Latin America and Caribbean

Coleções em destaque no CONTENTdm: Novembro de 2013

 

Organizações em todo o mundo estão usando o software de gerenciamento de coleções digitais CONTENTdm para criar centenas de coleções digitais excepcionais e oferecer acesso fácil a seus acervos exclusivos.

Neste mês, há quatro coleções da Coleção das Coleções CONTENTdm em destaque no site da OCLC. As coleções em destaque de novembro são Tribos Indígenas da América do Norte por McKenney e Hall, a Coleção Digital Railroadiana de Levi O. Leonard, Notas de Campo de Owen J. Gromme e The Newlyweds and Their Baby.

Tribos Indígenas da América do Norte por McKenney e Hall

Bibliotecas da Universidade de Washington

Litografias com texto e coloridas a mão da História das Tribos Indígenas da América do Norte, com rascunhos biográficos e anedotas sobre os principais chefes. Conta com 120 retratos, da galeria Indígena do Departamento de Guerra em Washington, por Thomas L. McKenney e James Hall (Filadélfia, E. C. Biddle, 1836-1844).
 
 

Coleção Digital Railroadiana de Levi O. Leonard

Bibliotecas da Universidade de Iowa

Levi O. Leonard (1854-1942) foi um historiados, jornalista e funcionário de longa data da Union Pacific e da Chicago, Rock Island & Pacific Railroads. Ele é coautor, com Jack T. Johnson, de A Railroad to the Sea (Trilhos para o Mar)(Iowa City: Midland House, 1939), sobre a construção da Union Pacific. Estão presentes nesta coleção mais de 3.500 imagens digitais que representam a dedicação de toda a vida de Leonard à preservação da história das ferrovias.

Notas de Campo de Owen J. Gromme

Biblioteca da Faculdade de Edgewood

Vinte e dois volumes de notas de campo que abrangem oito décadas da carreira de Owen J. Gromme como artista, ambientalista e ecologista. Amplamente considerado o John James Audubon do século XX, Gromme foi um ardente protetor dos recursos naturais do Wisconsin ao longo de sua vida. Estão incluídos na coleção três volumes da Expedição Cudahy-Massey de 1928 a 1929, a expedição que criou as coleções de história natural africana do Museu Field em Chicago e do Museu Público de Milwaukee.

The Newlyweds and Their Baby

Bibliotecas da Universidade Commonwealth da Virgínia

Os Newlyweds (recém-casados) foi a primeira tirinha para jornais voltados à família norte-americana. Criada em 1904 por George McManus e publicada no New York World, a tirinha era centrada em um elegante jovem casal. O bebê Snookums foi introduzido em 1907 para completar a unidade familiar. Os gibis norte-americanos tiveram origem no início da década de 1900 com a reimpressão de tirinhas de jornal populares e eram vendidos em bancas de jornais. The Newlyweds and Their Baby (1907) é um exemplo de um gibi antigo com capa dura, com papel brilhante de alta gramatura e impressão em cores. A cópia da biblioteca contém um rascunho feito por McManus do bebê Snookums.