Latin America and Caribbean

Biblioteca Estadual de Montana

Compartilhe recursos para expandir o alcance e as oportunidades de preservação

103802163-montana

O serviço de grupo da OCLC nos capacita para encarar nossos desafios utilizando um processo democrático que continua até hoje. Todos têm o direito de participar no que se refere ao compartilhamento de ferramentas que precisamos para conectar nossas comunidades a nossas coleções".

Bruce Newell
Diretor na Rede de Bibliotecas de Montana na Biblioteca Estadual de Montana (de 1999 a 2006);
Delegado do Conselho de Membros da OCLC (de 2000 a 2006);
Membro do Conselho de Administração da OCLC (de 2006 a 2012)

"Os moradores de Montana e suas bibliotecas valorizam a cooperação e o sentido de vizinhança. A despeito das tentativas anteriores de compartilhar os dados através dos sistemas de proprietário, utilizando microfichas e CDs, muitas bibliotecas em todo o estado continuaram a ficar isoladas geográfica e tecnologicamente. Em 2000, a Biblioteca Estadual de Montana tornou-se o primeiro grupo a buscar por uma licença da OCLC que pudesse ser utilizada em todo o estado, o resultado das discussões sobre a abrangência para todo o estado foram orientadas pelo comitê de aconselhamento tecnológico da MSL . Nós, então, encorajamos as bibliotecas individuais a participar, e não o contrário., O serviço de grupo da OCLC nos capacita para encarar nossos desafios utilizando um processo democrático que continua até hoje. Todos têm o direito de participar no que se refere ao compartilhamento de ferramentas que precisamos para conectar nossas comunidades a nossas coleções".

Bruce Newell, que era diretor da Rede de Bibliotecas de Montana na Biblioteca Estadual de Montana, juntamente com Karen Strege, que era bibliotecária da Biblioteca Estadual de Montana em 2000, encabeçaram a iniciativa dos Serviços de grupos de Montana. Em 2013, mais de uma dúzia de ferramentas de catalogação e de compartilhamento de recursos da OCLC estavam disponíveis em 249 bibliotecas públicas, academias e especiais e suas filiais. Adicionalmente ao Cataloging, ao ILL e ao WorldCat, muitas bibliotecas de Montana também têm acesso ao CONTENTdm, ao Digital Archive, à Collection Evaluation, ao ILLiad e ao EZproxy.

"Apenas entre os anos 2012 e 2013, a equipe da Biblioteca de Montana adicionou 263 registros originais ao WorldCat, atualizou 89.432 registros do WorldCat já existentes com títulos locais, preencheu 53.071 solicitações de empréstimos entre bibliotecas e emprestou 54.237 itens utilizando as ferramentas de empréstimo entre bibliotecas da OCLC", registrou Cara Orban, Bibliotecária de Projetos para o Estado na Biblioteca Estadual de Montana.


"Quando a Biblioteca de West Yellowstone, uma cidade com uma população de mais ou menos 1200 pessoas, migrou para o compartilhamento de recursos da OCLC", diz Bruce, "a primeira solicitação veio do Smithsoniano. Todos obtiveram os best-sellers do momento, mas o que é mais extraordinário é o fato de que todas as bibliotecas têm dentro de suas coleções algo que é simplesmente fabuloso e exclusivo. E é nossa responsabilidade compartilhar isso com o mundo, assim como deixar que o mundo entre. Esta é a via de mão dupla que eu vejo que serviços como o CONTENTdm traz para as bibliotecas e para buscadores de informações: preservação participativa".

Bruce Newell
Diretor da Rede de Bibliotecas de Montana na Biblioteca Estadual de Montana (de 1999 a 2006); delegado no Conselho de Membros da OCLC (de 2000 a 2006); membro do Conselho de Administração da OCLC (de 2006 a 2012)


"Por causa de nossa colaboração consistente, em anos recentes nós pudemos nos focar mais nas iniciativas de longo alcance da comunidade, tais como kits bibliográficos para criar espaços para desenvolvimento como o MontanaLibrary2Go, o Ready 2 Read e o Montana Memory Project", diz Sarah McHugh, diretora de recursos bibliográficos de todo o Estado. Ela se juntou à Biblioteca Estadual de Montana em 2000 e trabalhou como diretora do Catálogo Compartilhado de Montana, antes de seu cargo atual.

O Projeto Memória de Montana (MMP) é uma coleção colaborativa de material histórico e contemporâneo, de conteúdo gerado digitalmente e que é hospedado no CONTENTdm. A Biblioteca Estadual fez uma parceria com o Centro de Pesquisas da Sociedade Histórica de Montana para fundar e implementar o que acabou se tornando o representante de 67 coleções de 30 organizações, mais de 501.000 imagens no total. O MMP também se tornou parceiro da Biblioteca Digital de Mountain West (MWDL), um portal de busca central para coleções digitais sobre a região de Mountain West.

“O duradouro comitê de aconselhamento tecnológico da MSL tem nos guiado desde então e tem sido o fórum que alavancou a Rede de Bibliotecas de Montana, o Catálogo Compartilhado de Montana e tantos outros esforços colaborativos em todo o Estado .

“Nossos serviços de grupo da OCLC.e outras fórmulas de custo compartilhado continuam a fazer com que o serviço seja acessível para todos. Nossas bibliotecas percebem que estamos todos juntos nisso e que, reunindo nossos recursos, nós estamos ajudando uns aos outros a realizar coisas incríveis que não poderíamos fazer sozinhos. Para nós, a membresia da OCLC tem tudo a ver com acesso, basicamente para o usuário final, mas também fornecendo às bibliotecas a possibilidade de dar acesso aos usuários para as informações do mundo, títulos bibliográficos ao redor do mundo e conteúdo digital .”

SarahMcHugh-CaraOrban-MontanaStateLibrary2014-n

Da esquerda para a direita: Cara Orban, bibliotecária de projetos em todo o Estado, na Biblioteca Estadual de Montana, Sarah McHugh, diretora de recursos bibliográficos de todo o Estado, na Biblioteca Estadual de Montana

Mapa mostrando a localização da Biblioteca Estadual de Montana

Marco das bibliotecas de Montana e
membros dirigentes

  • A Universidade Estadual de Montana, completou seu empréstimo entre bibliotecas pela OCLC de número 99 milhões em 14 de abril de 2000. Em 20 de maio de 2004, a Biblioteca Estadual de Montana submeteu sua solicitação de empréstimo entre bibliotecas pela OCLC de número 136 milhões.
  • Em 2006, 12 bibliotecas em Montana participaram do programa piloto da WorldCat Delivery.
  • Em 2009, Sarah McHugh se juntou ao Conselho Consultivo para Bibliotecas dos Serviços da OCLC de gerenciamento na Web. Este conselho ajudou a moldar o que agora é o Serviços de gerenciamento do WorldShare da OCLC.
  • Bruce Newell foi escolhido para representar as necessidades das bibliotecas de Montana como delegado no Conselho de Membros da OCLC (agora chamado de Conselho Global) de 2000 a 2006. Em maio de 2006, foi eleito pelos delegados do Conselho de Membros da OCLC para um mandato de seis anos no Conselho Administrativo da OCLC..
  • Bonnie J. Allen, da Universidade de Montana, foi escolhido como delegado do Conselho Global da OCLC para desempenhar um mandato de três anos de julho de 2011 a junho de 2014.
  • Em 2013, mais de uma dúzia de ferramentas de catalogação e de compartilhamento de recursos da OCLC estavam disponíveis em 249 bibliotecas públicas, acadêmicas e especiais e suas filiais em todo o Estado de Montana.
  • Sarah McHugh está atualmente trabalhando no Grupo Consultivo de Serviços de Reposição Digital da OCLC.
  • Até o dia de hoje, as bibliotecas de Montana têm contribuído com 78.912 registros para o WorldCat, dos quais 27.981 são exclusivos.

Histórias relacionadas

156895882-alberta-rs

Melhore as descobertas on-line para membros de consórcios

Saiba como o consórcio da Alberta Library (TAL) atuou com a OCLC para integrar os materiais de seus membros dentro de um ambiente global de informação.

479706277-palni-rs

Colabore com a redução de custos e obtenha sua "lista de desejos"

A Private Academic Library Network de Indiana (PALNI) queria melhorar o serviço para usuários com grande economia para seus membros.