Latin America and Caribbean

Comunidade

As oportunidades que os dados colaborativos proporcionam à comunidade bibliotecária global são importantes e estão alinhadas à estratégia central da OCLC de "construir colaborativamente o Webscale com as bibliotecas". Atuar como uma central para dados de bibliotecas na web é uma das maneiras como a OCLC pode ajudar as bibliotecas a aumentarem sua presença e visibilidade no complexo ambiente da informação atual.


Representantes, pesquisadores, programadores e entusiastas de dados de bibliotecas têm diversos locais nos quais se reunirem e compartilharem ideias na web. Nós adoraríamos receber suas ideias e participação sobre o tema em qualquer um dos seguintes locais comunitários:

A OCLC Developer Network é uma comunidade de desenvolvedores que colaboram em um ambiente de "área restrita" para propor, discutir e testar os serviços da web da OCLC. Essa infraestrutura de código aberto e compartilhado aumenta o valor dos dados da OCLC para todos os usuários incentivando novos usos dos serviços da Web da OCLC. Junte-se à rede para: ajudar a moldar o futuro dos serviços da web da OCLC; participar de grupos de discussão e foco relacionados aos serviços atuais e propostos; compartilhar código de software com outros membros da rede e a comunidade em geral em um ambiente de "open source" e oferecer pontos de feedback com os quais a comunidade bibliotecária pode se envolver. Você também pode pesquisar no arquivo de lista para obter ajuda com dúvidas e ler a página “Linked Data at OCLC” ("Dados vinculados na OCLC"), que contém notas de código de demonstração e problemas conhecidos.

A Bibliographic Framework Transition Initiative (Iniciativa de Transição da Estrutura Bibliográfica) foi lançada pela Biblioteca do Congresso dos EUA para analisar a estrutura bibliográfica das bibliotecas e acomodar melhor necessidades futuras. O trabalho será realizado em consultoria com o parceiros formais do formato - Biblioteca e Arquivos do Canadá, Biblioteca Britânica, Biblioteca Nacional Alemã e outras bibliotecas nacionais, as agência que oferecem produtos e serviços para bibliotecas, as diversas instituições que utilizam o MARC e os comitês consultivos do MARC. Você pode ler mais sobre a iniciativa em seu site principal, juntar-se à discussão na comunidade associada no listserv ou ler o relatório de novembro de 2012 da Biblioteca do Congresso sobre dados vinculados e serviços de biblioteca em rede.

A LDP (Plataforma de dados vinculados) W3C fornece um estatuto e informações de histórico para pessoas e grupos que desejam se inscrever dados vinculados de leitura/escrita. Sua organização pode participar do grupo de trabalho da plataforma de dados vinculados (Linked Data Platform Working Group) como membro do WC3 (ou juntar-se a ele) para fazer parte das discussões do grupo.

O Schema.org fornece uma coleção de esquemas, ou seja, tags html, que webmasters podem utilizar para marcar suas páginas de formas reconhecidas pela maioria dos provedores de mecanismos de busca. Mecanismos de busca incluindo Bing, Google, Yahoo! e Yandex utilizam essa marcação para aprimorar a exibição de resultados de busca, facilitando para as pessoas encontrarem as páginas corretas. A OCLC trabalhou com bibliotecas membro e parceiros de dados para desenvolver extensões de biblioteca para o Schema.org, possibilitando que conexões mais fáceis sejam feitas entre diferentes setores e situações. Um recente artigo na Information Standards Quarterly descreve o projeto, bem como o contexto e a história dos esforços da OCLC relacionados a dados vinculados.

O Grupo da comunidade WC3 do Schema Bib Extend (Schema Bib Extend W3C Community Group) é um grupo cuja missão é discutir e preparar propostas para a extensão dos esquemas do Schema.org com a finalidade de aprimorar a representação da marcação e do compartilhamento de informações bibliográficas

Caso tenha dúvidas ou ideias sobre dados cooperativos de bibliotecas... queremos ouvir você! Por favor entre em contato conosco pelo e-mail data@oclc.org para obter mais informações ou para conversar.