Latin America and Caribbean

Reunião dos membros

Torne-se um membro

Junte-se a outras bibliotecas para aprimorar a biblioteconomia

A associação à OCLC proporciona acesso a recursos globais que recebem sustentação da comunidade de bibliotecas, museus e arquivos da cooperativa. A OCLC foi fundada sobre o princípio fundamental de que, ao compartilhar propriedade intelectual, as bibliotecas poderiam cumprir melhor sua missão de tornar o conhecimento do mundo mais acessível. Através da associação, as bibliotecas contribuem com a cooperativa e se beneficiam dos serviços, da pesquisa e dos programas de apoio e promoção.  

Entre em contato conosco para falar de sua associação


Bruce Newell

"A OCLC é a expressão por parte das bibliotecas de nossas esperanças e sonhos. Juntos, podemos fazer coisas incríveis, independentemente de onde estamos no mundo ou de nossa situação".

Bruce Newell
Diretor da Rede de Bibliotecas de Montana na Biblioteca Estadual de Montana (de 1999 a 2006);
delegado no Conselho de membros da OCLC (de 2000 a 2006);
membro do Conselho de administração da OCLC (de 2006 a 2012)


Tornando-se um membro da OCLC

Muitas instituições tornam-se membros contribuindo para o WorldCat — o maior banco de dados bibliográficos do mundo e a base da estratégia de dados compartilhados da cooperativa — com acervos como uma instituição única ou como membro de um consórcio, ou ainda por meio de biblioteca estadual ou nacional. As bibliotecas podem pertencer a um grupo, mas não se envolverem diretamente com a OCLC e ainda assim se qualificarem para a associação à OCLC.

Embora não haja nenhuma taxa de associação separada para se juntar à OCLC, os membros contratualmente concordam em participar dos serviços cooperativos. Parte da manutenção da associação à cooperativa também inclui completar pelo menos uma das atividades a seguir por ano:

  • Contribuição de metadados
  • Compartilhamentos de informações de acervo
  • Compartilhamento de conhecimento especializado e recursos da equipe, incluindo a participação em nossa cooperativa de referências virtual
  • Disponibilização de conteúdo digital a outros membros pelo WorldCat Digital Collection Gateway
  • Compartilhamento de materiais pelos serviços da OCLC, como Empréstimo entre bibliotecas do WorldShare, ILLiad ou outros serviços
  • Assinatura ou contratação de um sistema de gerenciamento de biblioteca da OCLC que facilitará o compartilhamento global quando a transição para o WorldShare tiver sido concluída.

Veja todas as atividades qualificadoras por serviço da OCLC (PDF)