Latin America and Caribbean

Reunião anual do Conselho Global da OCLC acontece em Dublin

DUBLIN, Ohio, EUA, 12 de abril de 2011—A reunião anual do Conselho Global da OCLC está sendo realizada em Dublin, Ohio. Nela, estão presentes 44 delegados, representando 17 países, reunidos para ouvir relatos de líderes de bibliotecas e funcionários da OCLC e participar de discussões sobre a direção estratégica e o futuro compartilhado da cooperativa OCLC.

"Nosso objetivo é multifacetado: promover discussões sobre serviços da OCLC novos e em desenvolvimento, conduzir o governo do Conselho Global e da cooperativa e desfrutar do intercâmbio com colegas e amigos", disse Jennifer Younger, presidente do Conselho Global da OCLC, presidente da diretoria da Catholic Research Resources Alliance e bibliotecária das Bibliotecas Hesburgh, Universidade de Notre Dame, na abertura do encontro.

Jennifer identificou as principais áreas em que o Conselho Global focará suas discussões, incluindo:

  • Ajudar as bibliotecas a fornecerem serviços pela Web: de tecnologia em nuvem e de gerenciamento
  • Comunicação aberta e frutífera para entender e estimular o processo de consulta, promover a transparência sempre que possível e estimular os membros a planejarem ações colaborativas
  • Manter, descrever e aprimorar a qualidade do WorldCat
  • Desenvolver modelos de compartilhamento de custos visando o crescimento e a sustentabilidade

"Os temas que estão sendo debatidos na reunião demonstram bem o poder da resolução de problemas cooperativa, aprimorada pelas muitas vozes participantes", disse Jennifer.

Robin Murray, vice-presidente de Gerenciamento Global de Produtos da OCLC, descreveu como a OCLC está construindo colaborativamente serviços pela Web para as bibliotecas.

"A presença na Web é mais do que serviços de infraestrutura e tecnologia de nuvem; ela inclui também dados e aplicativos compartilhados, e é fundamental para a vitalidade das bibliotecas no futuro", disse Murray.

Kathryn Harnish, gerente sênior de produtos da OCLC, explicou como bibliotecários, desenvolvedores e organizações podem compartilhar e fornecer recursos de capacidade usando os serviços da OCLC pela Web por meio da plataforma cooperativa da OCLC.

Ela descreveu a plataforma cooperativa como uma "caixa de ferramentas" que ajuda os desenvolvedores a alavancarem os serviços e dados da OCLC, construindo novos aplicativos ou aprimorando os existentes. Os bibliotecários podem facilmente compartilhar aplicativos criados pela comunidade, bem como colaborar e cooperar com a comunidade de bibliotecas.

Os membros da equipe da OCLC ofereceram demonstrações da OCLC Developer Network, incluindo aplicativos móveis, bem como outros trabalhos colaborativos da galeria de aplicativos.

Rick Schwieterman, vice-presidente executivo e diretor financeiro da OCLC, forneceu uma atualização financeira para o Conselho. Schwieterman apresentou o orçamento para o ano fiscal de 2011, que termina em 30 de junho, com receita total estimada de 202 milhões de dólares. Esse número é comparável à receita total de 228 milhões de dólares do ano fiscal de 2010. A redução deve-se, principalmente, ao grande êxodo dos serviços de conteúdo licenciado em 2010.

Schwieterman disse que a perda orçamentária das operações para o ano fiscal de 2011 é de aproximadamente 10 milhões de dólares, não incluindo os ganhos de portfólio do fundo de investimentos. Esse portfólio também paga atualmente às bibliotecas da América do Norte 4% dos fundos depositados antecipadamente para os serviços da OCLC.

A OCLC manterá fixos os preços do WorldCat e de todos os serviços das plataformas WorldCat nos Estados Unidos pelo terceiro ano consecutivo, até junho de 2012. "Estamos tentando equilibrar os custos para nossos membros neste momento difícil para a economia. A perda orçamentária operacional é resultado dessa manutenção de preços fixos e do investimento estratégico no desenvolvimento de serviços para Web", disse Schwieterman.

Ele acrescentou que a posição financeira da OCLC permanece forte, com patrimônio total de aproximadamente 360 milhões de dólares em 30 de junho de 2010.

John F. Helmer, presidente da Cost Sharing Models Task Force e diretor executivo da Orbis Cascade Alliance, forneceu uma atualização para o Conselho sobre o trabalho da Task Force. "A responsabilidade da Task Force é desenvolver e avaliar os modelos de compartilhamento de custos que fomentam os propósitos públicos da OCLC, criar uma abordagem sustentável para o compartilhamento de custos entre a cooperativa e apoiar o uso de estratégias de preço diferenciais", disse Helmer.

Kendall F. Wiggin, membro da Cost Sharing Models Task Force e bibliotecário público da Biblioteca Estadual de Connecticut, apresentou o trabalho de um subcomitê que analisa o amplo escopo de atividades de propósito público da OCLC. A discussão de modelos de compartilhamento de custos com os membros da Task Force levou a discussões em mesa-redonda, que proporcionaram mais feedback e orientações. A Task Force continuará seu trabalho e enviará novo relatório ao Conselho.

Esta é a segunda reunião do Conselho Global desde que o governo da OCLC mudou de um único Conselho de Membros para um Conselho Global e três Conselhos Regionais – Américas, Ásia-Pacífico e Europa, Oriente Médio e África (EMEA). O Conselho Global é composto por delegados membros eleitos pelos Conselhos Regionais e funciona como um importante fórum estratégico de discussão e o principal elo de comunicação entre as bibliotecas membros, os Conselhos Regionais e a gerência e a equipe da OCLC.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 171 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a localização de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

Algumas declarações deste comunicado à imprensa que não são fatos históricos são declarações baseadas em previsões. Essas declarações envolvem várias suposições, riscos e incertezas importantes. Os resultados reais podem ser diferentes dos previstos por esse tipo de declaração devido a vários fatores e eventos possíveis. As declarações baseadas em previsões são válidas somente na data em que foram feitas, e a OCLC não assume nenhuma obrigação de atualizar essas declarações para que reflitam circunstâncias ou eventos que venham a acontecer depois da data em que a declaração foi feita, refletindo eventos que não poderiam ser previstos. Todas as declarações escritas e faladas subsequentemente que estejam relacionadas a previsões para o futuro, atribuídas a nós ou a qualquer pessoa que aja em nome da empresa, estão incluídas nas declarações de aviso desta seção. OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136