Latin America and Caribbean

Biblioteca Pública de Seattle

Aumente a acessibilidade a coleções especiais digitalizadas

Biblioteca Pública de Seattle

Logomarca da Biblioteca Pública de Seattle

"Para que nossas coleções digitais on-line sejam bem sucedidas, as pessoas têm que saber que nós as temos, e as pessoas têm que conseguir encontrá-las".

Bo Kinney
Bibliotecária de coleções especiais

Em 2008, a Biblioteca Pública de Seattle conseguiu dar um passo à frente com sua visão de digitalizar suas coleções sobre a história de Seattle para aumentar tanto a acessibilidade como o uso ao mesmo tempo que conservava frágeis originais. A biblioteca queria uma solução de gerenciamento de conteúdo digital flexível que pudesse permitir personalização; Além disso, a solução tinha que ser gerenciada por uma pequena equipe de coleções especiais com recursos de TI limitados. Eles escolheram o CONTENTdm para gerenciar, entregar e preservar suas coleções digitais on-line.

"Nós fomos atraídos ao CONTENTdm porque é uma plataforma tão amplamente utilizada", diz Bo Kinney, bibliotecária de coleções especiais. "Isso é importante tanto para a sustentabilidade, pois queríamos usar algo que fosse durar por algum tempo, como para a operação entre recursos, pois queríamos que nossos materiais fossem integrados dentro das maiores coleções bibliográficas do mundo".

"Com o CONTENTdm, a customização do site é simples o suficiente para que os bibliotecários não precisem de um conhecimento técnico especializado. Pensando de maneira ampla, nós poderíamos personalizar quanto quiséssemos".

"O CONTENTdm [por ser um serviço da OCLC], tinha um apelo de venda muito forte, tanto pelo fator sustentabilidade como pela possibilidade de integrar aquelas coleções com outros produtos da OCLC através do WorldCat".

A equipe da Biblioteca Pública de Seattle pode personalizar suas interfaces de usuários tendo apenas uma pequena ajuda de TI. E, devido ao fato de que o CONTENTdm é uma solução honesta, a OCLC fornece atualizações, manutenção de sistema e suporte técnico que ajuda a minimizar o trabalho da equipe.

Com uma pequena equipe de coleções especiais, a Biblioteca Pública de Seattle prioriza a qualidade acima da quantidade quando se trata de coleções digitais. "É importante reconhecer a necessidade do nível profissional na criação de projetos digitais", diz Bo. "Metadados de alta qualidade realmente tornam sua coleção mais fácil de usar e mais significativa para seu usuário final".

A equipe tem trabalhado a fim de integrar suas coleções em banco de dados mais abrangentes, incluindo o WorldCat. "Nós não queríamos que as pessoas tivessem que procurar em cinco lugares diferentes quando estivessem procurando registros da história de Seattle", acrescenta Bo. A equipe também está criando uma consciência com relação às suas coleções especiais, fornecendo links rápidos para a página inicial da biblioteca, promovendo novas coleções através de eventos especiais e influenciando as mídias sociais ao compartilhar imagens e organizando discussões entre a comunidade.

Ao mesmo tempo em que Bo e as outras equipes têm planos em andamento para avançar nessa iniciativa de digitalização, eles reconhecem a contribuição que o esforço tem feito desde seu início. "Digitalizar coleções especiais tem benefícios reais para a biblioteca e para a comunidade. Torna nossos materiais históricos mais acessíveis localmente, nacionalmente e internacionalmente assim como ajuda a preservar os frágeis originais reduzindo a necessidade de usá-los".

Produtos e programas relacionados

CONTENTdm

Mapa mostrando a localização da Biblioteca Pública de Seattle

Visão geral da biblioteca

  • Fundada em 1891
  • Consiste de uma Biblioteca Central, 26 filiais próximas e serviços de biblioteca móvel
  • Coleção total de 2,4 milhões de livros e outros itens
  • Uma imponente Biblioteca Central, com 11 andares e 362.987 metros quadrados foi construída em 2004, por aclamação internacional

Histórias relacionadas

charlotte-mecklenburg-rs

Capacite a equipe para aprender por si só

Saiba como o programa de auto aprendizado da Biblioteca Charlotte Mecklenburg impactou diretamente a qualidade de seus serviços.

east-baton-rouge-rs

Reconecte-se com sua equipe e comunidade

Leia sobre como a biblioteca da East Baton Rouge Parish implementou a campanha Geek the Library.