Latin America and Caribbean

Última versão dos Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare apresenta melhorias expressivas

 

A última versão dos Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare continua oferecendo a mesma estratégia de desenvolvimento confiável e transparente apresentada na versão piloto em julho de 2010 e na versão disponibilizada ao público geral em julho de 2011.

As melhorias nos serviços integrados da OCLC, como o WorldCat Local e a base de conhecimentos do WorldCat, também representam grandes vantagens aos usuários dos Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare.

Mantendo o foco e o compromisso globais do WorldShare, estamos preparando a abertura de um novo centro na Austrália, com previsão para março, e novas opções de moeda já foram adicionadas aos Serviços de gerenciamento WorldShare para suportar as operações do setor de Aquisições.

Destaques desta nova e avançada versão:

  • Disponibilizada sem custo adicional aos usuários dos Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare, oferece suporte para o protocolo SIP2 utilizado nas recém-adquiridas máquinas de autosserviço de retirada de itens.
  • O recurso de consórcio da base de conhecimentos do WorldCat está disponível para que grupos possam compartilhar coleções e acervos bibliotecários com todos os membros.
  • Novos conteúdos foram adicionados ao WorldCat Local – a interface do usuário e mecanismo de busca unificada para a descoberta de recursos dos Serviços de gerenciamento WorldShare. Novas parcerias com as principais editoras do mundo resultaram na adição de importantes coleções e conteúdos ao WorldCat Local. Os usuários agora têm acesso a mais de 1.700 bancos de dados e coleções, e mais de 650 milhões de artigos.
  • A funcionalidade de busca de textos integrais do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) a partir do WorldCat Local foi implementada após a adição de conteúdos de texto completo do IEEE ao índice central do WorldCat Local. A busca de textos integrais também está disponível para coleções da BioOne e Emerald, e novos conteúdos de outras fontes serão adicionados continuamente.

Em breve, as bibliotecas poderão conceder a usuários específicos (por exemplo, usuários encarregados da seleção de tópicos) o direito de enviarem pelo WorldCat Local uma lista de títulos para possível aquisição. A lista cria um pedido de compra padrão no setor de Aquisições do WorldShare que pode ser aprovado e processado de acordo com os procedimentos da biblioteca.

Várias outras melhorias relacionadas aos setores de Circulação, Aquisições e outras áreas funcionais são apresentadas em detalhes no documento integral das Notas de versão, disponível no Centro de suporte ao usuário (é necessário fazer login).

Os Serviços de gerenciamento OCLC WorldShare fornecem às bibliotecas uma nova estratégia de gerenciamento colaborativo dos serviços bibliotecários, que inclui serviços integrados de aquisições, catalogação, circulação, compartilhamento de recursos, gerenciamento de licenças e administração de usuários, assim como uma ferramenta de última geração para a descoberta de recursos pelos usuários.