Latin America and Caribbean

OCLC lança novo relatório de pesquisa para membros: Seeking Synchronicity: Revelations and Recommendations for Virtual Reference (Busca da sincronicidade: revelações e recomendações para a referência virtual)

DUBLIN, Ohio, EUA, 18 de julho de 2011—Um importante relatório para membros da OCLC Research sugere que, ao transformar os encontros de serviços de referência virtual em oportunidades de construção de relacionamentos, os bibliotecários podem alavancar melhor os sentimentos positivos que as pessoas têm em relação às bibliotecas. Isto é extremamente importante em um espaço on-line muito cheio, onde os agentes mais importantes frequentemente não têm a experiência única e os pontos fortes específicos oferecidos por bibliotecários.

O relatório—Seeking Synchronicity: Revelations and Recommendations for Virtual Reference—demonstra que os alunos, acadêmicos e cidadãos da atualidade não procuram as bibliotecas somente para obter respostas a perguntas específicas—eles desejam parceiros e guias em uma jornada de busca de informações para toda a vida.

Seeking Synchronicity: Revelations and Recommendations for Virtual Reference, da OCLC Research, em parceria com a Rutgers, a Universidade Estadual de New Jersey e com financiamento adicional do Instituto para Serviços de Museu e Biblioteca (IMLS), analisa mais de cinco anos de pesquisa sobre referência virtual em um resumo legível, apresentando algumas declarações memoráveis, que ilustram de forma vívida sugestões bem específicas e realizáveis. Compilado de um projeto de pesquisa em diversas fases que incluiu entrevistas com grupos de foco, pesquisas on-line, análise de transcrição e entrevistas por telefone com bibliotecários de referência virtual, usuários e não usuários, estas conclusões destinam-se a auxiliar os praticantes no desenvolvimento e manutenção de serviços e sistemas de referência virtual. O relatório afirma que o “R” de “VR” precisa enfatizar os “Relacionamentos” virtuais, além das “Referências.” Entre os tópicos abordados estão:

  • Como a conveniência é o “gancho” que atrai os usuários para os serviços de referência virtual
  • A morte exagerada da referência rápida
  • A importância do esclarecimento de consultas na referência virtual
  • Maneiras de impulsionar a precisão e construir relacionamentos interpessoais melhores em referência virtual
  • O que pode ser aprendido com as transcrições de referência virtual
  • Diferenças entre as gerações, quanto ao modo pelo qual as pessoas percebem as interações de referência e determinam o sucesso
  • A necessidade de mais e melhor marketing de um conjunto de serviços – uma abordagem “multi-perguntas”

Os dois autores principais do relatório, Lynn Silipigni Connaway, Ph.D., cientista sênior da divisão de pesquisas da OCLC, e Marie L. Radford, Ph.D., professora assistente da Faculdade de Comunicação e Informação da Rutgers, Universidade Estadual de New Jersey, afirmam que a meta de seu trabalho conjunto, que começou em 2005, foi fornecer recomendações baseadas em pesquisa que melhorem os serviços de referência virtual oferecidos por profissionais da informação.

"A finalidade desta nova publicação", diz Connaway, "é expor muitos anos e centenas de páginas de trabalho com algumas sugestões práticas bem específicas para a manutenção e o desenvolvimento de serviços e sistemas de referência virtual. Este relatório breve foi criado para fornecer uma leitura rápida e informativa através da sintetização dos resultados de nosso projeto de pesquisa de vários anos que envolveram duas equipes de pesquisadores, na OCLC e na Rutgers University."

"Ele está organizado em capítulos por tópico, que são ilustrados com gráficos e citações que dão vida às nossas conclusões", acrescenta Radford. "Também fornecemos uma introdução que serve como resumo executivo, para que os leitores possam compreender facilmente e aplicar as conclusões e recomendações de nossa pesquisa para melhorar imediatamente as experiências de referência virtual para todos os usuários."

Exibir e fazer o download do relatório na página do relatório Seeking Synchronicity. Há mais informações sobre o projeto disponíveis na página de atividade da OCLC Research e em outros relatórios para membros da OCLC que podem ser encontrados em Relatórios para membros.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »