Seta para baixo

Um ano de avanços

Mensagem para nossos membros

Caros colegas,

Recentemente concluí meu primeiro ano como Presidente e CEO da OCLC. Tem sido um privilégio inestimável conhecer bibliotecários ao redor do mundo, trabalhar com novos colegas na OCLC e liderar essa organização formidável, enquanto planejamos nosso futuro juntos.

fpo-right-img fpo-right-img fpo-right-img

Esse tem sido um ano para escutar. E sua sinceridade, suas ideias e sua energia são verdadeiramente apreciadas.

Nossos membros se importam profundamente com a OCLC e sua paixão vem à tona a cada conversa. Vocês perceberão que muitas de suas ideias receberão destaque aqui, no nosso primeiro relatório anual, organizado em torno do tema "explorar, compartilhar, amplificar", que ressoou durante minhas viagens.

fpo-right-img fpo-right-img fpo-right-img fpo-right-img fpo-right-img

Juntos, realizamos o seguinte no último ano:

Exploramos as tendências que moldam o futuro. Suas ideias e depoimentos ajudam todos nós a planejar o futuro com confiança. A pesquisa durante esse ano ampliou nossa compreensão e serviu de base para nossas ações em áreas como aprendizagem e bibliotecas online, impressão compartilhada, engajamento com usuários de meios digitais e dados conectados.

Dados, trabalho e recursos compartilhados. Nossa história e nosso futuro são construídos com base no compartilhamento. Somos mais de 16.800 membros comprometidos, abrangendo bibliotecas de todos os tipos ao redor do mundo. Oferecemos novos fluxos de trabalho ao migrar mais de 9.000 bibliotecas-membros para uma infraestrutura em nuvem a fim de compartilhar recursos, ao mover o gerenciamento de bibliotecas para a nuvem e investindo continuamente com o objetivo de expandir os formatos e as coleções representadas no WorldCat.

Amplificação do impacto das bibliotecas. Por meio de parcerias que conectam as coleções das bibliotecas a serviços da web, mecanismos de busca e redes sociais, estamos, de novas maneiras, conectando mais bibliotecas a mais usuários. E por meio das parcerias com fundações, agências governamentais, associações e filantropia corporativa, auxiliamos mais bibliotecas a fornecer programas de saúde, educação e empregos para suas comunidades.

Investindo em um futuro compartilhado

Mesmo tendo uma história rica, permanecer no mesmo patamar não é uma opção. A inovação tecnológica está se acelerando. A educação e a aprendizagem estão sendo reformuladas em um ambiente em rede. O engajamento cívico e cultural está evoluíndo. E precisamos inovar e investir no futuro que compartilhamos com nossas bibliotecas membros.

A OCLC realizou grandes investimentos na infraestrutura em nuvem e em novos produtos e serviços nos últimos anos. Isso salienta uma diferença fundamental entre a OCLC e outras agências do nosso ramo. Não baseamos nosso desenvolvimento em capital de risco, que troca investimentos por participação no capital e influência na direção. Também não baseamos o desenvolvimento de produtos em concessões ou em outros financiamentos públicos diretos.

Nós financiamos todo o nosso trabalho de desenvolvimento por meio de nossas próprias operações. Assim, é vital que atuemos de forma sustentável e responsável. Essa é uma responsabilidade primordial com nossos membros, que assumo com muita seriedade.

fpo-right-img fpo-right-img fpo-right-img fpo-right-img fpo-right-img

Não temos objetivo maior que trabalhar pelos interesses das bibliotecas.

Nossa missão requer que sejamos financeiramente confiáveis para que possamos investir em atividades e serviços que façam com que a cooperativa se torne uma parte valiosa do seu futuro e que possamos continuar a agir em seu interesse.

Como uma cooperativa sem fins lucrativos, atuamos de acordo com uma filosofia de partilha de custos e de forma profissional. Isso significa que nos empenhamos para alcançar um lucro operacional, ao longo do tempo, que seja 24% superior a nossas despesas de operação. O nível de investimento nos últimos anos, junto com o aumento baixo ou moderado das taxas, significou que falhamos em alcançar o objetivo. De fato, tivemos um retorno negativo para nossas operações nos últimos cinco anos. E todos concordamos que esse não é um modelo sustentável. Felizmente, o mercado global de investimentos mais forte dos últimos anos tornou possível que a cooperativa tivesse capital para investir no futuro. Visto que cada vez mais produtos deslocam-se para os modelos em nuvem, antecipamos que o financiamento de nossos serviços atuais e novos estabelecerá os fundos operacionais necessários. A seção de finanças deste relatório fornece mais detalhes.

Em minhas viagens, percebi claramente que nem todos os membros compreendem nosso modelos de finaciamento ou nossa estrutura administrativa. Estou empenhado em torná-los mais simples e compreensíveis.

fpo-right-img fpo-right-img fpo-right-img fpo-right-img

A transformação continua

Iniciei o segundo ano na OCLC estimulado por nossa missão e pelo poder das bibliotecas. Demos muitos passos sérios juntos em 2014, mas ainda há muito a fazer. A transformação continua. Queremos acelerar ainda mais essa transformação nos próximos meses.

A rapidez, a prestação de contas e as realizações fundamentarão todos os aspectos de nosso trabalho em conjunto.

Continuaremos a investir um nível elevado de atenção nos investimentos em infraestrutura, serviços para o consumidor, desenvolvimento de produtos e atividades de pesquisa e para a comunidade neste ano. E já estamos explorando formas novas e ainda melhores de assegurar que nossa comunicação e estrutura facilitem seu engajamento com nossa equipe, o fornecimento de feedback para nossos serviços e seu planejamento para o futuro.

Por fim, quero agradecer a todos vocês que me acolheram durante meu primeiro ano como Presidente e CEO. Eu ouvi de vocês o que estamos fazendo bem e onde precisamos melhorar. Meu objetivo é trabalhar para vocês, nossos membros, e para nosso objetivo público, do alto de nossa posição exclusiva no sistema de bibliotecas. Sua opinião é muito importante para mim e ela será revertida em ações enquanto trabalhamos com os bibliotecários a fim de explorar, compartilhar e ampliar o trabalho deles.

Cordialmente,

Assinatura de Skip Prichard
Skip Prichard
Presidente e CEO da OCLC