Latin America and Caribbean

Registro de número 10 milhões adicionado ao WorldCat através do WorldCat Digital Collection Gateway

DUBLIN, Ohio, EUA, 7 de junho de 2011—Um registro de um livro acessível on-line, intitulado Task-oriented and Purposeful Robot-Assisted Therapy (Terapia intencional assistida por robô orientada a tarefa), marcou o registro de número 10 milhões adicionado ao WorldCat através do WorldCat Digital Collection Gateway. O registro foi coletado para o WorldCat pela equipe da InTech, uma editora de acesso livre sediada em Rijeka, Croácia.

O WorldCat Digital Collection Gateway fornece uma ferramenta de autosserviço baseada na Web a qualquer instituição com repositório compatível com OAI, como a InTechOpen, tornando possível que possam enviar sozinhas os metadados do seu conteúdo digital exclusivo para o WorldCat para que ele tenha mais visibilidade.

O registro do WorldCat está vinculado a uma cópia em PDF de um livro disponível no repositório on-line da InTech. O livro foi escrito em 2007 por um grupo de oito pesquisadores: Michelle J. Johnson; Kimberly J. Wisneski; John Anderson; Dominic Nathan; Elaine Strachota; Judith Kosasih; Jayne Johnston e Roger O. Smith. O registro resumido pode ser visto em: www.worldcat.org/oclc/715271162 e fornece um link para: www.intechopen.com/articles/show/title/task-oriented_and_purposeful_robot-assisted_therapy.

Matko Hrvatin, coordenador da biblioteca e serviço de informações da InTech Library, disse que a InTech optou por iniciar a coleta de seus registros para o WorldCat usando o Gateway porque "o WorldCat é a maior comunidade de bibliotecas do mundo. Com seu mecanismo de busca de catálogos on-line de publicações de todo o mundo, o WorldCat fornece recursos locais e globais aos usuários em uma única pesquisa. Além disso, o WorldCat fornece serviços de catalogação valiosos e de qualidade com base em protocolo OAI de captura de metadados com uma interface de usuário exclusiva para modificação de metadados."

"Ao conversar com nossos autores, frequentemente nos perguntam se nossas publicações estão disponíveis no WorldCat, o que prova como a parceria com o WorldCat da OCLC nos permite oferecer aos nossos autores e visitantes um serviço com valor agregado", disse Hrvatin.

O InTechOpen, repositório on-line da InTech, é um repositório de acesso livre com os livros e artigos de periódicos da InTech que abrangem os campos da ciência, tecnologia e medicina. Todos os artigos ficam acessíveis para download imediatamente, e podem ser lidos instantaneamente através de sua plataforma de leitura on-line. No momento, os artigos estão somente em PDF, mas a InTech trabalha atualmente para aperfeiçoar seu fluxo de trabalho de publicações, e seu conteúdo em breve estará disponível em diversos formatos digitais.

O InTechOpen também suporta o protocolo OAI para captura de metadados (OAI-PMH versão 2.0) como fornecedor de dados, permitindo que as bibliotecas capturem metadados do repositório on-line da InTech e adicionem facilmente suas publicações ao banco de dados central da biblioteca.

O WorldCat é um banco de dados de informações bibliográficas construído continuamente por bibliotecas da OCLC ao redor do mundo desde 1971. Cada registro do banco de dados do WorldCat contém uma descrição bibliográfica de um único item ou obra e uma lista das instituições que contêm o item. Milhões de registros fornecem links diretos a recursos digitais de informações. As instituições compartilham esses registros, usando-os para criar catálogos locais, organizar empréstimos entre bibliotecas e conduzir trabalho de referência.

Desde 1971, mais de 230 milhões de registros foram adicionados ao WorldCat, abarcando mais de 6.000 anos de conhecimentos registrados, desde aproximadamente 4800 a.C. até o presente. Essa coleção exclusiva de informações abrange registros em diversos formatos: livros, livros eletrônicos, publicações em série, gravações de som, imagens, partituras, mapas, materiais audiovisuais, materiais mistos e arquivos de computador. Como o conhecimento que ele descreve, o WorldCat cresce permanentemente. A cada segundo, as bibliotecas membros adicionam sete registros ao WorldCat.

Após serem adicionados ao WorldCat, os registros podem ser descobertos na Web por meio de sites de pesquisa populares e sites parceiros, e também por meio do WorldCat.org.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »