Latin America and Caribbean

Jay Jordan se aposenta do cargo de presidente e CEO da OCLC

DUBLIN, Ohio, EUA, 27 de junho de 2011—Jay Jordan irá se aposentar como presidente e CEO da OCLC Online Computer Library Center em 30 de junho de 2012. O anúncio foi feito hoje por Larry Alford, presidente do Conselho da OCLC, no Almoço do Presidente da OCLC durante a conferência anual da Associação Americana de Bibliotecas em Nova Orleans, Louisiana.

"Jay Jordan comunicou seu desejo de se aposentar do cargo de presidente e CEO em junho de 2012 ao Conselho de Administração da OCLC", informou Sr. Alford. "Jay quis nos avisar com tempo de antecedência suficiente para realizar uma busca completa e uma transição suave para seu sucessor. O Conselho está formando um comitê de busca e se preparando para iniciar uma busca internacional para contratar o quinto presidente e CEO da OCLC".

"Os 13 anos da presidência de Jay Jordan foram um período de crescimento e inovação notável da OCLC", disse Sr. Alford. "Sob sua liderança transformadora, a OCLC caminhou em direções novas e empolgantes para realizar sua finalidade pública de ampliar o acesso às informações do mundo e reduzir a taxa de crescimento dos custos de biblioteca".

"A data de hoje não marca um adeus", disse Sr. Alford. "Reconheceremos e celebraremos as contribuições de Jay para a cooperativa no próximo ano. Nesse meio tempo, tudo continuará como sempre e com Jay Jordan, isto significa velocidade máxima à frente".

Em seus comentários durante o Almoço do Presidente da OCLC, o Sr. Jordan declarou: "É uma honra servir à cooperativa OCLC. A OCLC é uma organização excepcional com membresia ativa e comprometida e uma equipe dedicada. O fundador da OCLC, Fred Kilgour, gostava de dizer que a OCLC era como o primeiro voo dos irmãos Wright: 12 segundos no ar. Isto foi há 40 anos. Atualmente, nossos novos Serviços de gerenciamento na Web estão começando a decolar, e eu estou ansioso para entregar a meu sucessor uma organização forte com um conjunto de oportunidades empolgante".

Segundo o Sr. Alford, a composição do comitê de busca será anunciada em breve.

A OCLC já teve quatro presidentes desde sua fundação, em 1967:

Frederick G. Kilgour (1967-1980)
Rowland C. W. Brown (1980-1989)
K. Wayne Smith (1989-1998)
Jay Jordan (1998-)

O Sr. Jordan, 68 anos, tornou-se o quarto presidente e CEO da OCLC em 08 de maio de 1998. Desde então, o número de bibliotecas que participam da cooperativa OCLC cresceu de 30.000 para mais de 72.000. O número de instituições participantes fora dos EUA aumentou de 3.200 em 64 países para 16.215 em 170 países. Ao mesmo tempo, o governo da cooperativa OCLC tornou-se global, e os conselhos regionais das Américas, Ásia-Pacífico e Europa, Oriente Médio e África enviam delegados ao novo Conselho Global.

Desde 1998, o banco de dados bibliográficos WorldCat cresceu de 38 milhões de registros para mais de 240 milhões, e o número de listagens de localização anexadas a esses registros aumentou de 668 milhões para mais de 1,7 bilhões. Em 2006, o WorldCat tornou-se disponível para pessoas em todos os lugares através da Internet.

Sob a liderança do Sr. Jordan, a OCLC construiu uma nova plataforma tecnológica, apresentou os novos Serviços na Web e criou um programa institucional de bibliotecas. Veja alguns destaques das realizações da OCLC desde 1998:

  • O serviço de catalogação OCLC Connexion foi lançado na nova plataforma tecnológica (2002)
  • Lançamento do serviço de referência virtual QuestionPoint (criado com a Library of Congress) (2002)
  • A OCLC começou a distribuir o software de gerenciamento de coleção digital CONTENTdm (2002)
  • A comunidade on-line para bibliotecas públicas WebJunction lançou a Fundação Bill and Melinda Gates (2003)
  • A OCLC lançou um programa institucional, publicou o OCLC Environmental Scan: Pattern Recognition (Varredura ambiental: reconhecimento de padrões) (2003)
  • A Bibliothèque Nationale de France, a Die Deutsche Bibliothek, a Library of Congress e a OCLC iniciaram o desenvolvimento do Catálogo de autoridade internacional virtual que se tornará, em 2011, um serviço da OCLC (2003)
  • A OCLC Research disponibilizou gratuitamente um algoritmo de conversão de bancos de dados bibliográficos para o modelo Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (2003)
  • Lançamento da OCLC Online Service Center (2005)
  • As Bibliotecas de Worthington (Ohio) contribuíram com o registro de número 1 bilhão para o WorldCat (2005)
  • O banco de dados WorldCat tornou-se disponível a pessoas em todo o mundo através da Internet, via WorldCat.org (2006)
  • Lançamento de Análise de coleção do WorldCat, serviço de terminologia, WorldCat Registry (2006)
  • Lançamento do WorldCat Local, que fornece uma única interface para a coleção de uma biblioteca (2008)
  • Criação da OCLC Developer Network (2008)
  • O WorldCat tornou-se disponível para dispositivos móveis (2009)
  • Lançamento do WorldCat Digital Collection Gateway (2009)
  • Início da operação dos Serviços de gerenciamento na Web da OCLC (2010)

Desde 1998, a OCLC expandiu suas ofertas através de fusões e aquisições e concentrou as operações através de desapropriações:

  • A WLN fundiu-se à OCLC; o catálogo conjunto da WLN fundiu-se ao WorldCat; cerca de 550 bibliotecas na região Noroeste do Pacífico e do Canadá tornaram-se membros da OCLC (1999)
  • Em 1999, a OCLC adquiriu o Public Affairs Information Service e o vendeu em 2004.
  • A RLG fundiu-se à OCLC; criação da Research Library Partnership (2006)
  • A OCLC adquiriu a Openly Informatics (2006)
  • Criação da OCLC Europa, Oriente Médio e África através da fusão entre a PICA B.V. (Holanda) e o antigo escritório da OCLC sediado em Birmingham, Reino Unido. A nova organização fornece sistemas de gerenciamento de bibliotecas além de serviços da OCLC.(2002)
  • A OCLC adquiriu a DiMeMa, Inc., desenvolvedora do CONTENTdm, um software de gerenciamento de coleções digitais (2006)
  • A OCLC adquiriu os seguintes sistemas de gerenciamento de bibliotecas: SISIS (2005); Fretwell-Downing Informatics (2005); Amlib (2008); BOND (2011)
  • A OCLC adquiriu o software de acesso e autenticação EZproxy (2008)
  • A OCLC adquiriu a plataforma de livros eletrônicos NetLibrary em 2002 e a vendeu em 2010
  • Em 2009, a OCLC vendeu o Preservation Service Center, que foi adquirido em 1990.

A OCLC também promoveu alianças estratégicas com diversas organizações para tornar as bibliotecas e suas coleções mais visíveis na Internet, incluindo HathiTrust, Google, Microsoft, OAIster e Yahoo!

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136