Latin America and Caribbean

Anthony (Tony) Ferguson

Consultor acadêmico de biblioteca e informações

Anthony (Tony) Ferguson

Tony Ferguson trabalhou na Universidade de Hong Kong (HKU) entre 2001 e 2011 como bibliotecário e foi responsável por elaboração de políticas, planejamento, orçamento e uma ampla gama de atividades de desenvolvimento. Foi também diretor da Equipe de conhecimento, um grupo que atua em todo o campus com o objetivo de ajudar a HKU a tomar decisões mais bem informadas e desenvolver estratégias melhores para usar a tecnologia de informação e comunicação para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Anteriormente, ele trabalhou como bibliotecário assistente na universidade responsável por questões relacionadas a coleções na Universidade da Columbia de 1986 a 2001, como diretor assistente da Texas A&M responsável pelo desenvolvimento de coleções e por serviços técnicos de 1985 a 1986 e em diversos cargos na Universidade de Brigham Young de 1972 a 1985.

Enquanto esteve em Hong Kong, Tony também atuou como presidente da Associação de Bibliotecas de Hong Kong; foi presidente do Comitê Conjunto de Consultoria a Bibliotecários Universitários, o coração das muitas atividades colaborativas das bibliotecas de Hong Kong; presidente da Aliança de Bibliotecas Digitais do Pacífico, que reúne bibliotecas dos dois lados do Oceano Pacífico; e membro do Comitê Nacional de Bibliotecários de Hong Kong. Antes de ir para Hong Kong, Tony participou de vários comitês relacionados ao desenvolvimento de coleções para a Associação Americana de Bibliotecas, o Centro de Bibliotecas de Pesquisa, as bibliotecas de pesquisa abrangente de Nova York, a Agência Metropolitana de Bibliotecas de Referência e Pesquisa de Nova York, a NYLINK e o Grupo de Bibliotecas de Pesquisa.

Antes de ir para Hong Kong, Tony participou de vários comitês relacionados ao desenvolvimento de coleções para a Associação Americana de Bibliotecas, o Centro de Bibliotecas de Pesquisa, as bibliotecas de pesquisa abrangente de Nova York, a Agência Metropolitana de Bibliotecas de Referência e Pesquisa de Nova York, a NYLINK e o Grupo de Bibliotecas de Pesquisa.

Entre 2004 e 2008, ele foi eleito e depois indicado como representante da Ásia e do Pacífico Sul para fazer parte do Conselho de Membros da OCLC e foi eleito para a Diretoria da OCLC pelo Conselho de Membros em maio de 2008.

Tony formou-se em Ciência Política e Estudos Asiáticos na Universidade Brigham Young em 1969, fez mestrado em Ciência Política e Ciência Bibliotecária na Universidade de Washington em 1971 e 1972 e doutorado em Educação na Faculdade de Educação de Colúmbia em 2001. Ele tem prestado muita consultoria sobre tópicos de desenvolvimento de coleções e escreve uma coluna regular, "Backtalk", na revista Against the Grain .