Latin America and Caribbean

Consórcio espanhol BUCLE implementa WorldCat Local

DUBLIN, Ohio, EUA, 28 de abril de 2011—O consórcio espanhol BUCLE (Consórcio de Bibliotecas Universitárias de Castela e Leão) é a primeira instituição da Espanha a implementar o WorldCat Local da OCLC como seu serviço de busca e descoberta. O WorldCat Local fornece uma caixa de busca unificada que permite o acesso a mais de 800 milhões de itens das coleções eletrônicas, digitais e físicas de bibliotecas.

O BUCLE implantou o WorldCat Local como uma solução de grupo para as bibliotecas das universidades de Burgos, Leão, Salamanca e Valladolid. Ele estará disponível para os mais de 100.000 usuários registrados das bibliotecas das universidades a partir de 30 de abril de 2011. Com o WorldCat Local, os usuários das bibliotecas são capazes não somente de acessar os registros bibliográficos locais como também os títulos do catálogo de grupo do BUCLE e o banco de dados do WorldCat da OCLC.

"O WorldCat Local era, de longe, a melhor solução para a criação de um catálogo de grupo para o consórcio BUCLE. Ele é rápido, fácil de operar e possui boa relação custo-benefício, além de fornecer às bibliotecas membros do BUCLE um único ponto de acesso para diversos catálogos de bibliotecas. Além disso, a integração com o banco de dados do WorldCat dá ao patrimônio bibliográfico das bibliotecas das quatro universidades mais visibilidade na Internet", disse Fernando Martín Rodriguez, diretor técnico do consórcio BUCLE.

Com a integração da base de conhecimentos do WorldCat, os usuários têm acesso direto a recursos eletrônicos a partir dos resultados de busca, e o recurso "View Now" (Exibir agora) nos registros resumidos conecta os usuários diretamente aos artigos eletrônicos e a conteúdos de acesso livre que suas buscas recuperarem. Mais de 100.000 usuários das bibliotecas membros do BUCLE poderão fazer pesquisas usando uma caixa de pesquisa única, o que elimina a necessidade de consultar diferentes recursos e interfaces, seja o catálogo local da biblioteca, o grupo de bibliotecas do BUCLE ou todas as outras bibliotecas do WorldCat. Os resultados de busca incluem diversos formatos de materiais, como objetos digitais, materiais eletrônicos, bancos de dados, periódicos, músicas, vídeos, materiais de áudio, livros eletrônicos, teses e materiais impressos.

Eric van Lubeek, diretor administrativo da OCLC EMEA, disse: "A OCLC tem o prazer de anunciar que o BUCLE é o primeiro consórcio europeu a implementar o WorldCat Local como sua solução de descoberta. Estamos muito orgulhosos com a forte cooperação e os esforços realizados pelo BUCLE para concluir com sucesso esse projeto. Em particular, a integração da base de conhecimentos do WorldCat com o recurso 'View Now', que conecta os usuários a artigos eletrônicos e conteúdos de acesso livre diretamente a partir da página de resultados de busca, fornece um grande valor agregado."

A implementação do WorldCat Local e a necessária participação no WorldCat permite que as bibliotecas membros do BUCLE aumentem a visibilidade de suas coleções a um público global. Como resultado imediato, as solicitações de empréstimos entre bibliotecas de fora do país crescem significativamente. Para as universidades do BUCLE, o WorldCat Local provou ser uma plataforma de descoberta poderosa e fácil de usar, que permite que os usuários façam suas buscas em uma interface unificada e lhes dá acesso a todos os materiais científicos disponíveis na comunidade universitária de Castela e Leão. O acordo foi intermediado pela doc6 S.A. (www.doc6.es), representante da OCLC na Espanha.

Sobre o BUCLE
Fundado em 2002, um dos objetivos do BUCLE ("Consórcio de Bibliotecas Universitárias de Castela e Leão") é otimizar e compartilhar dados bibliográficos e serviços bibliotecários entre as bibliotecas membros das universidades de Burgos, Leão, Salamanca e Valladolid. Outros objetivos são: desenvolvimento de procedimentos, aquisições e circulação em comum e cooperação entre os funcionários das bibliotecas. Para implementar esses objetivos, o consórcio fornece patrocínio para as bibliotecas participantes, bem como patrocínio adicional do órgão que administra as universidades de Castela e Leão ("Direção geral das Universidades de Castela e Leão").

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise o WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, acesse o site da OCLC.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136