Latin America and Caribbean

The Alberta Library (TAL)

Melhore as descobertas on-line para membros de consórcios

Aluno utilizando um laptop na biblioteca

The Alberta Library

"O catálogo agora permite que nossos usuários se conectem com nossos recursos através de processos de pesquisa orgânicos que eles já usam".

Jason Openo
Diretor de planejamento e desenvolvimento de programa
The Alberta Library

A Alberta Library (TAL), um consórcio de 49 bibliotecas públicas, universitárias, escolares, de institutos técnicos e especiais, escolheu uma solução da OCLC para lançar seu catálogo unificado reformado, o TAL.

On-line, em outubro de 2013. Adicionando números de controle da OCLC em relatórios de bibliotecas participantes para facilitar a busca avançada, combinado à manutenção dos títulos no WorldCat, o consórcio melhorou grandemente o processo de descoberta para usuários em toda a província.

A Alberta Library foi fundada em 1997 como um consórcio de biblioteca virtual para conectar as bibliotecas físicas e virtuais de Alberta para promover o compartilhamento de recursos em toda a província. Em 2009, a TAL on-line, o catálogo unificado da província, foi identificado como prioridade no relatório do Governo do Ministério de Assuntos Municipais de Alberta, Framework for the Future (Estrutura para o futuro): Posicionando as bibliotecas de Alberta para o século 21. Formular um novo catálogo do grupo foi a recomendação número 1 no Relatório e recomendações tecnológicas para as bibliotecas públicas de Alberta, publicado em 2011.

Em julho de 2013, a Alberta Library e a Seção de serviços dos assuntos municipais de Alberta para bibliotecas públicas fez um acordo para reformular o TAL on-line, utilizando o WorldCat da OCLC, o banco de dados on-line mais completo de recursos disponíveis através de bibliotecas no mundo todo. Trabalhando com o WorldCat da OCLC, o catálogo do grupo forneceu aos usuários uma interface moderna que inclui ferramentas sociais tais como criação de listas, uso de widget do Facebook e do gadget do Google. A melhoria na busca e nos metadados para acessar recursos multilíngues e uma interface multilíngue favorecem os objetivos do governo provincial para fornecer serviços que ajudem a integrar os imigrantes. O WorldCat dá cobertura às coleções bibliográficas de Alberta através do Google Books, sites de redes sociais tais como Goodreads e DOGObooks e outros parceiros da OCLC como a Wikipédia.


"O TAL on-line reformulado foi lançado em outubro de 2013", explica Jason. "Dentro dos primeiros seis meses, o TAL on-line deu suporte a mais de 50.000 usuários, mais de 200.000 buscas e milhares de solicitações de empréstimo entre bibliotecas."

Jason Openo
Diretor de planejamento e desenvolvimento de programa,
Alberta Library


"É ótimo ver que nossa visão de acesso de recursos sem limites foi realizada", diz Clive Maishment, diretor geral da Alberta Library.

O TAL on-line facilita as solicitações de compartilhamento de recursos, utilizando um painel personalizado de aplicação, interface e administrativo chamado De onde você é (WAYF). Criado em parceria com os desenvolvedores de software Hybrid Forge, o WAYF facilita o compartilhamento de recursos entre as bibliotecas do TAL através dos sistemas integrados da biblioteca e da solução de gerenciamento no empréstimo entre bibliotecas em uma interface atraente e receptiva.

O TAL on-line e o Hybrid Forge desenvolveram uma configuração personalizada para simplificar o fluxo de trabalho a partir de uma perspectiva interna, conectando o software de gerenciamento de bibliotecas acadêmicas individuais da ILL ao software de gerenciamento de bibliotecas públicas OCLC VDX ILL e utilizando o WorldCat Search API. Externamente, a experiência agora é consistente para os usuários e ampliada para incluir mais passos de busca orgânica para recursos mantidos pelas bibliotecas TAL.

TAL_map2

"Aqui está uma representação gráfica de onde as buscas do TAL on-line tem sido originadas durante os primeiros seis meses", diz Jason. "As coleções da Alberta Library estão integradas em um ambiente de informação global e são expostos de uma forma que nunca antes havia sido possível realizar".

Através da interface WAYF, as solicitações geradas a partir do WorldCat podem ser processadas por qualquer biblioteca TAL, independente de ser pelo software de gerenciamento ILS ou ILL As solicitações são, então, formatadas conforme as preferências de bibliotecas relevantes. O WAYF organiza os fluxos de trabalho, reduzindo o tempo da equipe exigido para processar as solicitações. Ele verifica automaticamente a elegibilidade do usuário e permite que os usuários monitorem o status da solicitação.

"Utilizando o WorldCat Search API, a interface do WAYF também pode desempenhar uma 'checagem de títulos locais' e se um item for de propriedade de uma biblioteca local, ele pode conduzir o tráfego do usuário de volta ao OPAC nativo", diz Jason. "Local neste caso pode significar tanto uma biblioteca individual ou um grupo de bibliotecas. Se as bibliotecas indexarem os números de controle da OCLC, a interface do WAYF conduzirá os usuários ao item em seu catálogo para que suas solicitações sejam atendidas rápida e eficientemente".

O WAYF fornece aos usuários a experiência 'descoberta para entrega' que eles desejam. Isso melhorou os processos de empréstimo tanto para a equipe da biblioteca como para os usuários. Isso também aumento a colaboração entre as bibliotecas TAL.

Mapa mostrando a localização da Alberta Library

Visão geral do consórcio da Alberta Library

  • Fundado em 1997, a TAL tem 49 bibliotecas participantes em mais de 300 localidades.
  • Em maio de 2013, o título de número 2 bilhões foi registrado através do processo automatizado pela Universidade da biblioteca de Alberta, membro da TAL, em Edmonton.
  • Em janeiro de 2014, a TAL on-line foi premiada como Citação de colaboração de destaque, pela Associação para Coleções de Bibliotecas e Serviços Técnicos (ALCTS).
  • Em abril de 2014, a Associação de Bibliotecas Canadenses (CLA) conferiu o prêmio de Inovação Tecnológica CLA/OCLC para a TAL on-line por seu Painel de aplicação, interface e administração, De onde você é (WAYF)
  • Em abril de 2014, a Associação de Bibliotecas de Alberta conferiu o prêmio Punch Jackson por Excelência em Serviços Bibliotecários à TAL on-line.

Histórias relacionadas

479706277-palni-rs

Colabore com a redução de custos e obtenha sua "lista de desejos"

A Private Academic Library Network de Indiana (PALNI) queria melhorar o serviço para usuários com grande economia para seus membros.

103802163-montana-rs

Compartilhe recursos para expandir o alcance e as oportunidades de preservação

Descubra como a Montana State Library colabora, em todo o estado, para manter os serviços mais economicamente viáveis para todos os seus membros.