Latin America and Caribbean

ChewLeng Beh eleito vice-presidente/presidente eleito do Conselho Global da OCLC

DUBLIN, Ohio, EUA, 15 de abril de 2011—ChewLeng Beh, diretor sênior dos Serviços de Biblioteca e Profissionais do Conselho Nacional de Bibliotecas de Cingapura, foi eleito vice-presidente/presidente eleito do Conselho Global da OCLC. Seu mandato como vice-presidente começará em 1º de julho de 2011 e será seguido pelo período de um ano como presidente do Conselho Global, a partir de 1º de julho de 2012.

Os resultados das eleições para os três Conselhos Regionais da OCLC – das Américas (ARC), Europa, Oriente Médio e África (EMEARC) e Ásia-Pacífico (APRC) – também foram anunciados durante a reunião do Conselho Global em Dublin, Ohio, entre 11 e 13 de abril. Neste ano, 44 delegados representando 17 países participaram da reunião sob a direção de Jennifer Younger, presidente do Conselho Global da OCLC, presidente da diretoria da Catholic Research Resources Alliance e bibliotecária das Bibliotecas Hesburgh da Universidade de Notre Dame.

Além de atuar como diretor sênior dos Serviços de Biblioteca e Profissionais no Conselho Nacional de Bibliotecas de Cingapura, Beh também é diretor do SILAS (Serviços Bibliotecários Integrados e Automatizados de Cingapura). Ele é membro do Comitê Executivo do Conselho Regional Ásia-Pacífico e participou da Cost Sharing and Pricing Strategy Task Force da OCLC.

Berndt Dugall, diretor/bibliotecário da biblioteca Johann Senckenberg da Universidade de Frankfurt, Alemanha, e atual vice-presidente/presidente eleito do Conselho Global, começará seu mandato como presidente em 1º de julho de 2011.

As seguintes pessoas foram eleitas pelos representantes eleitores membros da OCLC em suas respectivas regiões:

Conselho Regional das Américas de OCLC
Membros do Comitê Executivo do ARC (Mandato: 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2012):

  • Vice-presidente/presidente eleita – Barbara Preece, diretora da biblioteca da Universidade Estadual da Califórnia, San Marcos (San Marcos, Califórnia, EUA). Como vice-presidente, Preece se tornará Delegada membro do Conselho Global pelo período de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2014. Ela também se tornará presidente do Comitê Executivo em 1º de julho de 2012.
  • Secretária – Claudia Timmann, diretora dos serviços bibliotecários do Mohave Community College (Kingman, Arizona, EUA)
  • Membro geral (Canadá) – Joseph Hafner, diretor assistente de serviços de coleção, Biblioteca Universitária de McGill (Montreal, Quebec, Canadá)
  • Membro geral (América Latina e Caribe) – Marilyn Montalvo, bibliotecária de automação/diretora assistente do departamento de Serviços técnicos na Universidade do Porto Rico, campus Rio Piedras (San Juan, Porto Rico)
  • Membro geral (Estados Unidos da América) – Pat Boze, diretora assistente do Sistema de Bibliotecas Lincoln Trail (Champaign, Illinois, EUA)
  • Membro geral (Estados Unidos da América) – James LaRue, diretor das bibliotecas do condado de Douglas (Castle Rock, Colorado, EUA)

Delegados membros do Conselho Global da OCLC da região das Américas (Mandato: 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2014):

  • Sarah Campbell, chefe dos serviços de empréstimo/técnicos e sistemas da biblioteca pública de Portland (Portland, Maine, EUA)
  • Deborah Dancik, bibliotecária universitária, Universidade de Willamette (Salem, Oregon, EUA)
  • John DeSantis, bibliotecário de catalogação e serviços de metadados, Dartmouth College (Hanover, Nova Hampshire, EUA)
  • Ian Fairclough, bibliotecário de catalogação e serviços de metadados, Universidade George (Fairfax, Virgínia, EUA)
  • Debbie Johnson-Houston, diretora da biblioteca da Universidade Estadual McNeese (Lake Charles, Louisiana, EUA)
  • Royce Kitts, diretor da biblioteca pública de Tonganoxie (Tonganoxie, Kansas, EUA)
  • Oleg Kreymer, bibliotecário de sistemas da biblioteca Thomas J. Watson, Museu Metropolitano de Arte (Nova York, Nova York, EUA)
  • Ann Pederson, bibliotecária médica do Sistema de Saúde Altru (Grand Forks, Dakota do Norte, EUA)
  • Lori Phillips, diretora assistente de bibliotecas, Universidade de Wyoming (Laramie, Wyoming, EUA)
  • Anne Prestamo, diretora assistente de serviços de coleção e tecnologia, biblioteca da Universidade Estadual de Oklahoma (Stillwater, Oklahoma, EUA)
  • Donna Reed, diretora da biblioteca do Portland Community College (Portland, Oregon, EUA)
  • Cynthia Steinhoff, diretora do Anne Arundel Community College (Arnold, Maryland, EUA)
  • Jerry Stephens, bibliotecário e diretor da Universidade do Alabama em Birmingham (Birmingham, Alabama, EUA)
  • Jane Treadwell, bibliotecária universitária & diretora de serviços bibliotecários institucionais, Biblioteca Brookens, Universidade de Illinois em Springfield (Springfield, Illinois, EUA)
  • Jon Walker, diretor executivo, bibliotecas da cidade e condado de Pueblo (Pueblo, Colorado, EUA)
  • Jennifer Younger, presidente da diretoria da Catholic Research Resources Alliance e bibliotecária das Bibliotecas Hesburgh, Universidade de Notre Dame (Notre Dame, Indiana, EUA)

Conselho Regional da Ásia-Pacífico de OCLC (APRC)
Membros do Comitê Executivo do APRC
As seguintes sete pessoas foram eleitas para atuar no Comitê Executivo do APRC. Os cargos específicos (presidente, vice-presidente/presidente eleito, secretário do Conselho e membros gerais) serão determinados durante a reunião do Comitê Executivo do APRC em junho de 2011.

  • ChewLeng Beh, diretor sênior dos Serviços de Biblioteca e Profissionais do Conselho Nacional de Bibliotecas; diretor do SILAS (Serviços Bibliotecários Integrados e Automatizados de Cingapura) – mandato de dois anos, de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2013
  • Hsueh-hua Chen, bibliotecário universitário e professor de Biblioteconomia na Universidade Nacional de Taiwan – mandato de dois anos, de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2013
  • Alison Elliott, diretor de serviços de conteúdo da Biblioteca Nacional da Nova Zelândia – mandato de dois anos, de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2013
  • Andrew Wells, bibliotecário universitário, Universidade de Nova Gales do Sul, Austrália – mandato de dois anos, de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2013
  • Makoto Nakamoto, diretor administrativo da Universidade Waseda, Japão – mandato de um ano, de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2012
  • Peter Sidorko, bibliotecário universitário da Universidade de Hong Kong – mandato de um ano, de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2012
  • Avalogo A. Togi Tunupopo, bibliotecário universitário da Biblioteca Nacional de Samoa – mandato de um ano, de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2012

Conselho Regional da Europa, Oriente Médio e África (EMEARC)
Membros do Comitê Executivo e Delegados do Conselho Global do EMEARC (1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2014):

  • Raymond Bérard, diretor, ABES, Montpelier, França
  • Annsofie Oscarsson, diretora de biblioteca, Universidade Mälardalen, Västerås, Suécia

Sobre o Conselho Global da OCLC
O Conselho Global é composto por Delegados membros eleitos pelos membros de cada um dos três Conselhos Regionais e funciona como um fórum estratégico de discussão e o principal link de comunicação entre as bibliotecas membros, os Conselhos Regionais e a OCLC. O Conselho Global ajuda a moldar a futura direção da OCLC e das bibliotecas ao eleger seis membros para o Conselho de Administração da OCLC e ratificar emendas ao Código de Regulamentações e ao Estatuto da Empresa da OCLC. O Conselho Global também discute interesses e preocupações mútuas e faz recomendações à gerência e aos membros do Conselho de Administração da OCLC. Os Delegados membros também ajudam a garantir a comunicação frequente e aberta entre os membros e a OCLC.

Sobre os Conselhos Regionais da OCLC
Cada um dos três Conselhos Regionais da OCLC, em cooperação com a OCLC, planeja ao menos uma reunião anual presencial do Conselho Regional a fim de se manter atualizado em relação aos problemas de interesse vital e imediato dos membros da cooperativa OCLC. Os Conselhos Regionais podem agendar reuniões virtuais ou "sub-regionais" adicionais, se necessário. A OCLC apoia essas reuniões, nas quais os membros podem participar de discussões, sugerir ideias e votar sobre resoluções relacionadas à cooperativa. Os Conselhos Regionais também elegem membros representantes de suas regiões, que participam das reuniões, comitês e fóruns do Comitê Executivo do Conselho Regional e/ou Conselho Global em nome dos membros.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136