Latin America and Caribbean

As bibliotecas da Universidade de New Brunswick são as primeiras do Canadá a se inscrever para usar os Serviços da OCLC de gerenciamento na Web

DUBLIN, Ohio, EUA, 23 de junho de 2011—As bibliotecas da Universidade de New Brunswick são a primeira biblioteca canadense a se inscrever para usar os Serviços da OCLC de gerenciamento na Web, as ferramentas de gerenciamento de biblioteca cooperativas baseadas na Web para gerenciamento de metadados, aquisições, circulação, gerenciamento de licenças e aprimoramento de fluxo de trabalho.

Esta não é a primeira vez em que as bibliotecas da Universidade de New Brunswick tomaram a dianteira para adotar novos serviços inovadores em parceria com a OCLC. Em 2008, a UNB esteve entre as primeiras instituições fora dos Estados Unidos a assinar e implementar o WorldCat Local, o serviço de descoberta e fornecimento da OCLC baseado na Web, que oferece aos usuários acesso integrado através do WorldCat a mais de 800 milhões de itens em bibliotecas em todo o mundo.

Como membro do Conselho Consultivo dos Serviços da OCLC de gerenciamento na Web, John Teskey, diretor de bibliotecas da Universidade de New Brunswick, ajudou a moldar e orientar o desenvolvimento dos novos e inovadores serviços de gerenciamento de biblioteca baseado em nuvem.

"Estivemos envolvidos no desenvolvimento e na evolução dos Serviços de gerenciamento na Web desde o estágio inicial", disse o Sr. Teskey. "Se levarmos em consideração para onde o mundo está caminhando, fazia sentido para nós trabalhar dentro da comunidade de bibliotecas com a OCLC para desenvolver uma solução de gerenciamento de biblioteca baseada em nuvem. Nossa implementação do WorldCat Local foi muito bem-sucedida para a descoberta. Queremos levar os serviços de gerenciamento de bibliotecas para a nuvem também."

A Universidade de New Brunswick estava interessada em manter os custos baixos e ao mesmo tempo desejava oferecer serviços novos e transformadores para os alunos e para o corpo docente.

"Reconhecemos os limites de nossos sistemas anteriores", disse Steve Rosenfeld, diretor de sistemas de bibliotecas, Biblioteca Harriet Irving, Campus de Fredericton da UNB. "Para nós, é importante ter a plataforma e a API da OCLC disponíveis para criar e compartilhar aplicativos. É empolgante para a equipe e para as bibliotecas em todo o mundo poder compartilhar ideias sobre como fazer as coisas com mais eficiência. Esperamos ver os benefícios dos Serviços de gerenciamento na Web agora, com resultados ainda melhores no futuro, quando mais bibliotecas passarem a trabalhar juntas."

A Universidade de New Brunswick planeja colocar os Serviços de gerenciamento na Web da OCLC em funcionamento até maio de 2012, usando serviços baseados em nuvem executados de servidores em um centro de dados canadense.

Além da Universidade de New Brunswick e de 35 bibliotecas nos Estados Unidos, o BIBSYS, um consórcio de bibliotecas norueguesas, assinou um contrato com a OCLC para basear seu novo sistema de gerenciamento de biblioteca nos Serviços de gerenciamento na Web, incluindo ferramentas de gerenciamento para mais de 100 bibliotecas da Noruega. A Biblioteca da Universidade de Tilburg, na Holanda, anunciou no início do mês que selecionou os Serviços de gerenciamento na Web e o WorldCat Local como sua nova solução de gerenciamento de biblioteca e serviço integrado de gerenciamento de descoberta e fornecimento.

Dessas bibliotecas que se comprometeram em usar os Serviços de gerenciamento na Web da OCLC, 21 já implementaram e estão usando os serviços.

"As bibliotecas estão percebendo os benefícios de não precisar gerenciar o hardware e o software locais e de reduzir o custo total de propriedade para sistemas de biblioteca", afirma Andrew Pace, diretor executivo de Serviços de Bibliotecas em Rede da OCLC. "Também existe o benefício cooperativo de obter acesso ao trabalho da comunidade de bibliotecas global, primeiro com o WorldCat e, em seguida, com os Serviços de gerenciamento na Web. Finalmente, a otimização da operação das bibliotecas libera a equipe para trabalhar em tarefas de prioridade mais alta para sua comunidade específica."

A Universidade de New Brunswick atende a cerca de 11.000 alunos de dois campi principais: um em Fredericton, capital de New Brunswick, e o outro em Saint John, a maior cidade de New Brunswick. A universidade oferece uma experiência internacional, atraindo estudantes de mais de 100 países.

"A Universidade de New Brunswick é inovadora e líder não apenas das bibliotecas canadenses, mas também das bibliotecas em todo o mundo", disse Daniel Boivin, diretor executivo, OCLC Canadá, América Latina e Caribe. “A cooperativa OCLC é afortunada por ter membros como a UNB para nos ajudar a dar o próximo salto em inovação de bibliotecas."

Mais informações sobre as bibliotecas da Universidade de New Brunswick podem ser encontradas no site.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a localização de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat, WorldCat Local e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136