Latin America and Caribbean

Aumentando a visibilidade do conteúdo digital: uma nova versão do WorldCat Digital Collection Gateway

 

A OCLC está feliz em anunciar uma nova versão do WorldCat Digital Collection Gateway (versão 2.8). O Digital Collection Gateway é a ferramenta de autosserviço que permite que os gerentes de repositórios exponham os metadados de sua biblioteca, museu ou arquivo por meio do WorldCat e todos os seus associados.

Recursos da nova versão (versão 2.8)

Com a nova versão, a OCLC adicionou mais recursos para dar suporte ao aumento da visibilidade de coleções digitais exclusivas de acesso aberto, entre eles:

  • Mapeamento de miniaturas. Se os metadados de seu repositório incluem URLs de miniatura, agora você pode mapear a URL para que a miniatura seja exibida no WorldCat Local e no WorldCat.org.
  • Lista de A a Z. Todos os repositórios que você registrar são sempre inclusos na Lista de A a Z de colaboradores da coleção OAIster no WorldCat. Se você incluir uma descrição do repositório na resposta do OAI Identify de seu repositório, esses detalhes serão inclusos na entrada da lista de A a Z de seu repositório.
  • Descrições de coleção. Se seu repositório inclui descrições de suas coleções na resposta ao OAI ListSets essas descrições são incluídas no WorldCat como registros de descrição de coleção. O Digital Collection Gateway agrega valor às descrições de coleções e registros de item quando as descrições de coleção existem. O Digital Collection Gateway adiciona links de pesquisa para recuperar todos os itens de uma coleção e cada registro de item inclui um link para sua descrição de coleção associada.

Recursos lançados anteriormente em 2012

Além disso, esses recursos do Digital Collection Gateway que foram lançados anteriormente em 2012, foram aprimorados para melhor desempenho na versão 2.8:

  • Habilidade de pesquisa adicionada à função de mapa de metadados. Os usuários agora podem pesquisar um identificador de registro OAI específico ao editar o mapa de metadados de uma coleção. Esse recurso torna-se útil para grandes coleções que podem ter registros particulares com características que causam erros de validação. O usuário pode procurar o identificador de registro OAI no Gateway Sync Report e então colá-lo na caixa de pesquisa para navegar diretamente até o registro com erro.
  • Mais campos de notas MARC disponíveis para mapeamento. Quando um usuário seleciona Mais -> Exibir campos não mapeados, muito mais campos de “notas” MARC são apresentados a ele para dar suporte a descrições de conteúdo digital. Novos campos incluem 518, 520, 530, 533 e 820.
  • Ajuda detalhada para o teste de registro no repositório. Quando um usuário está registrando um novo repositório, uma ajuda de solução de problemas detalhada é apresentada depois que o repositório passou por testes de compatibilidade com o Digital Collection Gateway.
  • O Gateway atualiza o nome de exibição do repositório caso ele seja alterado. Se um repositório alterar o nome de exibição do repositório na resposta do OAI-PMH, o Digital Collection Gateway perceberá e usará essa alteração em todas as exibições de interface de usuário. Anteriormente, o Digital Collection Gateway salvava o nome de exibição na hora da inscrição e não o atualizava mais.

Muito obrigado a todos os usuários do Digital Collection Gateway, do CONTENTdm e outros administradores de repositório OAI que sugeriram essas melhorias úteis nos recursos!