Latin America and Caribbean

Biblioteconomia

LibrarianshipTrabalhando juntos, os membros da OCLC promovem a ciência e a compreensão das profissões ligadas a bibliotecas todos os dias. A divisão OCLC Research, uma das maiores organizações do mundo dedicadas à pesquisa original de bibliotecas, fornece recursos de pesquisa originais além de suporte a iniciativas da comunidade como um todo. A equipe da OCLC trabalha com as instituições membros para explorar novas ideias, tecnologias e projetos que promovam as profissões ligadas a bibliotecas.

Atividades de pesquisa

A OCLC Research trabalha em conjunto com a comunidade para identificar de forma colaborativa problemas e oportunidades, classificar e testar soluções e compartilhar os resultados por meio de publicações, apresentações e interações profissionais. As atividades da OCLC Research são as principais unidades de trabalho, cujos resultados geralmente são disponibilizados para o público. As atividades da OCLC Research concentram-se em seis áreas principais:

Publicações de pesquisa

Os pesquisadores da OCLC publicam de 20 a 30 artigos por ano, baseados nos resultados de seu trabalho. Um exemplo importante do impacto da OCLC Research sobre a comunidade é o Taking Our Pulse: A OCLC Research Survey of Special Collections and Archives (Sentindo o pulso: uma pesquisa da OCLC Research sobre coleções especiais e arquivos), que produziu conclusões detalhadas a partir de uma pesquisa realizada em 2009 pela OCLC Research com 275 instituições por todos os EUA e Canadá.

Apresentações de pesquisa

A OCLC Research realiza de 50 a 150 apresentações por ano, e dessas, mais de 230 estão disponíveis gratuitamente on-line. Em 2010, a OCLC Research realizou 23 seminários gratuitos na web, sobre questões de importância para bibliotecas, arquivos e museus em todo o mundo. As gravações destas sessões estão disponíveis gratuitamente em nosso site e no iTunes.

Programa LISRG (Subsídios à Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação)

Colaboração com a Association for Library and Information Science Education (ALISE), este programa reconhece a importância da pesquisa para o avanço da biblioteconomia e da ciência da informação, e promove pesquisas independentes que ajudam a integrar novas tecnologias de abordagens inovadoras e contribuem para melhor compreensão do ambiente da informação e das expectativas e comportamentos dos usuários. Docentes acadêmicos em tempo integral (ou equivalente) em faculdades de biblioteconomia e ciência da informação de todo o mundo podem se candidatar.

Programa de visitação acadêmica da OCLC

Permite que cientistas, educadores e administradores experientes com capacidade de pesquisa comprovada dediquem-se a projetos locais dentro da OCLC. Os acadêmicos visitantes realizam pesquisa em áreas de interesse mútuo, para que tanto eles quanto a OCLC sejam beneficiados pelo relacionamento de trabalho próximo.

Concurso de software da OCLC Research

Patrocinado três vezes desde 2005, o concurso fornece um incentivo para que os candidatos desenvolvam usos novos e criativos para os dados da OCLC.

Suporte em espécie a atividades de pesquisa em todo o mundo

A OCLC Research disponibiliza regularmente o acesso a dados de pesquisa exclusivos da OCLC, registros do WorldCat, dados estatísticos e outros materiais de pesquisa. Estes dados foram usados pela comunidade de bibliotecas em geral para alimentar a pesquisa e a atividade acadêmica sobre alguns temas importantes. São exemplos de pesquisas externas apoiadas: o fornecimento de registros do WorldCat para auxiliar na análise da utilização de campos MARC, dados para a análise de "choque de tecnologia" econômico (usando as coleções da biblioteca para representar a disseminação da tecnologia no tempo e no espaço) e dados para o treinamento em algoritmos de classificação automática.

Relatórios de membresia

Membership reportsA OCLC trabalha ativamente com a comunidade de bibliotecas para levantar questões comuns, revelar necessidades comuns e relatar as tendências que afetam a todos. Nós publicamos regularmente estudos aprofundados e pesquisas pontuais que examinam estas questões e ajudam os líderes de bibliotecas no planejamento futuro. Todos esses relatórios estão disponíveis on-line para uso pela membresia da OCLC e pela comunidade de bibliotecas em geral. Até junho de 2011, os relatórios de membresia da OCLC alcançaram a marca de mais de 150.000 downloads. Os relatórios incluem:

Normas

A OCLC tem uma longa tradição de trabalhar com (e liderar) atividades de regulamentação e consultoria no campo das bibliotecas. A equipe da OCLC atua no conselho de órgãos regulamentadores, auxilia em comitês, fornece suporte educativo e de sistemas e promove os valores e as prioridades das bibliotecas em todo o mundo. A equipe da OCLC se envolveu em mais de 70 órgãos normativos, realizando trabalho de banca e assessorando essas organizações em nome da comunidade de bibliotecas. Esses trabalhos incluem:

Iniciativa de Dublin sobre Metadados Básicos

Dublin CoreA DCMI tem suas raízes em Chicago, na 2ª Conferência Internacional da World Wide Web, outubro de 1994, onde uma conversa de saguão levou à realização de um workshop conjunto entre NCSA e OCLC para discutir semântica de metadados em Dublin, Ohio. Em março de 1995, a OCLC e o National Center for Supercomputing Applications realizaram o primeiro workshop da Iniciativa de Dublin sobre Metadados Básicos. Em 2001, a DCMI foi homologada como norma ISO. A OCLC forneceu material de apoio significativo à DCMI durante dez anos, e a DCMI fez a transição para se tornar uma organização independente em 2010. A equipe da OCLC continua participando ativamente do trabalho da DCMI.

RDF (Resource Description Framework)

A OCLC Research contribuiu com o trabalho original em RDF para o desenvolvimento da Web semântica.

PURL

Em 1996, a OCLC Research lançou o software PURL, um sistema de gerenciamento de endereços e nomes de Internet gratuito para qualquer uso. Em 2010, o GPO (Imprensa Oficial dos EUA) usava PURLz amplamente nos documentos do governo.

OpenURL

A OCLC fornece e mantém o Sistema de Referência de OpenURL—ANSI/NISO Z39.88-2004. Blue Ribbon Task Force sobre preservação e acesso digital sustentável. A equipe da OCLC co-chefiou a força-tarefa, que trabalhou com a National Science Foundation (NSF), a Andrew W. Mellon Foundation, a Biblioteca do Congresso, a National Archives and Records Administration, o Conselho de Recursos Bibliotecários e Informativos (CLIR) e o Joint Information Systems Committee do Reino Unido para abordar a questão da sustentabilidade econômica para a preservação digital e o acesso persistente.

Blue Ribbon Task Force sobre preservação e acesso digital sustentável

A equipe da OCLC co-chefiou a força-tarefa, que trabalhou com a National Science Foundation (NSF), a Andrew W. Mellon Foundation, a Biblioteca do Congresso, a National Archives and Records Administration, o Conselho de Recursos Bibliotecários e Informativos (CLIR) e o Joint Information Systems Committee do Reino Unido para abordar a questão da sustentabilidade econômica para a preservação digital e o acesso persistente.

KBART

A OCLC foi uma das primeiras organizações a endossar as recomendações da Fase I do KBART (Knowledge Bases And Related Tools) Working Group, uma iniciativa conjunta entre NISO e UKSG para explorar problemas de dados dentro da cadeia de fornecimento de OpenURL.

FAST

FASTEm 2001, a OCLC Research lançou o projeto FAST (Faceted Application of Subject Terminology) com a Biblioteca do Congresso, para desenvolver uma versão facetada dos Cabeçalhos de Assunto da Biblioteca do Congresso; um grupo consultivo da ALA foi formado logo depois. Em 2010, a OCLC Research aprimorou os registros FAST com coordenadas geográficas e a Biblioteca do Congresso usa os dados para aprimorar os registros de autoridade de nomes da Biblioteca do Congresso.

NACO

Em 2006, após a fusão com o RLG, a OCLC tornou-se o único utilitário bibliográfico que suporta NACO, o componente do programa de autoridade de nomes da contribuição do PCC. A OCLC fornece o nó usado com mais frequência para as contribuições de membros do NACO ao arquivo de autoridade de nomes da Biblioteca do Congresso (LC/NAF) e é um fornecedor essencial de infraestrutura básica para esse trabalho de cooperação internacional.

NISO

Diversos membros da equipe e administração da OCLC atuaram no conselho da NISO, onde os editores de conteúdo, bibliotecas e desenvolvedores de software colaboram em padrões mutuamente aceitos – soluções que aprimoram suas operações hoje e formam uma base para o futuro.

Z39.50

A equipe da OCLC está profundamente envolvida no desenvolvimento deste mecanismo que padroniza a comunicação entre sistemas de computação.