Latin America and Caribbean

OCLC e The Combined Regions anunciam planos de lançar primeiro catálogo nacional de grupo das bibliotecas públicas do Reino Unido

BIRMINGHAM, Reino Unido, 6 de janeiro de 2011—

Novo catálogo compartilhado da Web visa aumentar visibilidade e uso dos recursos de bibliotecas públicas

A OCLC e as The Combined Regions anunciaram planos de lançar o primeiro catálogo britânico de grupo das bibliotecas públicas nacionais com acesso livre. Contendo os dados bibliográficos de 80% das bibliotecas públicas do Reino Unido, o serviço tornará possível para usuários da Web a busca simultânea em 9 milhões de registros bibliográficos e 50 milhões de acervos.

Ao aproveitar as informações já indexadas no WorldCat, o recurso on-line mais completo do mundo para a localização de materiais bibliográficos, esse catálogo de grupo personalizado fornecerá uma visão dos acervos enviados pelas 149 autoridades locais que possuem assinatura do pacote completo do UnityUK, a única rede nacional do Reino Unido para compartilhamento de recursos.

A iniciativa facilitará a localização dos dados bibliográficos pela Web. A indexação dos dados do WorldCat por mecanismos de busca, como Google e Yahoo!, aumentará muito a divulgação dos recursos das bibliotecas públicas e direcionará um tráfego significativamente maior para as bibliotecas locais.

Tendo como única despesa a assinatura do pacote completo do UnityUK, o serviço aumenta a visibilidade dos acervos das bibliotecas públicas, posicionando-as como fontes primárias de informação junto com outros recursos da Web.

Um acordo recente escrito pela OCLC, com colaboração das The Combined Regions, assegurando a manutenção do UnityUK e determinando importantes provisões para seu futuro como plataforma nacional de descoberta de recursos e empréstimos entre bibliotecas, abriu o caminho para o desenvolvimento desse novo catálogo de grupo. As duas organizações compartilham a ambição de obter um acesso maior às bibliotecas públicas. O acordo foi uma etapa fundamental para a realização dessa meta.

O presidente das The Combined Regions, Rob Froud, comentou sobre os planos: "Temos, há muito tempo, a ambição de criar um catálogo de grupo nacional e estamos entusiasmados por saber que conseguiremos isso em parceria com a OCLC. É um dos maiores desenvolvimentos para as bibliotecas públicas desde o People's Network: é a grande ideia de que as bibliotecas públicas precisam demonstrar seu valor combinado, sua relevância e acessibilidade em uma época em que o compartilhamento de recursos é mais importante do que nunca."

Esses sentimentos são compartilhados pelo vice-presidente de Gerenciamento global de produtos da OCLC, Robin Murray: "Este é um momento crucial para as bibliotecas públicas do Reino Unido. O foco nos serviços compartilhados e colaboração para aumentar a divulgação das bibliotecas públicas do Reino Unido, em meio a orçamentos decrescentes, nunca foi tão importante. A necessidade de empregar a tecnologia de novas maneiras para aumentar a visibilidade e o uso é o segredo.

Robin continua: "A OCLC está ciente dos desafios que as bibliotecas enfrentam hoje e nos dedicamos a maximizar o valor que nossos consumidores recebem de investimentos existentes. Nossa estratégia sempre foi de aproveitar os benefícios e eficiência da escala trazida pela cooperação e agregação de dados das bibliotecas. Essa iniciativa é a manifestação mais recente dessa abordagem, uma forma de fornecer uma solução simples e dimensionável para o desafio a longo prazo enfrentado pelas bibliotecas públicas do Reino Unido."

A primeira fase desse projeto é produzir uma "prova de conceito", que estará disponível, em março de 2011, para consulta das bibliotecas do UnityUK que possuem assinatura do pacote completo.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações

  • Bob Murphy

    Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136