Latin America and Caribbean

OCLC e Ingram oferecerão nova opção para acesso a livros eletrônicos

DUBLIN, Ohio, EUA, 11 de abril de 2011—A OCLC e a Ingram Content Group Inc. em breve oferecerão uma nova opção de serviço que fornecerá aos usuários de bibliotecas acesso, por um prazo curto, a livros eletrônicos que não estiverem em sua coleção por meio do Compartilhamento de Recursos do WorldCat e do ILLiad.

A nova opção de serviço, que será lançada nos próximos meses, expandirá o acesso ao conteúdo de bibliotecas disponível pelo Compartilhamento de Recursos do WorldCat, incluindo o acesso a livros eletrônicos da coleção "MyiLibrary" da Ingram por um período de até nove dias. Os empréstimos de livros eletrônicos são feitos mediante o pagamento de uma taxa, definida em 15% do preço da MyiLibrary para acesso ao livro eletrônico. A taxa é gerenciada pelo recurso de Taxa de gerenciamento de empréstimos entre bibliotecas do Compartilhamento de Recursos do WorldCat, serviço que aceita pagamento dos serviços de compartilhamento de recursos por meio de uma fatura da OCLC para a biblioteca.

"À medida que a tecnologia muda a maneira como as pessoas acessam as informações, as bibliotecas que pensam à frente estão buscando soluções inovadoras de desenvolvimento de coleções e distribuição de conteúdo que satisfaçam às necessidades de seus usuários", disse Rich Rosy, vice-presidente e gerente geral da Ingram Library Services. "É um grande prazer para a Ingram poder colaborar com a OCLC; juntos, estamos criando soluções importantes para o mercado, que fornecerão mais conteúdo para os usuários, de forma eficiente e econômica."

Usando os serviços de descoberta do WorldCat, os usuários de bibliotecas podem encontrar o que precisam e os funcionários das bibliotecas podem solicitar acesso aos livros eletrônicos disponíveis na MyiLibrary da Ingram. A OCLC está trabalhando com a Ingram (símbolo do acervo IDILL) na identificação e anexação de acervos aos livros eletrônicos da MyiLibrary disponíveis para os usuários.

Para apoiar esse programa de acesso a livros eletrônicos, a OCLC está adicionando uma nova categoria de "Alerta" no gerenciador de solicitações do Compartilhamento de Recursos do WorldCat e ILLiad para informar aos funcionários de bibliotecas que tomam empréstimos que o registro exige ação imediata. O usuário de biblioteca terá nove dias, a partir da data em que o livro eletrônico for enviado, para usar o link antes que ele expire.

"Esta nova opção de acesso por um pequeno prazo a livros eletrônicos oferecidos pela MyiLibrary da Ingram é um passo significativo em direção à evolução dos livros eletrônicos nas bibliotecas", disse Chip Nilges, vice-presidente de Desenvolvimento Comercial da OCLC. "À medida que os livros eletrônicos tornarem-se mais populares entre os leitores, a OCLC continuará explorando novas maneiras de expandir o acesso a esse tipo de conteúdo de biblioteca com diversos provedores de conteúdo."

Essa opção de acesso por um curto período fornece livros eletrônicos aos usuários de forma rápida, permitindo que eles comecem a usar os títulos solicitados imediatamente. Assim que uma solicitação é atualizada para o status "enviado", o livro é imediatamente disponibilizado para uso, sem atrasos de envio ou tempo necessário para buscar um título impresso solicitado. Além disso, muitos usuários acessam os livros eletrônicos para obter trechos específicos de informações para pesquisa. Por exemplo, é comum o usuário precisar apenas de um capítulo ou seção de um livro eletrônico. A interface da MyiLibrary permite que os usuários busquem textos na íntegra de obras e identifiquem rapidamente as seções de que precisam.

Sobre a Ingram
A Ingram Content Group Inc. fornece uma grande variedade de serviços físicos e digitais para o setor de livros. As unidades operacionais da Ingram são Ingram Book Company, Lightning Source Inc., Ingram Digital, Vital Source Technologies, Inc., Ingram Periodicals Inc., Ingram International Inc., Ingram Library Services Inc., Spring Arbor Distributors Inc., Ingram Publisher Services Inc., Tennessee Book Company LLC e Coutts Information Services. Para obter mais informações, visite www.ingramcontent.com.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas membros produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise o WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, acesse o site da OCLC.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »