Latin America and Caribbean

Comunidade

CommunityA OCLC trabalha para promover as bibliotecas e divulgar os programas de bibliotecas. Essas atividades incluem trabalho com órgãos normativos e de classe, bem como com organizações que buscam promover a estrutura e os sistemas necessários para fortalecer as bibliotecas. Nós apoiamos os serviços e normas e fornecemos programas e materiais institucionais que aproximam o público dos materiais exclusivos que transformam as bibliotecas em centros de cultura e inovação tão importantes.

Parcerias

A OCLC trabalha com mais de 200 parceiros e organizações para apoiar nossa missão. Essas parcerias incluem trabalho com consórcios, editoras e até organizações de consumidores, para promover o uso e o apoio às bibliotecas. Alguns exemplos dessas parcerias e iniciativas incluem:

HathiTrust

HathiTrustUma parceria de importantes instituições de pesquisa e bibliotecas para assegurar que o registro cultural seja preservado e continue acessível em um futuro bem distante. O HathiTrust contém mais de 50 parceiros, e a membresia está aberta a instituições de todo o mundo. A OCLC trabalha com o HathiTrust para aumentar a visibilidade on-line e a acessibilidade dessas importantes coleções.

Reference Extract

Em 2008, subsidiada por uma doação da MacArthur Foundation e em colaboração com a Universidade de Syracuse e a Universidade de Washington, a OCLC participou do projeto "Reference Extract". O Reference Extract foi idealizado como um novo serviço da Web para ajudar os usuários a encontrar materiais relevantes e confiáveis. Os sistemas que usam o Reference Extract aumentarão a credibilidade usando a experiência e as avaliações de credibilidade de bibliotecários de todo o mundo.

OIX

Em 2010, a OCLC se associou à Open Identity Exchange (OIX), como membro fundador, para apoiar ecossistemas de confiança na internet. A OCLC faz parte da diretoria da OIX e apoiará a iniciativa da organização de desenvolver um modelo aberto de estrutura de confiança.

OAIster

OAIsterEm 2009, OCLC forneceu um novo lar para o banco de dados OAIster (atendendo à solicitação da Universidade de Michigan). O OAIster é um catálogo conjunto de aproximadamente 25 milhões de registros que representam recursos de acesso livre, construído através da captação em coleções de arquivos abertos usando o OAI-PMH (Protocolo da iniciativa de arquivos abertos para coleta de metadados). Atualmente, o OAIster inclui mais de 25 milhões de registros, que representam recursos digitais de mais de 1.100 contribuintes.

LOCKSS e CLOCKSS

Em 2006, a OCLC associou-se à aliança LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe), uma iniciativa da comunidade internacional que fornece às bibliotecas ferramentas de preservação digital e apoio para que possam reunir e preservar, com facilidade e baixo custo, suas próprias cópias de conteúdo eletrônico autorizado. Em 2007, a OCLC foi membro fundador da CLOCKSS (Controlled LOCKSS), uma joint-venture sem fins lucrativos entre as principais editoras acadêmicas e bibliotecas de pesquisa do mundo, cuja missão é construir um arquivo secreto sustentável e geograficamente distribuído para assegurar a sobrevivência a longo prazo de publicações acadêmicas baseadas na Web para beneficiar a comunidade de pesquisa global como um todo.

Institucional

Geek the Library program

Programa "Geek the Library"

Fundado com uma doação da Fundação Bill & Melinda Gates, o "Geek the Library" é uma campanha de conscientização comunitária com o intuito de divulgar a função vital e crescente da sua biblioteca pública e conscientizar sobre as questões críticas de orçamento enfrentadas por tantas bibliotecas públicas nos EUA.

Serviço comunitário e auxílio humanitário

Ao longo de sua história, a OCLC forneceu diversos recursos para apoiar as atividades de bibliotecas e comunidades em todo o mundo. Os membros e equipe da OCLC forneceram apoio material, financeiro e de sistemas a bibliotecas atingidas por catástrofes como o terremoto de 1989 na Califórnia e os furacões Katrina, Rita e Hugo.

A OCLC também ajudou o FBI a inventariar e determinar os proprietários de aproximadamente 20.000 livros raros que foram roubados de bibliotecas nos EUA e na Europa. Outros projetos de serviços incluem o projeto VOICE (Voter Online Information and Communication Exchange) de 1994, que demonstrou uma combinação prática da World Wide Web e software da OCLC para tornar as informações de educação de eleitores disponíveis e pesquisáveis, e o projeto "Bosnian National Library: Building a Virtual Collection" (Biblioteca Nacional da Bósnia: Construção de uma coleção virtual) após a destruição da Biblioteca Nacional e Universitária da Bósnia em 1992. Além disso, em 2010, a OCLC forneceu informações solicitadas pela Library Copyright Alliance para sua apresentação diante da Suprema Corte americana no caso Costco v. Omega. Estimamos que as bibliotecas norte-americanas tenham aproximadamente 200 milhões de livros publicados fora dos EUA (O'Neill)

Somos uma cooperativa mundial de bibliotecas mantida, administrada e de propriedade de nossos membros desde 1967. Nossa finalidade pública é uma declaração de compromisso mútuo — que vamos trabalhar juntos para melhorar o acesso às informações contidas em bibliotecas de todo o mundo, e encontrar formas de reduzir os custos para as bibliotecas por meio da colaboração. Saiba mais »