Latin America and Caribbean

A biblioteca da Universidade de Tilburg seleciona Serviços de gerenciamento na Web da OCLC, WorldCat Local para gerenciamento de biblioteca, descoberta

DUBLIN, Ohio, EUA, 9 de junho de 2011—A biblioteca da Universidade de Tilburg, na Holanda, selecionou os Serviços de gerenciamento na Web e o WorldCat Local da OCLC como sua nova solução de gerenciamento de biblioteca e serviço integrado de gerenciamento de descoberta e fornecimento. A biblioteca da Universidade de Tilburg planeja entrar em operação com o Serviços de gerenciamento na Web, os serviços cooperativos de gerenciamento de biblioteca baseados na Web, até junho de 2012.

Um fator importante da seleção foi o fato dos Serviços de gerenciamento na Web da OCLC já estarem operacionais em 15 bibliotecas. "Para nós, foi importante o fato de que a OCLC nos mostrou, com os Serviços de gerenciamento na Web, um produto operacional com uma boa interface, possibilidades excelentes e muito potencial", disse Marc van den Berg, diretor de serviços de biblioteca e TI da Universidade de Tilburg.

A biblioteca tomou sua decisão após uma ampla exploração do ambiente atual e de novos desenvolvimentos, como a computação em nuvem e a integração de conteúdo, elementos importantes para sua equipe e usuários.

"A biblioteca da Universidade de Tilburg tem experiência em desenvolver sistemas e mecanismos de busca, e portanto temos muitas expectativas para esta nova cooperação", disse Eric van Lubeek, diretor administrativo da OCLC EMEA. "Para nós, a opção da Tilburg pelos Serviços de gerenciamento na Web e pelo WorldCat Local representam um reconhecimento de nossas escolhas estratégicas. Acreditamos que trabalhar com a nuvem e compartilhar dados é a maneira de muitas bibliotecas de universidades e escolas superiores obterem eficiência, reduzir os custos operacionais e liberar a equipe para serviços locais exclusivos e inovação."

Ao fornecer serviços que estão no nível da rede, os Serviços de gerenciamento na Web da OCLC oferecem às bibliotecas a oportunidade de compartilhar dados e processos de negócios, o que até agora não era possível. Graças à arquitetura orientada a serviços, as bibliotecas podem desenvolver seus próprios aplicativos personalizados para as atividades de gerenciamento da biblioteca, podendo disponibilizá-los a seus colegas na plataforma da OCLC. O potencial para inovação cooperativa levará a um uso ideal dos dados e conhecimentos da biblioteca.

Com os Serviços de gerenciamento na Web da OCLC, a biblioteca da Universidade de Tilburg terá uma solução com gerenciamento de fluxo de trabalho, gerenciamento de recursos eletrônicos e gerenciamento de licenças integradas, além das ferramentas tradicionais para gerenciamento de biblioteca on-line, como o gerenciamento de metadados, aquisições e empréstimos entre bibliotecas. A catalogação será feita, como antes, no sistema de catalogação nacional GGC.

O serviço de descoberta e fornecimento do WorldCat Local oferece à biblioteca da Universidade de Tilburg uma implementação simples, uma base de conhecimento central, acesso a um número crescente de bancos de dados e coleções, e integração completa ao WMS.

Antes disso, o consórcio norueguês BIBSYS assinou um acordo para o fornecimento de uma solução baseada em Serviços de gerenciamento na Web que será usada a partir de janeiro de 2013 por mais de 100 das bibliotecas da universidade, bibliotecas de escolas superiores, bibliotecas de pesquisa e a biblioteca nacional, que são membros do consórcio.

Sobre a biblioteca da Universidade de Tilburg
A biblioteca da Universidade de Tilburg mantém sete coleções diferentes sob o mesmo teto, com um total de 800.000 volumes impressos e acesso a mais de 20.000 periódicos eletrônicos e 150 bancos de dados. A Universidade de Tilburg, fundada em 1927, concentrou seus programas de pesquisa em economia, administração, direito, ciências sociais, humanas e teologia. A universidade tem mais de 13.000 alunos e mais de 1.000 professores. Mais informações sobre a biblioteca podem ser encontradas em http://www.tilburguniversity.edu/about-tilburg-university/library/.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136