Latin America and Caribbean

Serviços e conjuntos de dados

A maioria dos serviços da OCLC são proporcionados pelos dados bibliográficos coletados pelo WorldCat, aprimorados e expandidos pelas bibliotecas membro da cooperativa. Cada vez mais, a OCLC está disponibilizando esses dados na forma de serviços de dados ou de conjuntos de dados de que se pode fazer download e que permitem que programadores e profissionais de dados vinculados tenham acesso às ferramentas e dados necessários para criar e aprimorar seus próprios aplicativos.


Dados vinculados do WorldCat

Os dados para as instituições do WorldCat, tais como Works, são publicados através dos Princípios de dados vinculados. O identificador (URI) de um recurso fornece acesso direto e de conteúdo negociável à descrição de dados em várias serializações RDF (HTML, RDF/XML, Turtle, JSON-LD, N-Triples), sendo que a serialização padrão é HTML com marcações RDFa.

Acesso direto a serializações individuais também é possível aplicando o sufixo apropriado para URI (.rdf, .ttl, .jsonld, .nt). Por exemplo, a serialização Turtle para um Work: http://www.worldcat.org/entity/work/id/1151002411.ttl

A interface HTML interface para os recursos numerados da OCLC é a interface de usuário do WorldCat.org. Outras instituições como a WorldCat Works, usam o WorldCat Linked Data Explorer.

Exemplos de instituições atuais do WorldCat disponíveis em dados vinculados:


Marcação do Schema.org no WorldCat.org

O vocabulário Schema.org é usado como marcação (usando RDFa 1.1) de páginas HTML do Linked Data Explorer e do WorldCat.org para toda a coleção (títulos de livros e periódicos primeiro, artigos não pertencentes a periódicos são adicionados através de provedores terceiros). Isso beneficia nossos parceiros de busca e aqueles que criam widgets que requerem dados estruturados expostos em páginas HTML. Utilizando o vocabulário do Schema.org (com extensões atualmente em evolução dentro do Schema Bib Extend W3C Community Group) como base para sua definição, essa marcação permite o consumo e cobertura total dos dados de bibliotecas do WorldCat por mecanismos de pesquisa e outros sistemas. O vocabulário Schema.org é aplicado consistentemente em todas as serializações de dados RDF através de negociação de conteúdo.

Ao disponibilizar os dados do WorldCat para programas e para as pessoas em geral, os serviços poderão processar dados de bibliotecas e fazer conexões mais eficientes entre os dados e outros recursos da Web. Note que esse não é um programa estático, mas um projeto experimental inicial que mudará com o tempo, conforme recebermos comentários de comunidades de bibliotecas e da Web. Leia mais aqui.


Download de conjuntos de dados

Alem dos Dados vinculados do WorldCat, alguns dados da OCLC também estão disponíveis em forma de arquivos baixáveis:

Conjunto de dados (download) Licenças Mais informações
Downloads FAST (Faceted Application of Subject Terminology) disponíveis como arquivos MARC XML e RDF (Linked Data Format N-Triples) .zip únicos e por faceta ODC-By para FAST Página de trabalhos de pesquisa
Fonte de dados VIAF (Virtual International Authority File)
(6 arquivos de dados disponíveis no formato .gz)

 
ODC-By para VIAT Informações sobre serviços

Serviços da Web da OCLC

Essas ferramentas oferecem acesso aos dados e serviços em plataformas diferentes e por meio de uma série de aplicativos. Os serviços da Web da OCLC suportam funções como resolução OpenURL e acesso consolidado a várias versões de obras publicadas. Os links diretos oferecem acesso centralizado às informações de propriedade da biblioteca e um repositório de dados criado em cooperativa sobre as coleções e os serviços da biblioteca. A coleção de serviços da Web da OCLC inclui atualmente o acesso ao WorldCat Search, à base de conhecimentos e o Metadata APIs, o WorldCat Registrye conexões para os serviços de dados xISBN e xISSN . Você também pode ver uma galeria de aplicativos com aplicativos e mash-ups que os participantes da Rede de desenvolvedores da OCLC e outras pessoas criaram usando essas ferramentas.

Dewey.info

A Dewey.info é um espaço experimental para dados vinculados de DDC, fornecendo ferramentas e informações relacionadas à aplicação de princípios de dados vinculados a partes do sistema de Classificação decimal Dewey. Você pode ler mais sobre o projeto aqui ou conhecê-lo na prática clicando em uma das principais categorias abaixo:

  • 000 Ciência da computação, informação e trabalhos gerais
  • 100 Filosofia e psicologia
  • 200 Religião
  • 300 Ciências sociais
  • 400 Idiomas
  • 500 Ciências
  • 600 Tecnologia
  • 700 Arte e recreação
  • 800 Literatura
  • 900 História e geografia

FAST (Faceted Application of Subject Terminology, Aplicação facetada de terminologia de temas)

O LCSH (Library of Congress Subject Headings, Cabeçalhos de assunto da Library of Congress) é o vocabulário de temas utilizado mais comumente e aceito mais amplamente para aplicação geral. No entanto, a sintaxe complexa do LCSH e suas regras para construção de cabeçalhos restringem sua aplicação por exigir pessoas altamente qualificadas e limitar a eficácia do controle de autoridade automatizado. Tendências recentes, impulsionadas em grande parte pelo rápido crescimento da web, estão forçando mudanças nos sistemas de controle bibliográfico para que eles sejam mais fáceis de utilizar, compreender e aplicar. O objetivo de adaptar o LCSH usando uma sintaxe simplificada para criar o FAST é reter o rico vocabulário do LCSH ao mesmo tempo em que o esquema se torna mais fácil de compreender, controlar, aplicar e utilizar. Leia mais sobre o FAST aqui ou acesse o banco de dados do FAST. Uma interfase de pesquisa amigável também está disponível, assim como a documentação do usuário.

Catálogo de autoridade internacional virtual (VIAF®)

O VIAF é um serviço internacional criado para facilitar o acesso aos maiores catálogos de autoridade de nomes do mundo. Seus criadores o idealizaram como uma base para a Web semântica que permitisse a alteração do modo de exibição dos nomes de pessoas, para que eles pudessem ser exibidos com o idioma e script escolhidos pelo usuário da Web. Saiba mais sobre o VIAF aqui, veja a lista de organizações contribuintes ou inscreva-se para contribuir.

Estatísticas globais de bibliotecas

Estas estatísticas incluem os dados, quando disponíveis, do número total de bibliotecas, bibliotecários, volumes, despesas e usuários em cada país e território do mundo, divididos entre os principais tipos de bibliotecas: acadêmicas, públicas, escolares, especiais e nacionais. Saiba mais sobre as estatísticas, veja um panorama interativo dos dados ou baixe os arquivos de dados.

Na maioria dos casos, as informações de licença para serviços e conjuntos de dados estão presentes nas páginas de informação apropriadas. Caso tenha alguma dúvida sobre o licenciamento de dados com relação a qualquer conjunto, serviço ou uso específico, entre em contato conosco pelo e-mail data@oclc.org.