Latin America and Caribbean

UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles)

Salve conteúdos digitais em risco e exclusivos

A biblioteca da UCLA, um membro ativo da parceria de bibliotecas de pesquisa da OCLC, está frequentemente no auge da inovação, e fornecer acesso a manuscritos gerados digitalmente é apenas o exemplo mais recente. "Este é um de nossos principais objetivos estratégicos e a importância da coleção de e-mails da autora Susan Sontag deu a nossos esforços um grande estímulo", explica Tom Hyry, diretor de coleções especiais da biblioteca da UCLA. Curadores agora levam em consideração questões associadas a conteúdo gerado digitalmente conforme negociam novas aquisições.

O ciclo de vida de gerenciamento dos materiais gerados digitalmente é familiar: aquisição, ingestão, processamento, metadados, preservação, entrega —, mas as habilidades técnicas especializadas, hardware, software e as necessidades de preservação são novas e intimidam.

O relatório do OCLC Research Você tem que andar antes de poder correr: Os primeiros passos para gerenciar conteúdos gerados digitalmente em mídias físicas inspiraram a iniciativa "Jump In" da Sociedade de arquivistas americanos, na qual dezenas de arquivos seguiram as diretrizes do relatório para fazer o inventário da mídia de computadores físicos. A biblioteca da UCLA participou a fim de entender itens não processados enquanto continuava a focar sua atenção principal a novas aquisições.

A arquivista Gloria Gonzales (na imagem à direita) localizou uma grande variedade de mídias de risco em 42 coleções, incluindo cartões perfurados, fitas magnéticas, disquetes, CDs, DVDs, unidades zip e discos rígidos. Ela então encarregou-se da complexa tarefa de criar uma estação de trabalho de perícia digital, a qual permitiu que ela processasse os e-mails de Sontag. Pesquisadores agora podem estudá-los na sala de leitura de coleções especiais e o biógrafo autorizado de Sontag foi o primeiro ansioso leitor a fazê-lo.

"O OCLC Research tem sido um verdadeiro parceiro em ajudar que o sistema de arquivos progrida vendendo o desafio da "gestação digital" em partes realizáveis... Como trabalhamos com doadores, nós sempre perguntamos sobre o conteúdo digital e estamos preparados para capturar, processar e prover acesso a ele. Os pesquisadores estão surpresos e encantados".

Tom Hyry, diretor de coleções especiais da biblioteca da UCLA

Uma próxima iniciativa é uma conjunção com o piloto SWAT (software e estação de trabalho para tecnologias obsoletas), com base no relatório Aplicando o SWAT na cauda longa da mídia digital: um chamado à colaboração. A biblioteca da UCLA está trabalhando com a UC Irvine para conseguir ajuda com a transferência de conteúdo da mídia que a UCLA não consegue ler internamente. Cada passo os leva adiante na preservação e na provisão de acesso ao conteúdo gerado digitalmente.

ucla_born_digital
Mapa mostrando a localização da UCLA

Visão geral da biblioteca

  • Classificada entre as melhores dez bibliotecas acadêmicas da América do Norte
  • Um dos maiores depósitos bibliográficos de pesquisa de títulos de arquivos no país, com mais de 3.600 coleções de manuscritos
  • Os títulos de todas as bibliotecas da Universidade da Califórnia juntas ficam atrás apenas da Biblioteca do Congresso em tamanho

Histórias relacionadas

bucknell-students-rs

Aumente o uso com aquisição orientada à demanda

Bucknell University's move to demand-driven acquisition helped save money and provide better access to resources for faculty and students.

mount-mercy-rs

Consiga alunos para seus materiais licenciados

Mt. Mercy University uses WMS and the WorldCat knowledge base to make the management and discovery of e-content easier for librarians and students.