América Latina e Caribe

Estratégia de dados e dados vinculados

Ajudando bibliotecas a prosperar na web

À medida que coleções de bibliotecas mudam de materiais impressos para formatos digitais, e conforme a web possibilita a descoberta onipresente e instantânea de informações, os usuários de bibliotecas esperam encontrar e acessar materiais on-line.   Não é mais suficiente ter páginas "na web". Os dados das bibliotecas devem estar "tecidos na rede" e integrados em sites e serviços que os usuários de bibliotecas frequentam diariamente — Google, Wikipedia, redes sociais.   Quando as informações sobre uma coleção da biblioteca estão presas atrás de um site específico (como um OPAC), muitas vezes é extremamente difícil para serviços como mecanismos de busca consumirem esses dados. Buscadores de informações precisam estar conectados aos seus recursos de bibliotecas locais de onde quer quer estejam na web.

Dito isso, é fundamental que os dados das bibliotecas estejam disponíveis em novos formatos de dados nativos da web. Eles também precisam estar expostos para a comunidade web mais ampla, tornando-os facilmente detectáveis por outros sites, serviços e finalmente pelos consumidores.     Os dados bibliográficos armazenados em formatos de registros tradicionais chegaram ao seu limite de eficiência e utilidade. Novas tecnologias, influenciadas pela web, agora nos permitem avançar para o gerenciamento de dados como entidades (obras, pessoas, lugares, etc.).  Os dados das bibliotecas frequentemente codificam algumas das informações mais importantes, exclusivas e oficiais do mundo. Quando essas informações podem ser consultadas como entidades, elas permitem que os relacionamentos de dados se tornem úteis em muitos outros contextos.  Isso volta a atenção para as bibliotecas a partir de mais fontes, aumentando a relevância das bibliotecas dentro do ecossistema de informações mais amplo. 

Por ser uma cooperativa de bibliotecas, a OCLC está na vanguarda das discussões sobre dados vinculados e lidera o caminho na concepção e implementação de novas abordagens que reimaginam, expõem e compartilham dados das bibliotecas como entidades que fazem parte da web.  A divulgação de dados para entidades bibliográficas — WorldCat Works — ao longo do tempo será acompanhada por outras entidades-chave. 
 

OCLC anuncia 197 milhões de descrições de obras bibliográficas abertas

gráfico de dados

A OCLC tem o prazer de anunciar a disponibilidade do WorldCat Works. Com esse lançamento, a OCLC criou descrições de obras para os recursos bibliográficos encontrados no WorldCat, reunindo diversas manifestações de uma obra em uma única entidade confiável e lógica. Uma obra é uma descrição de alto nível de um recurso que contém informações como autor, nome, descrição, assuntos etc., comuns a todas as edições da obra.

Esse lançamento marca o primeiro passo do que será uma jornada evolutiva e revolucionária com o objetivo de fornecer visões interconectadas de dados vinculados das entidades profusas (obras, lugares, conceitos, pessoas, organizações e eventos) capturadas na vasta coleção compartilhada de registros bibliográficos que compõem o WorldCat.

Interessado em saber mais sobre o WorldCat Works?

Aguardamos seus comentários e gostaríamos de saber sobre seus usos criativos desses dados vinculados enquanto nossa jornada continua. Diga-nos sua opinião!

Capa de Estratégias de sucesso para descoberta e acesso a conteúdo eletrônico (documento em inglês)

O documento técnico Estratégias de sucesso para descoberta e acesso a conteúdo eletrônico (em inglês), abrange vários setores, fornece recomendações práticas para uma melhor utilização, descoberta e acesso ao conteúdo eletrônico.

Faça download do relatório

Bibliotecas e o futuro da informação

Lorcan Dempsey, vice-presidente e estrategista-chefe da OCLC, escreve sobre “Bibliotecas e o futuro da informação" para o Simpósio de Profissionais da Informação 2050, que ocorreu em junho de 2012 na Escola de Informação e Ciências Bibliotecárias UNC.

Download do PDF »


Vídeo: Impacto coletivo e o poder dos dados compartilhados + O que a web quer (em inglês)

OCLC: Como ajudar usuários de bibliotecas a encontrarem suas coleções na web

Saiba como as bibliotecas podem tirar proveito dos dados compartilhados para aumentar sua visibilidade coletiva na web.

Vídeo: Dados vinculados para bibliotecas

Dados vinculados para bibliotecas

Assista a esta breve apresentação dos conceitos e da tecnologia por trás dos dados vinculados, como eles funcionam e alguns dos benefícios que trazem às bibliotecas.

Vídeo: Tim Berners-Lee fala sobre a próxima web

Tim Berners-Lee fala sobre a próxima web

Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web há 20 anos. Em seu novo projeto, ele está criando uma rede de dados abertos vinculados que pode fazer pelos números o que a web fez pelas palavras, imagens e vídeos: desbloquear nossos dados e reformular o modo como os usamos em conjunto.