Latin America and Caribbean

Missão e objetivos

Declaração de missão

O Conselho Global da OCLC apoia a Missão da OCLC atuando como um elo essencial entre as bibliotecas membro e a administração da OCLC, facilitando a comunicação e respondendo às preocupações expressas dos membros do Conselho Global, membros gerais e outros para ajudas a moldar a direção futura da organização.

Objetivos e subobjetivos

Objetivo I. Participar no governo da OCLC
  Subobjetivo A. Eleger os seis (6) administradores do Conselho de Administração da OCLC que exibirem conhecimento e preocupação pela OCLC e pelo desenvolvimento de bibliotecas e da biblioteconomia. Objetivo 1. Realizar eleições para o conselho a cada dois anos ou conforme necessário. Objetivo 2. Incentivar a comunicação para promover a eleição continuada de pessoas altamente qualificadas.
  Subobjetivo B. Aprovar ou rejeitar, sem modificações, emendas no Contrato Social e no Código de Regulamentos, conforme apresentados pelo Conselho de Administração. Objetivo 1. Discutir e votar, conforme necessário, emendas recebidas do Conselho de Administração.
Objetivo II. Garantir comunicação eficiente entre o Conselho Global, os Conselhos Regionais, o Conselho de Administração, a OCLC e os membros.
  Subobjetivo A. Garantir comunicação eficiente entre os Conselhos e os membros. Objetivo 1. Relatar sobre atividades do Conselho Global oralmente em reuniões de rede e publicar relatórios em publicações de bibliotecas adequadas. Objetivo 2. Identificar problemas de importância estratégica para a OCLC e disseminar informações sobre eles para delegados, a equipe da OCLC e outros.
  Subobjetivo B. Comunicar-se com o Conselho da OCLC. Objetivo 1. Fornecer ao conselho relatórios resumidos por escrito sobre atividades significativas do Conselho Global. Objetivo 2. Proporcionar oportunidades para que o Conselho Global mantenha um diálogo aberto com a diretoria, de forma a discutir questões de importância estratégica.
  Subobjetivo C. Comunicar-se com a administração sênior da OCLC. Objetivo 1. Fornecer à administração sênior da OCLC relatórios resumidos escritos sobre atividades significativas do Conselho Global. Objetivo 2. Promover a participação da equipe sênior da OCLC em reuniões do Conselho Global. Objetivo 3. Fornecer oportunidades para a equipe sênior da OCLC manter um diálogo aberto com o Conselho Global. Objetivo 4. Informar a equipe sênior da OCLC sobre problemas que preocupam delegados do Conselho global e as organizações que eles representam.
  Subobjetivo D. Conduzir uma orientação anual para novos delegados, ajudando-os a se familiarizar com as atividades do Conselho Global e da OCLC. Objetivo 1. Atribuir mentores da lista atual de delegados Membros do Conselho a cada novo delegado do Conselho Global. Objetivo 2. Fornecer aos mentores as diretrizes e os materiais que irão auxiliá-los nas atividades de orientação com novos delegados. Objetivo 3. Agendar um horário específico para as atividades de orientação e aconselhamento durante a reunião de outono do Conselho Global.
Objetivo III. Participar do Processo de planejamento da OCLC
  Subobjetivo A. Identificar problemas importantes para a OCLC e suas instituições-membro, planejando programas que esclareçam essas questões para os delegados do Conselho Global. Objetivo 1. Desenvolver programas do Conselho Global que lidem com futuras necessidades de bibliotecários, bibliotecas e seus usuários, estruturando tais programas de forma que o Conselho Global possa formular recomendações para a OCLC. Objetivo 2. Encaminhar as recomendações que surgirem em discussões do Conselho Global à administração da OCLC. Objetivo 3. Buscar relatórios da administração da OCLC sobre resultados de recomendações do Conselho Global.
  Subobjetivo B. Identificar as necessidades e os requisitos de bibliotecas e de seus usuários que possam resultar em um produto ou serviço oferecido pela OCLC. Por exemplo, oferecer comentários à OCLC para ajudar a criar situações de fluxo de trabalho de produtos e serviços. Objetivo 1. Reagir a ideias de produtos e serviços que a administração da OCLC está considerando. Tais reações devem se concentrar nas implicações de tais produtos e serviços para bibliotecas-membro, a probabilidade de adoção e as barreiras para tal adoção. Objetivo 2. As recomendações sobre produtos e serviços para a administração da OCLC devem fornecer uma declaração das implicações de tais produtos e serviços para as bibliotecas-membro, a probabilidade de adoção e as barreiras para tal adoção.
  Subobjetivo C. Cooperar com a equipe da OCLC no monitoramento de fatores tecnológicos, políticos, econômicos, regulatórios e outros ambientais que devem ser considerados para o planejamento. Objetivo 1. Delegados individuais do Conselho Global relatam desenvolvimentos nas informações e nos ambientes de bibliotecas à OCLC. Objetivo 2. O Comitê Executivo do Conselho Global deve, juntamente com a administração da OCLC, revisar relatórios sobre desenvolvimentos recentes nos ambientes de informações e de bibliotecas, fornecendo à administração da OCLC os comentários sobre as implicações de tais desenvolvimentos. Objetivo 3. O Comitê Executivo do Conselho Global deve atribuir tarefas específicas a grupos de interesse especiais para revisar os desenvolvimentos recentes em áreas pertinentes à sua área de conteúdo.
  Subobjetivo D. Desenvolver áreas de foco de preocupação estratégica e atribuir delegados que examinem as áreas em detalhe quando necessário. Objetivo 1. O Comitê Executivo do Conselho Global deve identificar anualmente áreas de preocupação estratégica e recomendar possíveis áreas de estudo. Objetivo 2. O Comitê Executivo do Conselho Global deve revisar regularmente o escopo de cobertura dos grupos de interesse e atribuir novas responsabilidades a eles como garantia de desenvolvimentos. Objetivo 3. O Comitê Executivo do Conselho Global deve revisar regularmente as preocupações estratégicas e, quando não for possível atribuir razoavelmente um grupo de interesse especial, indicar um grupo "ad hoc" para estudar um problema e preparar um relatório para o Conselho Global.

Originalmente adotado pelo Conselho de Membros em fevereiro de 1990

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »