Skip to page content

América Latina (Português) Alterar

O Conselho de Administração e o Conselho de Membros da OCLC devem formar o Conselho de Revisão de Criação e Administração de Dados Compartilhados

DUBLIN, Ohio, Estados Unidos 13 de janeiro de 2009 —O Conselho de Membros e o Conselho de Administração da OCLC formarão um Conselho de Revisão de Criação e Administração de Dados Compartilhados para representar a membresia e informar a OCLC sobre os princípios e práticas recomendadas de compartilhamento de dados da biblioteca. O grupo discutirá a Política de Uso e Transferência de Registros do WorldCat com a membresia da OCLC e a comunidade de bibliotecas.

A finalidade desse Conselho de Revisão é mobilizar a membresia e solicitar feedback e o levantamento de dúvidas antes que a nova política seja implementada. Para que haja tempo suficiente para o feedback e a discussão, a implementação da Política será adiada até o terceiro trimestre do ano de 2009.

Em novembro de 2008, a OCLC anunciou que foi implementada a nova Política para atualizar as Diretrizes para Uso e a Transferência de Registros Derivados da OCLC. Os objetivos da nova Política são modernizar o uso dos registros e as práticas de transferência para aplicação na web, estimular novos usos dos dados do WorldCat que beneficiam membros e esclarecer direitos e restrições do compartilhamento de dados. A Política tem a finalidade de estimular o uso inovador de registros compartilhados, protegendo o investimento feito pelos membros da OCLC no WorldCat e garantindo que o uso dos registros do WorldCat ofereça benefícios para a membresia.

"Ouvimos dúvidas e preocupações sobre a Política de Uso e Transferência de Registros do WorldCat revisada e chegamos à conclusão que as questões relativas à Política precisavam ser melhor analisadas e discutidas,” disse Larry Alford, Presidente do Conselho de Administração da OCLC e Diretor das Bibliotecas Universitárias da Temple University.

"Essa será uma maneira eficiente de reunir as recomendações e as opiniões do Conselho de Membros", disse a Presidente do Conselho de Membros, Loretta Parham, Diretora e CEO da Biblioteca Robert W. Woodruff do Atlanta University Center. "É de interesse da cooperativa manter um processo aberto e estimular o diálogo.”

Jennifer Younger, Diretora Edward H. Arnold das Bibliotecas Hesburgh Libraries, Universidade de Notre Dame, e delegada do Conselho de Membros da OCLC, presidirá o Conselho de Revisão. Os delegados do Conselho de Membros e outros líderes da comunidade de bibliotecas serão representados no Conselho de Revisão.

"É importante ouvir a membresia a respeito do investimento conjunto que a OCLC e os membros realizaram em dados da biblioteca da cooperativa, sistemas e serviços, além de usar o que aprendermos para fazer com que o investimento progrida", disse a Dra. Younger.

O Conselho de Revisão sobre Princípios de Criação e Administração de Dados Compartilhados:

  • Consultará os bibliotecários e representantes membros conforme o necessário.
  • Analisará relatórios, cartas e comentários, incluindo mensagens de blogs e listas de discussão da comunidade global de bibliotecas, com relação à Política revista.
  • Recomendarão princípios para a criação de dados compartilhados e alterações na Política de Uso e Transferência de Registros do WorldCat que, por sua vez, preservarão a comunidade relacionada à infraestrutura e aos serviços do WorldCat e fortalecerão as bibliotecas.

Karen Calhoun, Vice-presidente do OCLC WorldCat e de Serviços de Metadados, atuará como elemento de ligação entre o Conselho de Revisão e a OCLC.

O Conselho de Revisão considerará também outras fontes de revisão, como o recém-formado Grupo de Estudos ARL. O Conselho de Revisão transmitirá as informações ao Presidente do Conselho de Membros, ao Presidente do Conselho de Administração e ao Presidente e CEO da OCLC.

O Conselho de Revisão sobre Princípios de Criação e Administração de Dados Compartilhados está programado para se reunir no final de janeiro, a fim de desenvolver um plano de trabalho.  O Conselho de Revisão organizará o compartilhamento de informações e as sessões de feedback com os delegados do Conselho de Membros e outros eleitores, conforme determinado pelo Conselho de Revisão. Esse último conselho também fará um relatório preliminar que será apresentado ao Conselho de Membros durante a reunião de fevereiro.

Os delegados discutirão o relatório na reunião de maio do Conselho de Membros, e um relatório final está programado para apresentação ao Conselho de Administração da OCLC após a reunião de maio.

A implementação da Política foi estabelecida para fevereiro de 2009, mas ela estará sujeita a revisões posteriores por parte do Conselho de Administração e do Conselho de Membros no terceiro trimestre de 2009.

Sobre o Conselho de Membros
O Conselho de Membros, formado por 71 delegados, apoia a missão da OCLC, atuando como fórum de discussões e elo de comunicação entre bibliotecas-membro, redes regionais e outros parceiros, além da gerência da OCLC. Fornecendo um canal para recomendações e perguntas dos delegados do Conselho de Membros, aprovando mudanças no Código de regulamentações e elegendo seis membros do Conselho de Administração, o Conselho de Membros ajuda a definir a direção futura da OCLC.

Sobre a OCLC
Fundada em 1967 e com sede em Dublin, Ohio, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos de serviço de bibliotecas e de pesquisa que fornece catalogação, consulta, compartilhamento de recursos, conteúdo eletrônico, preservação e gerenciamento de bibliotecas com base em computadores e serviços de web para 69.000 bibliotecas em 112 países e territórios. A OCLC, junto com as bibliotecas membro no mundo todo, criou e mantém o WorldCat, o recurso on-line mais completo do mundo para encontrar materiais de bibliotecas. Para obter mais informações, visite www.oclc.org.

OCLC e WorldCat são marcas comerciais e/ou de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou de serviço de seus respectivos proprietários.

Para obter mais informações:

Bob Murphy
E murphyb@oclc.org
T +1-614-761-5136

Consulte também:

Conselho de Membros da OCLC


Share

Subscribe using your preferred RSS reader using AddThis