Latin America and Caribbean

Número de controle da OCLC

  • Expansão do número de controle da OCLC

Expansão do número de controle da OCLC

O WorldCat continua crescendo! Os números da OCLC são atribuídos aos registros bibliográficos do WorldCat, incluindo os Registros de Instituição (IRs). O número de controle da OCLC está previsto para chegar a um bilhão após 1º de julho de 2013. Nesse momento, a OCLC aumentará o tamanho do número de controle da OCLC para acomodar uma série de números de tamanhos variáveis.

O que você deverá fazer? Se você utiliza e/ou armazena registros bibliográficos MARC da OCLC e o número de controle da OCLC, você notará uma mudança quando o número de controle da OCLC chegar a 1 bilhão, por volta de 1º de julho de 2013. Você terá que verificar os sistemas de sua instituição que utilizam os registros bibliográficos MARC da OCLC e o número de controle da OCLC. É possível que você tenha que implementar alterações para garantir que esses sistemas estarão aptos a lidar com o mais longo número de controle da OCLC com êxito. A OCLC recomenda que você verifique se seus sistemas estão prontos a partir de 1º de julho de 2013.

Arquivos de amostra para teste

Os arquivos de amostra indicados abaixo podem ser usados para testar seus sistemas. Os arquivos contêm amostras de registros bibliográficos MARC com números de controle expandidos da OCLC.

Clique no arquivo para baixá-lo:

Formato de campo MARC 001

  Formato Exemplo
Anterior "ocm"+8 dígitos ocm12345678
Atual "ocn"+9 dígitos ocn123456789
No futuro "on"+10 ou mais dígitos on1234567890 OU on1234567890123

Observação: O prefixo "on" será utilizado para os números com 10 ou mais dígitos. Números menores ainda serão utilizados com "ocn" ou "ocm", conforme definido acima.

Detalhes da implementação para o campo MARC 001

  • Se o número tem menos de 8 dígitos, o formato é: "ocm" + o número prefixado com 0 a 8 dígitos e um espaço no final

    Exemplo: ocm00000001^

  • Se o número tem 8 dígitos, o formato é: "ocm" + o número e um espaço no final

    Exemplo: ocm27344144^

  • Se o número tem 9 dígitos, o formato É: "ocn" + o número

    Exemplo: ocn999001435

  • Se o número tiver 10 ou mais dígitos, o formato será: "on" + o número

    Exemplo: on9990014350

Observações:

  • "^" designa um espaço nos exemplos acima. Os espaços no final ocorrem apenas com o prefixo "ocm" e não com números com outros prefixos.
  • Os zeros iniciais são utilizados apenas com o prefixo "ocm", conforme observado acima. Eles nunca são utilizados com outros prefixos.

Outros campos MARC

No campo 035, o número de controle da OCLC é normalmente armazenado com o prefixo (OCoLC) e sem os prefixos "ocm", "ocn" ou "on": (OCoLC)1234567890. A maioria dos outros campos em que o número da OCLC deve ser armazenado, como nos campos de associação 7XX, geralmente também armazena o número com o prefixo "(OCoLC)". Esses campos e subcampos são todos variáveis em relação ao tamanho e não é provável que nenhuma mudança específica de sistema seja necessária para acomodar o maior número de controle da OCLC nesses campos.

Para obter mais informações

Leia sobre os números de controle da OCLC para saber como eles são criados e como os serviços de processamento em lote da OCLC proporcionam às bibliotecas a capacidade de comparar, mesclar, formatar e sincronizar os números de controle da OCLC entre seus sistemas locais e o WorldCat. Para ver os novos números de controle da OCLC quando forem atribuídos, visite o Veja o WorldCat crescer.

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »