Latin America and Caribbean

Conselho de Administração da OCLC envolve os membros no processo de seleção do próximo presidente e CEO

DUBLIN, Ohio, EUA, 1º de agosto de 2011—O Conselho de Administração da OCLC envolverá os membros da OCLC no processo de seleção de um sucessor para Jay Jordan, que planeja se aposentar do cargo de presidente e CEO da OCLC no final de junho de 2012.

Larry Alford, presidente do Conselho de Administração da OCLC e bibliotecário-chefe das Bibliotecas da Universidade de Toronto, anunciou hoje a formação de um Comitê Executivo de Pesquisa a partir do Conselho da OCLC, que irá comandar o processo de seleção do novo líder da cooperativa. Os membros do comitê são:

  • Presidente, Sandy Yee, diretora das Bibliotecas da Universidade Estadual de Wayne e do Programa de Biblioteca e Ciência da Informação
  • Ed Barry, presidente emérito, Oxford University Press
  • Maggie Farrell, diretora de Bibliotecas, Universidade de Wyoming
  • Bernadette Gray-Little, reitora da Universidade do Kansas
  • Kathleen Imhoff, consultora de bibliotecas
  • David Lauer, ex-presidente e diretor de operações, Bank One, América do Norte
  • James Neal, vice-presidente de serviços de informação e bibliotecário da Universidade de Columbia
  • Elisabeth Niggemann, diretora geral da Deutsche Nationalbibliothek (Biblioteca Nacional da Alemanha)

O Conselho da OCLC contratou a Heidrick & Struggles, uma empresa de pesquisa executiva que opera nos principais centros de negócios da América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico, para auxiliar no processo de pesquisa. O Comitê Executivo de Pesquisa desenvolverá e supervisionará um plano para garantir que as perspectivas do Conselho, dos membros e da equipe da OCLC sejam incluídos no processo de pesquisa. O comitê desenvolverá um cronograma e um plano de pesquisa junto com a empresa de pesquisa para garantir ampla exposição nacional e internacional para o cargo, bem como a consideração de candidatos internos.

Em breve, o comitê formará um Grupo Comunitário Consultivo que envolverá os membros e a equipe da OCLC e a comunidade de bibliotecas em geral no processo de seleção do próximo presidente.

O Grupo Comunitário Consultivo fornecerá dados sobre o perfil do cargo, que podem incluir atributos, habilidades e outras considerações fundamentais sobre um candidato. O grupo poderá oferecer indicações específicas para fins de consideração e trabalhará em colaboração com o Comitê Executivo de Pesquisa para representar os interesses de várias partes interessadas, incluindo os membros e a equipe da OCLC.

“O Conselho está comprometido em um processo de pesquisa que envolve os membros da OCLC,” disse Alford durante uma reunião com a equipe da OCLC no dia 28 de junho, em Dublin, Ohio. “O Conselho acredita que, considerando a cultura da OCLC como uma organização de propriedade de seus membros e por eles administrada e nosso compromisso com o envolvimento dos membros, devemos conduzir esse processo de maneira aberta, consistente com nosso desejo de recrutar o líder mais forte possível para a cooperativa OCLC.”

Uma breve explicação do processo apresentado por Alford para a equipe da OCLC está disponível na Web.

O processo de pesquisa deve levar até um ano. “Jay quis nos avisar com antecedência suficiente para viabilizar tempo para uma pesquisa completa e uma transição tranquila para seu sucessor,” disse Alford.

Jordan anunciou seus planos de aposentadoria durante o Almoço do Presidente da OCLC na Conferência Anual da ALA, no dia 27 de junho. Ele é o quarto presidente da OCLC, a organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, fundada em 1967. Em junho de 2012, Jordan terá atuado 14 anos como presidente e CEO, a permanência mais longa de um presidente da OCLC.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136