Latin America and Caribbean

Universidade Bucknell

Aumente o uso com aquisição orientada à demanda

Biblioteca Bucknell

Logomarca da universidade Bucknell

"Agora que temos um fluxo único para emprestar e comprar com os serviços de gerenciamento do WorldShare, foi possível migrar para um modelo de aquisição orientado ao cliente".

Jennifer Clarke
Diretora assistente de desenvolvimento de coleção para bibliotecas e de serviços de acesso

Por muitos anos, os bibliotecários na Universidade Bucknell têm percebido uma tendência crescente: os materiais comprados através de processos de aquisição padrão foram utilizados em apenas cerca de 20% das vezes. Itens comprados com base nas solicitações de alunos ou professores, no entanto, fora utilizados em mais de 80% das vezes, e normalmente, mais de uma vez. No entanto, aproveitar esta observação exigia um sistema de gerenciamento de bibliotecas que pudesse tornar consideravelmente eficientes os processos de descoberta por entrega a fim de ir de encontro às expectativas dos usuários.

"O WorldShare da OCLC permite-nos integrar os empréstimos e as compras em um fluxo único", explica Jennifer Clarke, diretora assistente de desenvolvimento de coleção para bibliotecas e de serviços de acesso na Bucknell. "Eu tenho conseguido utilizar um modelo exclusivo de Aquisição orientado à demanda (DDA) devido ao fato de que o WorldCat, o ILLiad e o WorldShare Acquisitions trabalham tão bem juntos".

"Nós sabíamos que o maior impacto dos serviços de gerenciamento do WorldShare em nossa biblioteca seria nos bastidores. Com o WMS, fomos capazes de realocar várias posições".

Jennifer também aprecia o quanto os serviços de gerenciamento do WorldShare (WMS) auxiliaram para que sua biblioteca não tivesse mais que fazer mudanças todas as vezes que uma nova tecnologia ou padrão fosse incorporado, como foi ao implementar o RDA. "A OCLC faz isso por nós. Claro que não temos que fazer manutenção no hardware local", ela continua. "E não temos o trabalho de carregar, manter e deletar registros locais em um sistema separado."

Com o dinheiro economizado implementando o WMS, a equipe da biblioteca Bucknell pode comprar um novo sistema de reposição institucional. E, com o tempo economizado, eles puderam realocar o trabalho para várias posições, fazendo coisas novas como adicionar as novas publicações dos professores da Bucknell para fins de reposição institucional, marketing da biblioteca e promoção do programa.

Jennifer também gosta do fato de que o trabalho de sua biblioteca ajude a melhorar os dados para todos os membros da OCLC. "Nós costumamos falar sobre como, em nossa biblioteca, estamos atualizando, acrescentando e aumentando os registros apenas com os benefícios de nossa biblioteca local. E que provavelmente centenas, se não milhares, de outros catalogadores estavam fazendo a mesma coisa ao mesmo tempo. Agora, quando atualizamos os registros, nos o fazemos para o benefício do mundo. Nós realmente estamos muito felizes com isso".

Mapa mostrando a localização da  universidade Bucknell

Visão geral da biblioteca

  • Localizada em Lewisburg, Estado da Pensilvânia, nos EUA
  • A maior universidade de artes liberais nos EUA, com 3.400 alunos graduandos e 150 graduados.
  • O departamento unificado de biblioteca e TI tem 80 funcionários, 25 dos quais são dedicados à biblioteca.

Histórias relacionadas

high-point-student-rs

Amplie a disponibilidade e visibilidade de recursos eletrônicos

Veja como a High Point University melhorou a descoberta para alunos e a visibilidade de conteúdos exclusivos.

mount-mercy-rs

Consiga alunos para seus materiais licenciados

A Mt. Mercy University usa o WMS e a base de conhecimentos da WorldCat para tornar o gerenciamento e a descoberta de conteúdo eletrônico mais fácil para bibliotecários e alunos.