Latin America and Caribbean

Hope International University ativa o os Serviços de gerenciamento na Web da OCLC

 

Leia abaixo um post do blog de Robin Hartman, diretor de serviços bibliotecários, e do site da biblioteca Darling da Hope International University.

Segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os Serviços de gerenciamento na Web estão ativos!

Robin Hartman, DirectorVocê reconhece esta antiguidade? (Não o bibliotecário, mas o catálogo de fichas). Em 1999, aposentamos nosso catálogo de fichas e começamos a usar o primeiro sistema integrado de bibliotecas. Atualmente, a biblioteca Darling "está ao vivo" com os Serviços de gerenciamento na Web,
um tipo completamente novo de sistema integrado de bibliotecas. Fomos um dos primeiros a participar e há meses vínhamos trabalhando para chegar ao dia de hoje.

O que isso significa?

A partir de hoje, nosso sistema completo está "na nuvem" -- incluindo circulação, catalogação e aquisições. Mas embora isso seja bem revolucionário no universo das bibliotecas, nossos usuários provavelmente nem perceberão a diferença.

A mudança mais óbvia e significativa é nosso catálogo de acesso público on-line. Agora, o WorldCat Local é a ferramenta de descoberta que você usará para “Procurar livros e muito mais”. Até hoje, o "muito mais" significava livros eletrônicos, vídeos, gravações de som, periódicos e assim por diante. Mas agora, você também poderá procurar artigos nos bancos de dados de pesquisa ao mesmo tempo.

Você começará a ver caixas como a que está logo abaixo convidando-o a fazer uma busca federada por todo o site da biblioteca. Esperamos até mesmo que os alunos on-line vejam essa caixa dentro de seus cursos dentro em breve -- tornando possível "ir até a biblioteca" sem sair de sua sala de aula!

Achamos que nossos alunos adorarão isso. Digamos que eles estejam redigindo um trabalho, e que o professor exija que usem pelo menos um livro e três artigos publicados em periódico acadêmico na bibliografia. Em nosso antigo sistema, eles teriam que procurar o livro no catálogo e descobrir quais bancos de dados usar para encontrar os três artigos. ProQuest? EBSCOhost? ATLA Religion Databases? PsychInfo? Talvez fosse necessário fazer login em mais de um desses (um de cada vez) e aprender como navegar nos recursos de pesquisa de cada um para encontrar os artigos desejados. Isto fará com que economizem tempo -- um bem precioso!

Por padrão, o WorldCat Local pesquisa todos os nossos 11 bancos de dados ao mesmo tempo! Após obter os resultados de pesquisa, você será capaz de limitar sua lista a determinados formatos, como livros, livros eletrônicos, artigos, vídeos ou qualquer combinação dos mesmos, sobre um assunto específico. Ou você pode refinar sua pesquisa clicando em um autor ou ano de publicação específico, entre outras coisas.

Ele também oferece opções de busca avançada para fãs de pesquisa com operadores booleanos e, para aqueles que estão prontos para restringir ainda mais e se aprofundar em sua busca, os bancos de dados individuais ainda estarão disponíveis. (Mais nas próximas semanas.)

Ainda há muito mais a dizer sobre isso, mas por enquanto, vá em frente e dê uma volta. Teste os pneus e diga-nos o que achou!

Fique ligado para saber mais!

[Visite o post original do blog no site da biblioteca Darling da Hope International University.]