América Latina e Caribe

Mulher e criança na biblioteca

Nossa história

Uma missão poderosa e uma membresia apaixonante

Somos uma cooperativa bibliográfica sem fins lucrativos que fornece pesquisa, programas e serviços que ajudam as bibliotecas a compartilhar o conhecimento do mundo e o trabalho de organizá-lo. As necessidades de nossos membros guiam nossas ações e investimentos. Através de uma estrutura de administração compartilhada, os bibliotecários gerenciam e dirigem a cooperativa.


Skip Prichard

“A OCLC é uma organização singular, uma cooperativa com uma missão ambiciosa, uma membresia apaixonada e engajada e uma equipe comprometida e animada.”

Skip Prichard
Presidente e CEO da OCLC


Uma membresia bibliográfica diversa e global

Nossos membros vêm de todos os tipos de bibliotecas ao redor 113do mundo. Bibliotecas acadêmicas, de pesquisa, públicas, de escolas comunitárias e especiais estão entre as bibliotecas representadas dentro da cooperativa da OCLC, assim grupos de bibliotecas e consórcios.

Trabalhando juntos podemos encontrar soluções práticas para a maioria das questões críticas na comunidade. Estamos concentrados em promover as bibliotecas, sua utilização e a biblioteconomia.

Juntos, os membros da OCLC representam um centro coeso de dados bibliográficos, atividades e interesses. Isso ajuda a aumentar a influência coletiva das bibliotecas, tornando possível para desenvolver parcerias e programas os quais, sozinhas, a maioria das bibliotecas não poderia alcançar sozinha.

Mulher sorrindo perto de livros

Balcão de informações da biblioteca

Raízes e patrimônio da biblioteca

Em 1967, pequeno grupo de líderes de bibliotecas fundaram a OCLC com o ambicioso propósito público de:

  • melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo e;
  • encontrar maneiras de reduzir os custos para bibliotecas através da colaboração.

Esta visão lançou um esforço para compartilhar as informações do mundo todo através de uma colaboração entre bibliotecas, primeiro em Ohio, e depois em todo os Estados Unidos e, atualmente, em 113 outros países. O primeiro passo foi combinar a tecnologia com a cooperação entre bibliotecas através da catalogação compartilhada e computadorizada. Atualmente, a cooperativa da OCLC está ajudando bibliotecas a definir seu lugar no mundo digital com novos serviços baseados em nuvem que ampliam e estendem a ainda mais as coleções e os recursos da biblioteca.