Latin America and Caribbean

Atribuição e licenças de dados

A maioria dos dados fornecidos pela OCLC são disponibilizados mediante a licença Open Data Commons Attribution (resumo de linguagem simples), com referência às normas da comunidade estabelecidas pelos membros da cooperativa da OCLC que desenvolveram o WorldCat. A licença permite que os dados sejam utilizados para estudo e pesquisa, entre outras coisas , com atribuição em trabalhos derivados produzidos a partir do conjunto de dados. Caso queira utilizar os dados bibliográficos para outros fins, quer você seja um membro da OCLC ou não, solicitamos que revise e esteja em conformidade com as normas da comunidade. Você é bem-vindo para entrar em contato conosco para obter orientação relacionadas às normas da comunidade. Por favor, consulte as diretrizes para obter orientações e exemplos de como satisfazer os requisitos de atribuição da licença ODC-BY. Atualmente, a licença ODC-BY se aplica a:

  • Conjuntos de dados passíveis de download no WorldCat
  •  Marcação do Schema.org no WorldCat.org
  • VIAF e
  • FAST.

Dados do Dewey.info estão disponíveis mediante uma licença Creative Commons BY-NC-ND. Mais informações sobre como implementar o Dewey.info como dados vinculados estão disponíveis aqui.

Dados vinculados fornecidos como saída de serviços da OCLC, ou em arquivos para download, serão disponibilizados com vários termos de licença, conforme descrito nas páginas da Web e na documentação associada a cada serviço. Nos casos em que a OCLC estiver publicando especificamente conjuntos de dados vinculados, ela fornecerá uma descrição de Vocabulário de Conjuntos de Dados Interligados (VoID) para cada conjunto de dados. O VoID fará referência à licença específica aplicável ao conjunto de dados e fornecerá orientação sobre como satisfazer os requisitos de atribuição, se houver.

Antecipando que orientações mais específicas serão necessárias em alguns casos, essas diretrizes fornecerão orientação e exemplos de como satisfazer os requisitos de atribuição nos termos da licença Open Data Commons Attribution (ODC-BY) em várias situações reais. Para fornecer um contexto, este guia presume o uso do conjunto de dados do WorldCat para seus exemplos.

A menos que seja especificamente indicado na documentação relacionada ao conjunto de dados, essas diretrizes e exemplos poderão ser aplicados a outros conjuntos de dados da OCLC com licença ODC-BY alterando adequadamente o nome do conjunto de dados e dos links de atribuição.

Requisitos básicos

Requisitos de atribuição derivados da seção 4.3 da Licença ODC-BY.

  • O formato recomendado de atribuição para o WorldCat é:
    "Este [título de relatório, artigo, conjunto de dados ou serviço] contém informações do OCLC WorldCat disponibilizadas nos termos da Licença de Atribuição ODC. A cooperativa OCLC solicita que os usos de dados derivados do WorldCat contidos neste trabalho estejam em conformidade com as Normas da Comunidade WorldCat"
  • Casos especiais: Nas circunstâncias em que não for tecnicamente viável a declaração de atribuição na íntegra acima, o uso de URIs canônicos do WorldCat é adequado para satisfazer a Seção 4.3 da Licença de Atribuição ODC

Aplicações práticas

Em documentos ou informações de conjunto de dados

Este é o caso mais simples. Em uma posição de destaque no documento (ou nas informações de apoio de um conjunto de dados publicado) que contém informações do WorldCat, a seguinte declaração de atribuição recomendada deve ser inserida, com links habilitados na documentação on-line:

"Este [título de relatório, artigo ou conjunto de dados] contém informações do OCLC WorldCat disponibilizadas nos termos da Licença de Atribuição ODC. A cooperativa OCLC solicita que os usos de dados derivados do WorldCat contidos neste trabalho estejam em conformidade com as Normas da Comunidade WorldCat"

Sites/aplicativos

Se dados do WorldCat forem fundamentais para o funcionamento do site, a mesma declaração recomendada deve ser inserida nas páginas "Sobre" e/ou em áreas estáticas das páginas do site, como o cabeçalho ou o rodapé. Isso também é aplicável quando informações do WorldCat forem utilizadas como parte do funcionamento do site/aplicativo, mas não forem exibidas ao usuário:

"Este [nome do site/aplicativo] contém informações do OCLC WorldCat disponibilizadas nos termos da Licença de Atribuição ODC. A cooperativa OCLC solicita que os usos de dados derivados do WorldCat contidos neste trabalho estejam em conformidade com as Normas da Comunidade WorldCat".

Páginas da Web

Em páginas em que dados do WorldCat forem exibidos,

  1. insira a declaração recomendada na página "Sobre" do site
  2. insira na própria página, no rodapé ou em área similar:

    Este [nome do site/aplicativo] contém informações do OCLC WorldCat disponibilizadas nos termos da Licença de Atribuição ODC.

Aplicativos móveis/para telas pequenas

A declaração de atribuição recomendada que normalmente seria colocada em uma página "Sobre" em um site, deve ser colocada na seção "Informações sobre o aplicativo" na página de download do aplicativo móvel ou da loja de aplicativos. Caso o aplicativo contenha uma tela "Sobre", ela deve incluir a declaração de atribuição; se o aplicativo tiver uma tela de inicialização temporária, ela deve incluir a declaração de atribuição.

Casos especiais

Em circunstâncias em que fornecer a declaração de atribuição na íntegra acima não for tecnicamente possível:

  1. Elemento de página: Insira uma referência à licença na página ou no elemento visualmente associado às informações do WorldCat. Por exemplo:

    Rowling, J. K. e Mary GrandPré. 1998. Harry Potter and the sorcerer's stone. New York: A.A. Levine Books.

    Dados do OCLC WorldCat licenciados nos termos da licença ODC-BY


  2. Link da fonte: Insira um link para a fonte na página ou no elemento visualmente associado às informações do WorldCat. Por exemplo:

    Rowling, J. K. e Mary GrandPré. 1998. Harry Potter and the sorcerer's stone. New York: A.A. Levine Books.

    http://www.worldcat.org/oclc/37975719


  3. Hyperlink: Transforme o texto original do WorldCat em um hiperlink para a fonte no WorldCat. Por exemplo:
  4. Publicação de conjunto de dados: Se estiver publicando um conjunto de dados que contenha dados do WorldCat, além de URIs do WorldCat, é possível definir os dados do WorldCat como uma fonte que contribui para o conjunto de dados utilizando o vocabulário VoID. Por exemplo:

    :MyData a void:Dataset;
    dcterms:title "My Data set";
    dcterms:license ;
    dcterms:source
    .
  5. Referência ao URI: Ao fazer referência ao URI do WorldCat em seus dados, o próprio URI será considerado uma atribuição suficiente. Por exemplo:

    a bibo:Book;
    dcterms:title "Harry Potter and the philosopher's stone";
    owl:sameAs
    .

    Não seria necessária mais nenhuma atribuição.

Formatos de dados RDF

Todos os exemplos acima são aplicáveis a todos os formatos de codificação RDF comuns: n3, ttl, RDF/XML, RDFa.

Exibir diretrizes de fonte

Quando é aplicada atribuição textual, não há recomendações quanto a estilo, tamanho ou cor da fonte. O texto deve ser legível para um usuário normal sem auxílios e, quando associado a outras informações de licença, deve ter igual destaque.

Questões gerais sobre atribuição

Por que atribuição?

Para conjuntos de dados licenciados nos termos da licença ODC-By, a licença torna a atribuição uma condição específica para reutilização. A Seção 4.3 da ODC-By estipula:

4.3 Notificação para uso de saída (Conteúdo). Criar e utilizar uma obra produzida não requer a notificação na Seção 4.2. Entretanto, caso você utilize publicamente uma obra produzida, deve incluir uma notificação associada à Obra produzida calculada razoavelmente para que qualquer pessoa que utilize, visualize, acesse, interaja com ou seja exposta à Obra produzida esteja ciente de que o conteúdo foi obtido da base de dados, da base de dados derivada ou da base de dados como parte da base de dados coletiva e está disponível nos termos desta Licença.

No caso do WorldCat, a atribuição também faz parte das normas oficiais da comunidade OCLC, conforme expresso em Direitos e Responsabilidades do WorldCat perante a Cooperativa OCLC, Seção B, que estipula:

"É responsabilidade dos membros da OCLC:

4. Realizar esforços razoáveis para atribuir a cooperativa OCLC como colaboradora em obras ou serviços baseados substancialmente em dados do WorldCat.

A atribuição pode ser um ônus?

Surgiram algumas preocupações sobre atribuição quando várias fontes de dados são recombinadas em um único serviço. Às vezes, isso é chamado de "empilhamento de atribuições". Com gerações de reutilização por várias partes, rastrear e comunicar corretamente as atribuições necessárias pode ser trabalhoso.

Esperamos que as orientações e exemplos fornecidos neste documento sejam úteis para a maioria das reutilizações de dados fornecidos pela OCLC emitidos nos termos da licença de atribuição. Para situações que apresentam empilhamento de atribuições em um grau significativo, o fornecedor deve assegurar que a reutilização esteja em conformidade com os requisitos de atribuição da melhor forma possível.

Para casos especiais, em circunstâncias em que não for tecnicamente possível a declaração de atribuição na íntegra acima, o uso de URIs [conjunto de dados] canônicos é adequado para satisfazer a Seção 4.3 da Licença de Atribuição ODC

(Para obter orientação sobre como aplicar esta opção, consulte a seção "Casos especiais" acima).

Diretrizes de atribuição de dados vinculados da OCLC