Latin America and Caribbean

Como funciona

A WorldCat Digital Collection Gateway oferece uma ferramenta de autosserviço para enviar metadados de suas coleções digitais para o WorldCat. O Gateway está disponível para todos que tenham uma licença CONTENTdm sem nenhum custo adicional, sendo exigido somente que o servidor da sua biblioteca esteja executando a versão 5.1 do CONTENTdm. Observe que não é necessária uma assinatura do WorldCat.

Com o Gateway, é possível criar um perfil para cada coleção digital, usando seus três componentes principais:

  • WorldCat Record Processing (Processamento de registros WorldCat)
  • The Metadata Map (Mapa de metadados)
  • The Sync Schedule (O Agendador de sincronização)

WorldCat Record Processing (Processamento de registros WorldCat): Selecione "replace all" (substituir todos) ou "add new only" (adicionar somente novos)

Com o WorldCat Record Processing, é possível escolher "replace all" (substituir todos) os seus metadados ou adicionar somente metadados novos usando a opção "add new only" (adicionar somente novos).

Ao selecionar "replace all" (substituir todos), cada vez que você enviar metadados para o WorldCat, todas as mudanças e adições nos seus metadados locais são atualizadas e adicionadas ao WorldCat. Já se você selecionar "add new only" (adicionar somente novos), somente os itens novos adicionados aos seus metadados locais serão enviados ao WorldCat. Essa opções lhe proporcionam o controle para ajustar o Gateway a uma grande variedade de fluxos de trabalho de metadados.

captura de tela

The Metadata Map (Mapa de metadados): Uma visualização dos seus metadados em uma tela do WorldCat

Por meio do Metadata Map, o Gateway lhe dá o controle para exibir sua coleção da forma mais chamativa possível no WorldCat, proporcionando melhor visibilidade e facilidade de localização. O Metadata Map é uma interface gráfica do usuário que possibilita ajustar a exibição de seus metadados de origem em uma tela WorldCat.org.

Em seguida, é possível ajustar a localização de cada elemento de metadados a partir de seus metadados de origem na tela do WorldCat.org. Usando o Metadata Map, é possível visualizar os metadados de cada item ou somente uma amostra de toda a coleção. Mudanças no mapeamento são aplicadas a toda a coleção, de modo que você possa criar um mapa e salvá-lo no Perfil dessa coleção.

Se você não gostar das opções exibidas inicialmente para mapeamento de metadados, é possível expandir a visualização com um modelo especial de sobreposição para "Show more mappable fields." (Exibir mais campos mapeáveis). Esse recurso mostra mais opções de movimentação dos seus metadados na tela do WorldCat.org.

captura de tela

O Metadata Map inclui ainda duas outras visualizações de metadados, Visualização de busca e Visualização MARC, para que você possa refinar ainda mais seu mapeamento. A Visualização de busca do WorldCat permite visualizar como os metadados aparecerão nos resultados de busca no WorldCat, enquanto a Visualização MARC permite visualizar o registro MARC "no segundo plano" do sistema de descoberta.

Sync Scheduler (Agendador de sincronização): Ajusta seu fluxo de trabalho local

Com o Sync Scheduler do Gateway, é possível adicionar atualizações ao WorldCat com base em seu fluxo de trabalho local para construir e manter cada uma de suas coleções digitais. Quando o Metadata Map para a coleção é aprovado, o Sync Scheduler imediatamente inicia a primeira sincronização de sua coleção com o WorldCat.

captura de tela

O Sync Scheduler também configura automaticamente uma sincronização regular trimestral da sua coleção. Com o Sync Scheduler, é possível ajustar as configurações iniciais para permitir uma sincronização mensal, trimestral, semestral ou anual.

Além disso, se houver novos registros em sua coleção e você desejar torná-los visíveis imediatamente, o Sync Scheduler conta com a opção "Sync with WorldCat Now" (Sincronizar com o WorldCat agora), que possibilita o envio das últimas atualizações para o WorldCat fora dos períodos de sincronização programados regularmente que você já definiu. É uma ótima maneira de inserir aquela informação especial no WorldCat a fim de fazer uma demonstração para seu diretor ou para o conselho.

Uma forma de obter um fluxo de trabalho estendido opcional é adicionar esses registros MARC recém-criados a seu catálogo local ou OPAC. Mais especificamente, cada vez que metadados são enviados para o WorldCat, você recebe um relatório detalhado que inclui um lista de registros criados e seus números da OCLC. Usando esse relatório e o cliente Connexion da OCLC, esses registros MARC podem ser baixados para o catálogo local ou OPAC da sua biblioteca.

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »