Latin America and Caribbean

BibMe, parceiro de tráfego do WorldCat.org, ajuda estudantes a economizarem tempo em bibliografias

 

A OCLC dá as boas-vindas a um novo parceiro, o BibMe, que vem integrar sua crescente lista de sites parceiros de tráfego do WorldCat.org. O BibMe é um criador de citações automáticas on-line compatível com formatação MLA, APA, Chicago e Turabian.

O site gratuito teve início em maio de 2007, como um projeto de estudantes na Universidade Carnegie Mellon, e cresceu desde então, alcançando mais de 1 milhão de usuários registrados, com mais de 7,8 milhões de bibliografias e 25,5 milhões de citações geradas até o momento. Agora, ele usa os dados do WorldCat, disponibilizados pela API de pesquisa do WorldCat, para preencher informações de citações para livros. O recurso de preenchimento automático do serviço também fornece informações automaticamente para revistas, jornais, sites, periódicos e filmes.

“Agora que estamos puxando dados do WorldCat,” explicou o cofundador Kevin Liebler, “nossa capacidade de pré-preencher citações com nosso recurso de preenchimento automático aumentou imensamente. Nossa parceria com a OCLC para usar os dados do WorldCat melhorou muito a capacidade dos estudantes gerarem uma bibliografia completa e precisa, de modo rápido e fácil. Nossos usuários se beneficiam com os esforços cooperativos das bibliotecas do mundo: as informações são fornecidas a eles, eles não precisam encontrá-las por conta própria.”O

BibMe usa o WorldCat e outros bancos de dados, como o FindArticles, para preencher informações de citação rapidamente. Depois, formata e compila uma bibliografia de acordo com as diretrizes de qualquer manual de estilo que o usuário selecionar. A entrada manual também é uma opção.

O BibMe é um dos vários aplicativos de citação automatizada que incluem dados de bibliotecas extraídos do WorldCat. O EasyBib é outro site que usa dados do WorldCat, além da funcionalidade integrada disponível no WorldCat.org, que exporta dados para pacotes populares de software de citação, como RefWorks, EndNote e EasyBib.

A API de pesquisa do WorldCat está disponível para todos os interessados em criar sites, mash-ups ou aplicativos para celular sem fins comerciais que incluam dados de biblioteca. Sites de terceiros, como o BibMe, usam a API de pesquisa do WorldCat por meio de acordos de parceria.

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »