Latin America and Caribbean

Bibliotecários

LibrariansApoiar os bibliotecários em seu aprendizado e liderança é um foco importante das iniciativas comunitárias da OCLC. Desde eventos e publicações a espaços de discussão on-line, a OCLC fornece diversos recursos para bibliotecários, sejam eles membros ou não.

Serviços e recursos

Estatísticas globais de bibliotecas

A OCLC mantém e publica estatísticas sobre a comunidade global de bibliotecas, inclusive (quando disponíveis) dados sobre o número total de bibliotecas, bibliotecários, volumes, despesas e usuários para cada país e território do mundo.

WebJunction

On-line desde 2003, o WebJunction é uma comunidade de ensino on-line que trabalha em conjunto para assegurar que as equipes de todas as bibliotecas públicas tenha os recursos necessários para atender às necessidades das comunidades locais. Lançado também com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates, o WebJunction ajuda as equipes a ampliar suas habilidades profissionais, formando parcerias com bibliotecas estaduais para fornecer recursos e programas de treinamento econômicos para as equipes das bibliotecas em suas regiões. No ano passado, as equipes de bibliotecas participaram de mais de 20.000 cursos gratuitos ou programas patrocinados através do WebJunction.

Portal de Treinamento da OCLC

A OCLC trabalha com uma rede de parceiros de treinamento para fornecer oportunidades de ensino e treinamento em produtos e serviços da OCLC, além de tópicos importantes para a profissão. Muitos cursos são oferecidos gratuitamente.

Eventos

Distinguished Seminar Series Série de Seminários Notáveis da OCLC Research

Iniciada em 1978 para encorajar a troca de ideias através das barreiras do tempo, espaço e disciplinas. Desde então, mais de 100 palestrantes discutiram pesquisas recém-concluídas ou em estágios iniciais, outros tipos de atividades profissionais e áreas de interesse para a comunidade de bibliotecas e ciência da informação.

"Innovation Symposium" da OCLC/Library Journal

Seminário on-line semestral a partir de maio 2010, o "Innovation Symposium" apresenta tópicos e palestrantes relacionados à construção do futuro das bibliotecas e da biblioteconomia. Os dois primeiros tópicos cobertos foram a tecnologia móvel e a ética da inovação.

OCLC symposia Simpósios da OCLC

Apresentados duas vezes ao ano na Conferência Anual da ALA e na Conferência de Inverno da ALA. A OCLC reúne palestrantes de alto nível do universo das bibliotecas e de setores externos para discutir questões relevantes à profissão. Alguns dos últimos oradores principais incluem David Weinberger (autor de A nova desordem digital e O manifesto da economia digital ), Joseph A. Michelli, PhD (autor de A estratégia Starbucks ), Chris Anderson (editor-chefe da revista Wired ), Danah Boyd, Howard Rheingold e Siva Vaidhyanathan, além de dezenas de diretores de bibliotecas e profissionais do ramo.

Publicações

NextSpace

NextSpaceDisponível gratuitamente, a revista impressa NextSpace é publicada três vezes ao ano e distribuída a mais de 40 mil assinantes em todo o mundo. Cada edição traz uma matéria de capa que trata de um assunto relacionado ao futuro dos serviços de informação. Entrevistas com os mais diversos bibliotecários, autores, líderes em tecnologia e especialistas do setor combinam-se para fornecer perspectivas exclusivas sobre questões importantes.

OCLC Abstracts

Um boletim semanal gratuito por e-mail enviado a mais de 10 mil assinantes com informações sobre assuntos relacionados à OCLC e a questões do setor.

Regional eNews

Dois boletins regionais via e-mail (um para a região das Américas e outro para a Europa, Oriente Médio e África) fazem a cobertura das atividades dos membros e trazem artigos e notícias sobre a OCLC.

Crossroads

O boletim do WebJunction é uma publicação mensal por e-mail que contém artigos educacionais, além de atualizações sobre eventos e questões importantes para os assinantes do WebJunction.

Above the Fold

Um boletim eletrônico semanal que procura dirigir a atenção para itens de interesse externos ao universo normal da leitura em biblioteca. Esta publicação em série atende a um amplo público internacional de bibliotecas, arquivos e museus.

Mídias sociais

A OCLC apoia mais de 10 blogs que fornecem diversos tipos de informações e opiniões sobre eventos, atividades e tendências no campo das bibliotecas e informações. Os blogs da OCLC fazem uma análise contínua do cenário das bibliotecas e trazem uma grande variedade de pontos de vista, procurando notícias, ideias e outras informações de potencial interesse para a comunidade de bibliotecas. A OCLC também está sempre apoiando a presença oficial e não oficial de sua equipe em diversos canais importantes da mídia social, incluindo o Facebook e o Twitter (incluindo @worldcat e @oclc).

Bolsas de estudo e prêmios

Bolsa de Estudos para Minorias da OCLC/LITA em Tecnologia da Informação e de Biblioteca

Estabelecida em 1991, a bolsa de estudos anual é concedia pela OCLC em conjunto com a Library and Information Technology Association, uma divisão da American Library Association, no valor de 3.000 dólares. A bolsa de estudos incentiva a entrada de candidatos qualificados das minorias no campo de bibliotecas e automação.

Programa de bolsas de desenvolvimento para início de carreira do IFLA/OCLC de Jay Jordan

Patrocinado em conjunto pela American Theological Association (ATLA), a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e a OCLC, esse programa fornece desenvolvimento para início de carreira e educação contínua a profissionais de biblioteconomia e ciência da informação de países com economia em desenvolvimento.

Palestra em Ciência da Informação e Biblioteconomia OCLC/Frederick G. Kilgour

Subsidiado por uma doação especial da OCLC em homenagem ao Dr. Frederick G. Kilgour, o fundo promove uma palestra anual na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, reunindo acadêmicos e líderes de todas as partes do mundo para compartilhar ideias inovadoras e pesquisa avançada.

Prêmio CTCL Innovation Achievement

A OCLC patrocina este prêmio da Associação Canadense de Bibliotecas em reconhecimento da inovação em bibliotecas universitárias que contribuem para a biblioteconomia em universidades e o desenvolvimento de bibliotecas.

Prêmio CACUL for Innovation Achievement

A OCLC patrocina este prêmio da Associação Canadense de Bibliotecas em reconhecimento das bibliotecas acadêmicas que, através da inovação em programas/serviços contínuos ou de um evento/projeto especial, contribuíram para o avanço da biblioteconomia acadêmica e o desenvolvimento de bibliotecas.

Medalha Melvil Dewey da Associação Americana de Bibliotecas

Esta honraria reconhece a realização recente de liderança criativa da mais alta ordem, particularmente nos campos nos quais Melvil Dewey era mais engajado: administração de bibliotecas, treinamento, catalogação e classificação e as ferramentas e técnicas da biblioteconomia.

Prêmio John Ames Humphry/OCLC Forest Press para Biblioteconomia Internacional

Um prêmio de 1.000 dólares e um certificado concedido na Mesa-redonda de Recepção de Relações Internacionais da Conferência Anual da ALA, destinados a um bibliotecário ou pessoa que tenha feito contribuições significativas à biblioteconomia internacional.

Prêmio OLITA de Inovação Técnica

A OCLC patrocina este prêmio da Ontario Library Association, em reconhecimento do melhor exemplo de inovação tecnológica que beneficie os usuários, operações, parcerias ou liderança de bibliotecas.

Prêmio Virginia Boucher de Distinção ao Bibliotecário ILL

Este prêmio anual consiste em 2.000 dólares e uma menção honrosa. Ele reconhece profissionais de biblioteconomia que se destaquem pelo desempenho, liderança e contribuições ao empréstimo entre bibliotecas e o fornecimento de documentos através da publicação, nos dois anos que antecedem a premiação, de literatura profissional significativa, participação em associações profissionais e/ou abordagens inovadoras de trabalho em bibliotecas individuais.

Menção honrosa Margaret Mann

Uma bolsa de 2.000 dólares para a biblioteca escolar dos EUA ou Canadá escolhida pelo ganhador, para profissional de destaque na catalogação ou classificação seja através da publicação de literatura profissional significativa, da participação em associações profissionais de catalogação ou de contribuições valiosas ao trabalho em bibliotecas individuais.

Fundo Gary R. Houk para bolsas de estudo

Criada em memória do ex-vice-presidente da OCLC, Gary R. Houk, esta bolsa de 5.000 dólares é concedida a um estudante do distrito escolar da cidade de Dublin (Ohio) que pretenda estudar Tecnologia de Informação na Universidade Estadual de Ohio.

Prêmio Frederick G. Kilgour

A OCLC (Online Computer Library Center), Incorporated e a LITA (Library and Information Technology Association, Associação de Biblioteca e Tecnologia de Informação), uma divisão da American Library Association, patrocinam este prêmio anual para destacar pesquisas relevantes para o desenvolvimento de tecnologias de informação, especialmente trabalhos que mostram a promessa de um impacto positivo e substancial em qualquer aspecto da publicação, armazenagem, recuperação e disseminação de informações ou os processos pelos quais informações e dados são manipulados e gerenciados.