Latin America and Caribbean

A API WorldCat Metadata habilita novos aprimoramentos no último lançamento do MarcEdit

 

MarcEdit, o popular pacote de software grátis de metadados de biblioteca, inclui nova funcionalidade que dará às bibliotecas membros do OCLC a capacidade de contribuir e aprimorar seus dados bibliográficos e de acervos dentro do WorldCat enquanto utilizam o MarcEdit. A nova funcionalidade fornecerá aos catalogadores uma nova maneira de interagir com seus dados OCLC, assim como fornecer outra opção para bibliotecas procurando simplificar seus fluxos de trabalho de metadados. A nova funcionalidade no MarcEdti é possível pelo apoio da API WorldCat Metadata, uma das muitas APIs (Application Programming Interfaces — Interfaces de programação de aplicativos) disponibilizados pela OCLC através da plataforma WorldShare.

O trabalho de integração entre os serviços de plataforma do MarcEdit e OCLC iniciou como uma discussão entre o autor do aplicativo, Terry Reese e Steve Meyer da OCLC, gerente técnico de produto WorldShare. O sr. Reese explicou que "a discussão realmente começou acerca da esperança de que pudéssemos encontrar alguns pontos de colaboração que beneficiariam nossas comunidades de usuários compartilhados. Durante algum tempo, fiquei sabendo de usuários do MarcEdit que estavam interessados em transferir alguns de seus gerenciamentos de acervos e tarefas de manutenção de registros para materiais específicos dentro do MarcEdit, mas foi o lançamento da API WorldCat Metadata da OCLC que ajudou a tornar essa integração uma realidade. Steve e John (Chapman) forneceram um retorno valioso durante todo o processo, ajudando a preencher as lacunas na documentação e um punhado de membros da comunidade MarcEdit forneceram os testes e retornos essenciais anteriores ao lançamento do aprimoramento".

Além da nova funcionalidade disponibilizada no MarEdit, o sr. Reese liberou o código fonte usado para interagir com uma variedade de Serviços de plataforma do WorldShare OCLC. A biblioteca de códigos, escrita em C#, está disponível via github em: https://github.com/reeset/oclc_api, e inclui suporte para a API Metadados da OCLC, API de busca, serviços de classificação web, e serviços FAST web. O sr. Reese observou que "fazer o trabalho de integração com o MarcEdit foi realmente apenas uma parte deste processo.. Esperamos que, ao compartilhar o código fonte, os desenvolvedores de bibliotecas sejam capazes de aproveitar o trabalho que fiz para ajudar a impelir seus próprios esforços e projetos inovadores".

Bibliotecaselegíveis para API que também usam o MarcEdit também serão capazes de enviar novos registros para o WorldCat ou criar novos registros derivados do WorldCat através do MarcEdit. Além disso, as bibliotecas agora podem atualizar os acervos WorldCat, com opções para adicionar ou excluir acervos em lotes.

Para utilizar os novos recursos no MarcEdit, as bibliotecas têm de solicitar uma Web Services Key (WSKey) que suporte tanto a API WorldCat Metadata quanto a API WorldCat Search. A WSKey habilita o OCLC a autenticar usuários e atividades de forma que as bibliotecas fiquem confiantes quanto à atualização de seus dados através de terceiros ou aplicativos implementados localmente. As WSKeys podem ser solicitadas através da Configuração de Serviços da OCLC e aplicativos utilizados no OCLC. Se as instituições já têm uma WSKey para as APIs WorldCat Metadata e WorldCat Search, elas podem colocar o novo recurso do MarcEdit em uso imediatamente.

O MarcEdit também utiliza dois serviços web da OCLC adicionais, em especial o serviço FAST para gerar cabeçalhos de assunto e Classify, para fornecer recomendações de classificação baseadas num número de controle.

"A integração do WorldCat com o MarcEdit foi possível através da plataforma WorldShare", diz Kathryn Harnish, diretora de experiência de rede da OCLC. “A cooperativa tem compartilhado dados por mais de 40 anos através da catalogação WorldCat. Agora, através da integração de APIs (em nível máquina para máquina) podemos habilitar um ecossistema no qual a equipe de biblioteca possa trabalhar no editor de sua escolha para gerenciar e compartilhar metadados. Ao integrar soluções como o MarcEdit, a API WorldCat Metadata simplifica os fluxos de trabalho, ajudando as bibliotecas a refletir acervos mais precisos no WorldCat com muito menos esforço".

As Bibliotecas OCLC que usam o MarcEdit são incentivadas a ir ao Serviço de configuração OCLC e solicitar uma WSKey para a API WorldCat Metadata. Depois, simplesmente conecte-a na área de preferências na versão mais recente (5.9) do MarcEdit. Mais informações relacionadas especificamente à integração do MarcEdit com as APIs WorldCat Metadata podem ser encontradas em: MarcEdit e a API OCLC Metadata: Introdução. Instruções sobre como solicitar uma WSKey e documentação para a API WorldCat Metadata estão disponíveis no site Rede do Desenvolvedor OCLC .

A Rede do Desenvolvedor OCLC organizou recentemente um workshop on-line sobre modos adicionais de utilizar a API WorldCat Metadata. Qualquer pessoa interessada está apta a baixar e utilizar a API WorldCat Metadata num ambiente de teste. É necessária uma assinatura para utilizar a WSKey em produção.

Sobre

Terry Reese é o chefe das Iniciativas Digitais na Universidade Estadual de Ohio. O sr. Reese foi anteriormente o presidente cinza dos Serviços de Biblioteca Inovadora nas Bibliotecas da Universidade Estadual de Oregon. Ele vem desenvolvendo e dando suporte ao MarcEdit e à comunidade de usuários do MarcEdit desde 1999. E-mail: reeset@gmail.com / reese.2179@osu.edu