Latin America and Caribbean

Fundação MacArthur financia "Reference Extract" para aproveitar a experiência dos bibliotecários e dar mais credibilidade às experiências de busca na Web

DUBLIN, Ohio, EUA, 6 de janeiro de 2011—A Fundação John D. e Catherine T. MacArthur concedeu US$ 350 mil para financiar pesquisadores e desenvolvedores da OCLC, faculdades de informação da Universidade de Syracuse e Universidade de Washington e a Zepheira LLC para que continuem trabalhando na criação de uma experiência de busca na Web de maior credibilidade, com base na experiência, serviços e colaboração de bibliotecas do mundo todo.

O objetivo do projeto Reference Extract é facilitar a descoberta de informações confiáveis na era digital. Espera-se que os pesquisadores e desenvolvedores tenham modelos e análises práticas iniciais desse “mecanismo de credibilidade” para compartilhar com a comunidade no início de 2011. Mais informações sobre esse trabalho podem ser encontradas na página inicial do Reference Extract, em http://www.referencextract.org/.

O Reference Extract tem o objetivo de coletar URLs de sites e referências que os bibliotecários e outros especialistas usam para responder dúvidas. Essas informações, que incluem dados usados para determinar os recursos mais confiáveis, são coletadas, processadas e disponibilizadas em diversos ambientes da Web. Por exemplo, o Reference Extract usa uma arquitetura baseada na Web que permite que as informações sejam incorporadas a sites e aplicativos existentes e futuros.

O sistema Reference Extract faz ligação entre as dúvidas de usuários e sites de referência de bibliotecários e outros especialistas, bem como recursos usados para responder a dúvidas. Esse método é diferente dos mecanismos de busca da Web tradicionais, que representam somente um tipo de relacionamento, ou seja, uma página na Web que aponta para outra página. O Reference Extract acrescenta outro relacionamento: links de recursos que bibliotecários e especialistas recomendam e usam.

"Os melhores mecanismos de busca são ótimos para pesquisa básica, mas às vezes o site resulta em falta de credibilidade em termos de confiabilidade e precisão. Então, quem pode ajudar? Os bibliotecários", disse Dr. Mike Eisenberg, diretor emérito e professor da faculdade de informação da Universidade de Washington e um dos líderes do projeto. "Se um bibliotecário recomenda um site, você pode ter certeza de que ele é confiável. O Reference Extract receberá centenas de milhares de recomendações de bibliotecários e as usará para ajudar a indicar aos usuários finais quais sites são confiáveis. Temos muita sorte de ter o apoio da Fundação MacArthur para reunir a equipe certa para começar a desenvolver e divulgar esse trabalho."

A Zepheira, uma organização de serviços profissionais com ampla experiência em padrões para Web semântica, princípios de dados vinculados, arquitetura da Web e soluções colaborativas, está trabalhando com a OCLC, as universidades de Syracuse e Washington na criação de uma arquitetura da Internet que facilite a incorporação de informações confiáveis às experiências na Web.

"As máquinas de computação que estão por trás da Web hoje são como uma criança pequena em um shopping center; não há mecanismo para distinguir em que fontes de informação confiar", disse Eric Miller, presidente da Zepheira. "Construir uma arquitetura geral que facilita a reutilização de informações confiáveis na Web é uma coisa; preencher essa arquitetura com informações confiáveis é outra. Aproveitar a experiência de bibliotecários e as ofertas dos serviços de referência virtual existentes é um modo poderoso de oferecer novos meios de acesso a informações confiáveis em diversos tipos de experiências on-line."

Os líderes do Reference Extract dizem que o projeto funcionará melhor se toda a comunidade de bibliotecas se envolver na criação de uma iniciativa on-line que apoie essa inovação cooperativa. O QuestionPoint, serviço de referência virtual da OCLC apoiado por uma rede global de bibliotecas cooperadas e uma infraestrutura de ferramentas de software e comunicações, oferece um ponto de partida para a construção do serviço. O QuestionPoint possui mais de 6 milhões de transações de referência coletadas em um recurso de conhecimento central e mais de 10 mil bibliotecários do mundo inteiro ajudam a testar os princípios e o impacto desse utilitário dinâmico.

"A única maneira em que esse projeto vai funcionar é se ele for um projeto de toda a comunidade", disse Dr. R. David Lankes, diretor do Instituto de Informação de Syracuse e professor da faculdade de Estudos da Informação na Universidade de Syracuse. "Os pesquisadores da Web aproveitarão as incríveis habilidades e o conhecimento da comunidade de bibliotecas. Por sua vez, os bibliotecários poderão atender aos usuários em uma nova escala."

A fase de planejamento e pesquisa do Reference Extract começou em novembro de 2008, com o subsídio de US$ 100 mil concedido pela Fundação MacArthur. A Fundação MacArthur continuou a financiar o projeto na fase de desenvolvimento piloto. O trabalho do Reference Extract vem na sequência de um trabalho de credibilidade apoiado pela Fundação MacArthur anteriormente, chamado Credibility Commons.

Fundação John D. e Catherine T. MacArthur
A Fundação MacArthur apoia pessoas criativas e instituições eficientes comprometidas em construir um mundo mais justo, verde e pacífico. Além de selecionar os parceiros da MacArthur, a fundação trabalha para defender os direitos humanos, fomentar a preservação e segurança globais, transformar as cidades em lugares melhores e entender como a tecnologia afeta as crianças e a sociedade. Mais informações estão disponíveis no site www.macfound.org.

Faculdade de Estudos da Informação da Universidade de Syracuse
A Faculdade de Estudos da Informação é a faculdade de informação original dos Estados Unidos. É um centro líder em programas inovadores relacionados a política de informações, comportamento das informações, gerenciamento de informações, sistemas de informações, tecnologia da informação e serviços de informações. A faculdade, bem avaliada na classificação nacional do U.S. News and World Report, possui programas de graduação profissional nos níveis de graduação e mestrado e um programa voltado à pesquisa no nível de doutorado. A faculdade oferece seus programas de mestrado nos formatos presencial e à distância. Para obter mais informações, visite www.ischool.syr.edu/about/.

Faculdade de Informação da Universidade de Washington
A cada ano, o mundo cria mais de 161 exabytes de novas informações, suficientes para preencher 2 bilhões de iPods de 80 GB. Essa quantidade de informações pode ser esmagadora. Os rigorosos estudos dos usuários e usos de informações realizados pela faculdade de Informação da Universidade de Washington ajudam a responder a importantes perguntas. Ao tentar resolver problemas sociais e técnicos importantes no campo das informações, a faculdade tornou-se um importante elo entre usuários de informações e criadores de sistemas de informações, conectando a sociedade com as informações de que precisam. Para obter mais informações, visite www.ischool.washington.edu/.

OCLC
Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso à informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outros pesquisadores de informação usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de maneira cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a localização de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, acesse o site da OCLC.

Zepheira
A Zepheira é uma empresa de serviços profissionais dos Estados Unidos composta por líderes em arquitetura da Web, padrões para Web semântica e princípios de dados vinculados, usados para obter integração dos dados armazenados pelas organizações em diversos sistemas e formatos. Os especialistas da Zepheira possuem um longo histórico de promoção de iniciativas de padrões da Internet e fornecimento de soluções construídas com padrões abertos e software de código aberto. Essas soluções aplicam princípios de computação social e se concentram em permitir que as comunidades colaborem na análise e administração de seus dados. As soluções da Zepheira beneficiam uma ampla gama de setores, como empresas de memória, indústrias, serviços financeiros, pesquisa na área médica e de ciências da saúde. A empresa é privada e possui escritórios em Virgínia, Ohio e Colorado. Para obter mais informações, visite: http://zepheira.com.

OCLC, WorldCat, WorldCat.org, QuestionPoint e Reference Extract são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136