Latin America and Caribbean

Garota assinando a parede de Geek the Library

Amplificando as bibliotecas

Programa Amigo de Desenvolvimento para Início de Carreira IFLA/OCLC Jay Jordan

Logo da IFLA

Esse programa fornece desenvolvimento para início de carreira e educação continuada para profissionais da biblioteconomia e ciência da informação de países com economia em desenvolvimento. Patrocinado em conjunto pela IFLA (Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas) e pela OCLC.


Visão geral do programa

Até cinco pessoas são escolhidas todos os anos para participar desse intenso programa de bolsa de quatro semanas, na base da OCLC em Dublin, Ohio, EUA. O programa oferece aos bolsistas oportunidades para conhecer profissionais que lideram a área da informação e de explorar tópicos abrangendo tecnologia da informação, operações e gerenciamento de bibliotecas e biblioteconomia cooperativa global.

Os participantes visitam muitas bibliotecas, instituições de patrimônio cultural e organizações bibliotecárias. Os bolsistas também observam a estrutura de administração da OCLC em ação, ampliando sua visão para questões que afetam a cooperativa bibliográfica global. Os participantes fazem apresentações sobre seus países de origem e bibliotecas e discutem soluções concretas para os desafios com que as bibliotecas se defrontam atualmente.

Os participantes traduzem seu aprendizado e experiências em planos específicos de desenvolvimento profissional que orientam seu crescimento continuado, bem como suas contribuições pessoais às instituições e países de origem.

Diretrizes do programa

O Programa de bolsas de estudo é voltado para profissionais de Biblioteconomia e Ciência da Informação em início de carreira e provenientes de países em desenvolvimento. Serão contemplados candidatos provenientes dos países participantes, que tiverem formação superior em Biblioteconomia ou Ciência da Informação concluída nos últimos cinco anos e experiência profissional de três a oito anos em uma dessas áreas. Essas e outras qualificações encontram-se detalhadas nas Diretrizes do programa. Os candidatos interessados deverão ler as diretrizes (disponíveis nos formatos PDF e Word) e, caso satisfaçam aos requisitos, preencher e enviar o formulário de inscrição (também disponíveis nos formatos PDF e Word) no prazo especificado.

Oportunidades de patrocínio

As organizações que patrocinam o programa de bolsa de estudos estão buscando patrocínios adicionais de outras organizações interessadas. Informações adicionais sobre patrocínio podem ser obtidas com George Needham, vice-presidente dos Conselhos Global e Regional da OCLC.

Dúvidas gerais

Entre em contato com Nancy Lensenmayer, diretora do programa, Desenvolvimento educacional e profissional da OCLC.

Detalhes do programa de 2016

Prazo final para inscrição:
13 de fevereiro de 2015

Seleção:
março - julho de 2015

Anúncios:
Agosto de 2015

Datas do programa:
Abril a maio de 2016


Diretrizes do programa


Formulário de inscrição


Bolsistas da IFLA/OCLC de 2014

Veja uma apresentação de slides das atividades dos bolsistas de 2014.

Da esquerda para a direita:
Tharanga Dilruk Ranasinghe (Sri Lanka), Leonila Reyes (Filipinas), Franklin Flores Urrutia (El Salvador), Olufunmilayo Fati (Nigéria), Sonam Wangdi (Butão)

Bolsistas da IFLA/OCLC de 2014

"Foi uma oportunidade aprender com os colegas das mais diversas culturas que tive o privilegio de conhecer, suas dificuldades e limitações e também suas histórias de vitória e perseverança na promoção da igualdade social, através da ampliação do acesso à informação."

Janete EstevãoJanete Estevão
Participante de 2006
Brasil

"A bolsa de estudos me deu a oportunidade de aprender sobre o desenvolvimento de última geração no mundo da biblioteconomia e ciência da informação. Sempre que converso com meus ex-alunos que hoje trabalham em bibliotecas e arquivos de Ruanda, e olho para trás e vejo de onde viemos, fico extremamente grata. Foi por meio do Programa de bolsa de estudos Jay Jordan IFLA/OCLC que tivemos o ímpeto de trabalhar mais duro para salvar a herança de informações de Ruanda que estava à beira da destruição total."

Musa OlakaMusa Olaka
Participante de 2004
Ruanda