Latin America and Caribbean

O Centro Harry Ransom da Universidade do Texas, em Austin, acaba de lançar uma coleção de imagens digitais on-line com tecnologia do CONTENTdm da OCLC. Leia abaixo a notícia do Centro Ransom

O Centro Harry Ransom, um museu e biblioteca de pesquisa de áreas de humanidades da Universidade do Texas, em Austin, lançou uma nova plataforma de imagens digitais disponíveis gratuitamente de materiais da coleção em seu site. O novo site, http://hrc.contentdm.oclc.org, contém mais de 8.000 itens e continuará crescendo conforme novas imagens digitalizadas forem acrescentadas regularmente.

Atualmente, a coleção inclui fotografias de Lewis Carroll, manuscritos de Charlotte e Emily Brontë, cadernos de anotações de Harry Houdini, trabalhos do artista Frank Reaugh e itens da extensa coleção circense do Centro Ransom, que inclui materiais relacionados a artistas como P. T. Barnum, Ringling Bros. e Barnum & Bailey.

A plataforma de coleções digitais oferece acesso às coleções do Centro Ransom para estudantes, acadêmicos e membros do público que não podem visitar o Centro. Ela é também uma maneira dos visitantes acessarem materiais frágeis ou coleções que existem em formatos desafiadores, como objetos pessoais e trajes. Um exemplo é uma coleção de negativos em placa de vidro que documentam performance teatrais no final do século XIX e início do século XX . A frágil coleção antes era inacessível, mas os negativos foram digitalizados e convertidos em imagens positivas para a coleção digital.

Outra coleção digital, a coleção de arte de Frank Reaugh inclui as mais de 200 obras de arte - a maioria, paisagens em pastel - da coleção Reaugh do Centro Ransom. As partes frontal e traseira de cada obre de arte foram digitalizadas dentro e fora de sua moldura para criar um registro fotográfico completo do objeto original. Os visitantes on-line podem ver partes das obras que não seriam visíveis se as obras emolduradas fossem vistas na sala de leitura do Centro.

"A missão de instituições culturais como o Centro Ransom é trazer progresso ao mundo acadêmico", afirmou Elizabeth Gushee, bibliotecária responsável pelas coleções digitais do Centro Ransom. "Ao fornecer on-line coleções de materiais raros, o Centro Ransom está criando novas oportunidades para que acadêmicos interajam com esses materiais, facilitando novos usos potencialmente transformadores das coleções únicas do Centro."

Visitantes do site do Centro Ransom podem pesquisar dentro das coleções ou entre coleções, frequentemente chegando a materiais relacionados. Ferramentas adicionais possibilitam que os usuários folheiem livros, ampliem imagens e comparem imagens de páginas com transcritos que as acompanham e que posem ser pesquisados usando texto.

As coleções estão sendo adicionadas continuamente, e os projetos de digitalização planejados incluem as fotografias da fotógrafa do século XIX Julia Margaret Cameron e fotografias e imagens da coleção de dança de Fred Fehl.

Este projeto foi possibilitado por fundos da Booth Heritage Foundation.

[O boletim de imprensa original do Centro Harry Ransom da Universidade do Texas, em Austin, com data de 11 de novembro de 2013, está disponível em: http://www.utexas.edu/news/2013/11/11/ransom-center-online-collection/]