Latin America and Caribbean

O vigésimo milionésimo registro adicionado ao WorldCat por meio do WorldCat Digital Collection Gateway

 

Um registro com o título Consilience (o periódico de desenvolvimento sustentável da Columbia University desde 2008), marca o vigésimo milionésimo registro a ser colhido para o banco de dados do WorldCat através do WorldCat Digital Collection Gateway.

Essa notícia da OCLC foi republicada do artigo da Columbia University Libraries, "New Website Launch and Metadata Milestone for Consilience, The Journal of Sustainable Development," datado de 28 de junho de 2012. Ele foi republicada com permissão da Columbia University Libraries. [Exibir oartigo original.]

O Consilience, o periódico da Columbia University sobre desenvolvimento sustentável desde 2008, lançou seu novo site. Ao oferecer uma plataforma pública para um diálogo interdisciplinar sobre desenvolvimento sustentável e ao publicar artigos acadêmicos, textos de opinião, notas de campo, colunas editoriais e ensaios fotográficos, o Consilience espera encorajar a "comunidade global a pensar mais ampla, completa e analiticamente sobre o desenvolvimento sustentável". O periódico está aberto para acesso, é revisado por especialistas e indexado, e é dirigido totalmente por estudantes de graduação e pós-graduação sob a direção do corpo docente de Columbia.

O novo site do Consilience, desenvolvido pelo Columbia's Center for Digital Research and Scholarship (CDRS, centro de pesquisa digital e bolsas de Columbia) e com licença Creative Commons BY-NC-ND, permitirá aos usuários interagir de forma completa com os novos recursos do site, que incluem uma nova página inicial e um leiaute de ensaio fotográfico para o conteúdo do periódico:

"Sendo um periódico on-line, o site do Consilience é essencial para o conteúdo do periódico e para expandir nossa base de leitores. Nosso site atualizado oferece uma página inicial mais interativa, um leiaute de ensaios fotográficos mais cheio de vida e atraente, uma coluna de Instruções expandida e uma experiência de usuário em geral mais simples. Estamos empolgados com essas melhorias e gostamos muito de trabalhar com o CDRS em um projeto tão bem-sucedido", disse Kelsey Umemoto, editora-chefe do Consilience.

Foi um prazer para o CDRS, que também desenvolveu o site anterior do Consilience continuar trabalhando com a equipe do Consilience para desenvolver seu novo site.

"Desenvolver novamente o site do Consilience para oferecer aos estudantes, pesquisadores, professores e profissionais de uma variedade de disciplinas um espaço público academicamente rigoroso e altamente interativo, no qual eles podem se envolver diretamente com a comunidade do desenvolvimento sustentável, isso é imensamente empolgante", disse a diretora do CDRS, Rebecca Kennison.

Este ano também marca o Consilience como o marco do vigésimo milionésimo metadado da OCLC, que desde 1967 é uma organização de membros de serviço e pesquisas de bibliotecas informatizadas sem fins lucrativos dedicada aos objetivos públicos de ampliar o acesso às informações no mundo e reduzir os custos das bibliotecas.

Geri Ingram, gerente dos serviços de usuário para os OCLC Digital Collection Services, disse sobre o marco: "A OCLC parabeniza o Center for Digital Research and Scholarship da Columbia University assim como o Directory of Open Access Journals (DOAJ) por sua contribuição exemplar para as bolsas de acesso aberto. Um registro com o título Consilience; , o periódico de desenvolvimento sustentável, marca o vigésimo milionésimo metadado a ser colhido para o banco de dados do WorldCat através do WorldCat Digital Collection Gateway."

Como colaborador da coleção de iniciativas de arquivos abertos OAIster da OCLC, o DOAJ agora é recolhido para o WorldCat por meio do Digital Collection Gateway, a ferramenta de autosserviço que permite que os gerentes de repositórios exponham seus metadados por meio do WorldCat e de seus associados. Esse registro bibliográfico é vinculado diretamente ao periódico e pode ser visualizado em: http://www.worldcat.org/title/consilience-the-journal-of-sustainable-development/oclc/695323567.

Claire Cocco, Diretora do OCLC Digital Collection Services, acrescentou: "Atualmente, há mais de 20 milhões de registros de metadados que descrevem materiais digitais com acesso aberto no WorldCat — isso é um aumento significativo comparado aos poucos milhões de somente um ano atrás. O objetivo da OCLC é oferecer a infraestrutura, os serviços e o suporte para ajudar a maximizar a visibilidade do conteúdo digital no mundo todo. Ao compartilhar metadados no WorldCat usando o WorldCat Digital Collection Gateway, as instituições estão criando um recurso de primeira linha para pesquisadores descobrirem e usarem seus materiais digitais únicos sem intermediários."

Sobre o DOAJ
O Directory of Open Access Journals (diretório de periódicos de acesso aberto) oferece acesso a milhares de artigos gratuitos, com texto completo, de periódicos científicos e acadêmicos cobrindo todas as áreas e vários idiomas. O DOAJ ganhou o prêmio europeu ARL SPARC em 2009 por realizações extraordinárias em comunicações acadêmicas.

Sobre a OCLC
Fundada em 1967, a OCLC é uma organização de pesquisa e serviço de bibliotecas computadorizadas sem fins lucrativos e organizada por membros dedicada aos objetivos públicos de expandir o acesso a informações no mundo e reduzir os custos das bibliotecas. Mais de 72.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise no WorldCat na Web em www.worldcat.org. Para obter mais informações, acesse www.oclc.org.

O Center for Digital Research and Scholarship (CDRS) forma uma parceria com pesquisadores e acadêmicos para compartilhar novos conhecimentos. Usando novas mídias inovadoras e tecnologias digitais, o CDRS fortalece a comunidade de pesquisa de Columbia com as ferramentas on-line e serviços necessários para aproveitar ao máximo a comunicação, colaboração, compartilhamento de dados e preservação acadêmicos. Mais informações sobre nossos serviços e projetos estão disponíveis em http://cdrs.columbia.edu. O CDRS faz parte da divisão de programas digitais e serviços de tecnologia dos serviços de informação/bibliotecas da Columbia University.