Latin America and Caribbean

Aprimoramentos de novembro de 2011 no Compartilhamento de recursos do WorldCat

 

No dia 13 de novembro, a OCLC lançou uma série de aprimoramentos do serviço de Compartilhamento de recursos do WorldCat. Entre eles, a capacidade de atualizar uma solicitação como LOST (PERDIDO), URLs com links ativos no campo ALERTA e outros, para conferir a você mais controle e ajudar a tornar mais rápidos os processos de fazer e atender a solicitações.

Os seguintes novos recursos estão incluídos nas assinaturas de Resource Sharing do OCLC sem taxa adicional para os assinantes:

Capacidade de atualizar uma solicitação para LOST (PERDIDO)
Agora o Compartilhamento de recursos do WorldCat tem suporte para que a biblioteca que recebe o empréstimo atualize o status da solicitação como LOST (PERDIDO) quando confirmar que um item emprestado foi perdido.

URLs no campo ALERTA agora são "ATIVOS"
O campo ALERTA no formulário de ILL do Compartilhamento de recursos do WorldCat agora tem suporte para links ativos. Se um URL válido for colocado no campo ALERTA por alguém que faz o empréstimo, a biblioteca que recebe o empréstimo poderá clicar no link e acessar o URL. Antes, a biblioteca que recebe o empréstimo precisava copiar e colar o URL em um navegador. A funcionalidade de links ativos tem suporte para o recém introduzido serviço de fornecimento de livros eletrônicos da Ingram Digital. Quando uma biblioteca solicitar um livro eletrônico da Ingram Digital por meio do símbolo do IDILL, a Ingram colocará o URL para o livro eletrônico no campo ALERTA. Com este aprimoramento, as bibliotecas podem clicar no URL diretamente a partir do formulário do Compartilhamento de recursos do WorldCat e acessar a página do livro eletrônico.

Um desvio pelo LHR (registro de acervo local) será exibido quando for feito o desvio de uma solicitação com base no byte definido no LHR
Quando uma biblioteca que faz um empréstimo tiver definido o desvio de um item específico usando o byte do acervo no LHR no registro bibliográfico, o Compartilhamento de recursos do WorldCat exibirá a regra de desvio como "AUTO-DEFLECTION: LHR" ("DESVIO AUTOMÁTICO:LHR"). Isto também aparecerá nos relatórios de Motivos para rejeição das Estatísticas de uso da OCLC.

Campo Article (Artigo) separado em Article Author (Autor do artigo) e Article Title (Título do artigo)
Para dar suporte à futura migração para o novo serviço de fornecimento, o Compartilhamento de recursos do WorldCat irá modificar o formulário de ILL para corresponder mais precisamente ao novo formulário que será disponibilizado no futuro serviço de fornecimento. O atual campo Article (Artigo) que contém o autor e o título do artigo será separado em dois campos distintos, Article Author (Autor do artigo) e Article Title (Título do artigo).

Ferramentas aprimoradas de estatística e análise de ILL
Uma nova ferramenta de análise chamada "The Journal Titles Borrowed Report" ("Relatório dos títulos de periódicos emprestados") fornecerá aos assinantes do Compartilhamento de recursos do WorldCat até 12 meses de dados que relacionam o número total de periódicos solicitados pela biblioteca. O relatório inclui o número de títulos de periódicos solicitados e o número de atendimentos. Além do título do periódico, o relatório também inclui o número de registro na OCLC e o ISSN.

Aprimoramentos nas estatísticas incluem:

  • Formato do tempo de entrega atualizado de dias para dias/horas/minutos/segundos
  • Estatísticas adicionais para o serviço de Direct Request para ILL da OCLC
  • Estatísticas adicionais para assinantes da base de conhecimentos do WorldCat

Para assinantes do compartilhamento de recursos com seus acervos na base de conhecimentos do WorldCat:

  • Suporte para Direct Request de capítulos de livros eletrônicos.
    Bibliotecas cujas informações sobre os acervos estão na base de conhecimentos do WorldCat agora poderão criar um perfil de Direct Request com suporte para o manuseio de solicitações de capítulos de livros eletrônicos permitindo a busca por livros eletrônicos como uma cópias ou não retornáveis
  • Capacidade de fornecer a quem faz o empréstimo direitos de licenciamento de ILL para emprestar todo o conteúdo eletrônico
    O Compartilhamento de recursos do WorldCat agora exibirá a quem faz o empréstimo declarações explícitas de que a pessoa não pode emprestar conteúdo eletrônico com base em seu contrato de licença para o título de periódico em questão.

O Article Exchange será lançado em breve como uma opção de serviço no Compartilhamento de recursos do WorldCat, ILLiad e VDX/Navigator. Após a disponibilização do recurso, para enviar um arquivo para o Article Exchange a biblioteca deverá ser assinante do Compartilhamento de recursos do WorldCat com uma autorização válida da OCLC. Para obter mais informações, visiteArticle Exchange na web.