semanas, que ocorrerá de 13 de abril até 10 de maio de 2012, os participantes comparecerão a discussões com líderes de bibliotecas e ciência da informação, farão visitas a bibliotecas e participarão de atividades de desenvolvimento profissional. O programa será sediado na matriz da OCLC em Dublin, Ohio, EUA. Os temas e questões abordados incluem a tecnologia da informação e seu impacto nas bibliotecas, as operações e gerenciamento de bibliotecas e a biblioteconomia cooperativa global.

O programa também permite que os contemplados compartilhem seus costumes e culturas com outros participantes, com os colegas que encontrarem durante o programa e com seus anfitriões. Com as visitas a bibliotecas, os participantes têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre os problemas enfrentados pelas bibliotecas atualmente. Eles assistem a algumas partes da reunião do Conselho Global da OCLC, adquirindo uma percepção maior das questões que afetam a cooperação global de bibliotecas e o governo de uma cooperativa de bibliotecas global. Eles visitam algumas bibliotecas e instituições de patrimônio cultural selecionados para conhecerem os principais profissionais de informação e discutirem soluções reais para as bibliotecas.

Os bolsistas fazem apresentações formais e informais sobre seus países de origem e suas bibliotecas e sobre os desafios enfrentados por elas. Durante o período de conclusão do programa, os bolsistas traduzem suas experiências no programa em planos de desenvolvimento específicos para nortear seu crescimento contínuo e suas contribuições pessoais com as instituições nativas de seus países de origem.

"Este programa tem sido revelador. Ele iniciou um novo capítulo em minha jornada profissional", disse Khumo Dibeela, participante do programa 2011 de Botsuana.

O comitê de seleção do programa de bolsas de 2012 foi composto por: Barbara Kemmis, Associação Americana de Bibliotecas de Teologia; Hella Klauser, Associação Alemã de Bibliotecas; Sjoerd Koopman, IFLA; Nancy Lensenmayer, OCLC; George Needham, OCLC; Gwenda Thomas, Rhodes University, África do Sul e Ingeborg Verheul, IFLA.

Em 1999, a OCLC e a IFLA criaram o programa de desenvolvimento de início de carreira para trazer bibliotecários promissores de nações em desenvolvimento à OCLC para treinamento e interação com os funcionários da OCLC e bibliotecários dos Estados Unidos.

Patrocínios de organizações interessadas são válidos. Para obter mais informações sobre como patrocinar o Programa de bolsa, entre em contato com George Needham, vice-presidente da OCLC nos Conselhos Globais e Regionais, pelo e-mail needhamg@oclc.org.

Informações sobre inscrições para o Programa de bolsa de 2013 estão disponíveis no site da OCLC..

Sobre a IFLA
A IFLA (Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas) é o principal órgão internacional que representa os interesses das bibliotecas, dos serviços de informações e de seus usuários. É a voz global da biblioteconomia e dos profissionais de informação. Fundada em Edimburgo, Escócia, em 1927 em uma conferência internacional, a IFLA agora tem 1.600 membros em aproximadamente 150 países do mundo todo. A IFLA foi registrada na Holanda em 1971. A Biblioteca Real, a biblioteca nacional da Holanda, em Haia, fornece generosamente as instalações para a sede da IFLA. Mais informações estão disponíveis em www.ifla.org/.

Sobre a ATLA
Fundada em 1946, a ATLA (American Theological Library Association, Associação Americana de Bibliotecas de Teologia) é uma associação profissional com mais de 1.000 membros individuais, institucionais e afiliados, fornecendo programas, produtos e serviços de suporte a bibliotecários e bibliotecas de estudos religiosos e teológicos. A membresia ecumênica da ATLA e a membresia internacional abrangem as mais diversas tradições e denominações religiosas. Para obter mais informações, acesse www.atla.com.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967 e com sede em Dublin, Ohio, EUA, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos de serviço de bibliotecas e pesquisas que fornece serviços on-line, de catalogação, consulta, compartilhamento de recursos, conteúdo eletrônico, preservação e gerenciamento de bibliotecas para 72,000 bibliotecas em 171 países e territórios. A OCLC e suas bibliotecas membros no mundo todo criaram e mantêm o WorldCat, o recurso on-line mais completo do mundo para encontrar materiais de bibliotecas. Navegue pelo WorldCat.org na Web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »