Latin America and Caribbean

James G. Neal

Vice-presidente de Serviços de Informações e Bibliotecário, Universidade de Columbia (EUA)

James G. Neal

Bibliotecário durante mais de 35 anos, Jim Neal atuou como diretor das bibliotecas universitárias na Universidade de Indiana e na Universidade Johns Hopkins e ocupou cargos administrativos nas bibliotecas de Penn State, Notre Dame e da Universidade da Cidade de Nova York antes de sua nomeação na Columbia.

Ele é, atualmente, presidente de análise de orçamento e comissão de revisão (BARC) da ALA e também atua no conselho e diretoria executiva da American Library Association (associação americana de bibliotecas). Ele atuou no conselho administrativo e como presidente da associação de bibliotecas de pesquisa, no conselho administrativo e como presidente do grupo de pesquisa de bibliotecas (RLG, Research Libraries Group) e como presidente da comissão de programas da RLG do conselho administrativo da OCLC.

Jim também atuou no conselho administrativo e como presidente da National Information Standards Organization (NISO, organização nacional de padrões de informação) e no conselho administrativo e como tesoureiro da Freedom to Read Foundation. Ele traz para o conselho administrativo da OCLC vasta experiência e expertise em comunicação científica, incluindo sua atuação como presidente da Scholarly Publication and Academic Resources Coalition (SPARC) e em direitos autorais, incluindo a participação no Grupo de Estudos da Seção 108 da Biblioteca do Congresso (EUA).

Como presidente da RLG, Jim desempenhou um papel de liderança ao lado de Betsy Wilson, diretora das bibliotecas universitárias da Universidade de Washington e depois presidente do conselho administrativo da OCLC, por ocasião da fusão da RLG e da OCLC em 2006. Um bibliotecário distinto, suas premiações incluem bibliotecário acadêmico do ano de 1997 pela Association of College and Research Libraries, o ALA Hugh Atkinson Memorial de 2007 e a medalha ALA Melvil Dewey de 2009.

Jim tem bacharelado em Estudos Russos da Universidade Rutgers e um mestrado pela Universidade de Columbia.