Latin America and Caribbean

A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, acrescenta 470.000 registros ao WorldCat

DUBLIN, Ohio, EUA, 20 de maio de 2011—A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, acrescentou mais de 470.000 registros bibliográficos no banco de dados WorldCat da OCLC, o maior recurso on-line do mundo para encontrar informações em bibliotecas.

O acervo da Embrapa, que tem como foco tópicos como agricultura tropical, higiene alimentar, agricultura familiar, recursos naturais, tecnologia avançada e agronegócios, dispõe de cerca de 315.000 títulos em português, 125.000 em inglês e 22.000 títulos em espanhol. Cerca de 18.000 registros estarão vinculados a documentos com texto completo, a maioria dos quais vêm do repositório digital da Embrapa, a Informática Agropecuária (Ainfo). No momento, há mais de 2 milhões de registros em português na WorldCat.

"Uma vez que o Brasil é um ator global em pesquisa de agricultura tropical, é muito importante compartilhar essas informações com outros países", declara o Dr. Pedro Arraes, diretor-presidente da Embrapa.

"A missão da Embrapa de compartilhar conhecimentos está bem alinhada com a missão da OCLC com o maior acesso às informações mundiais", declarou Jay Jordan, presidente e CEO da OCLC. "O acervo importante da Embrapa sobre informações agrícolas e ciência será compartilhado globalmente."

"Temos a honra de ter os registros da Embrapa adicionados à WorldCat", disse Daniel Boivin, diretor executivo da OCLC Canadá, América Latina e Caribe. "Os especialistas e pesquisadores de todo o mundo terão mais acesso a esses recursos valiosos, seja por vínculo a texto completo, seja por meios de compartilhamento aprimorado de recursos."

Esta é a primeira colaboração da OCLC com a Embrapa e faz parte de um empenho contínuo de incluir mais recursos do Brasil no WorldCat. Antes de iniciar este projeto com a Embrapa em 2007, a OCLC adicionou mais de 34.000 registros no WorldCat da base de metadados da BDTD (biblioteca digital de teses e dissertações) da IBICT. A OCLC também trabalhou em um recurso semelhante recentemente com a Bireme, que acrescentou mais de 40.000 registros do SciELO Brasil e mais de 300.000 registros do banco de dados da Literatura Latino-Americana de Ciências da Saúde (LILACS).

Sobre a Embrapa
Fundada em 1973, a missão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é fornecer soluções factíveis para o desenvolvimento sustentável do agronegócio do Brasil por meio do compartilhamento de conhecimento e pela geração de novas tecnologias. A Embrapa tem sede em Brasília, DF, no Brasil, e tem 42 centros de pesquisa distribuídos em diferentes estados do Brasil e escritórios nos EUA, França, Holanda, Grã-Bretanha, Coreia do Sul e Gana.
A Embrapa, por meio de sua associação com o Ministério da Agricultura do Brasil, desenvolveu e recomendou mais de 9.000 tecnologias para a agricultura brasileira que auxiliou a reduzir os custos de produção. A Embrapa também auxiliou o Brasil no aumento de seu abastecimento de alimentos, ao passo que conservava os recursos naturais, o meio ambiente e reduzia a dependência da nação de tecnologias, produtos e materiais estrangeiros.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »